Tecnisawiki: a ferramenta de open innovation na Gestão do conhecimento da Tecnisa

A gestão do conhecimento das melhores práticas durante todo o processo construtivo das obras da Tecnisa não é algo recente. Como já relatado aqui no Blog da Tecnisa em 2006, a área de engenharia se preocupa em armazenar em seu repositório de conhecimentos, descritivos, fotos e apresentações das melhores práticas em diversas etapas construtivas que… Ver artigo

10 de agosto de 2009

tecnisa-wiki

A gestão do conhecimento das melhores práticas durante todo o processo construtivo das obras da Tecnisa não é algo recente. Como já relatado aqui no Blog da Tecnisa em 2006, a área de engenharia se preocupa em armazenar em seu repositório de conhecimentos, descritivos, fotos e apresentações das melhores práticas em diversas etapas construtivas que funciona como uma ferramenta de treinamento para novos engenheiros, estagiários, mestres e encarregados, além de uma base para a melhoria contínua.

Com um forte propósito justamente na melhoria contínua, a gestão e o repositório de conhecimentos da Tecnisa ganha agora uma plataforma wiki para facilitar a interação nos diversos conteúdos e principalmente, a troca de conhecimentos e a colaboração da equipe que vivencia o dia a dia da obra e da área de assistência técnica. Com uma interface de fácil interação e amigável, que é o propósito da linguagem wiki, o Tecnisawiki tem a função de ser uma ferramenta interna de open innovation, onde essa equipe pode interagir, discutir idéias e propor novas soluções, que são analisadas pela área de desenvolvimento tecnológico, sempre num ambiente de diálogo.

A Tecnisa é uma empresa que, sabidamente, usa as novas tecnologias proporcionadas pelo surgimento da internet. Recentemente utilizou o conceito de inovação aberta, open innovation, no projeto de arquitetura inclusiva Projetando com Consciência Gerontológica, onde a empresa abriu a oportunidade de sugestões externas relacionadas a este tema para o futuro lançamento na Rua Araribá, no bairro da Água Rasa em São Paulo.