Tecnisa assume compromisso com WWF para uso de Madeira 100% Legal

Em 2010, a Tecnisa assumiu um compromisso formal junto à ONG WWF Brasil. A companhia aderiu ao programa Madeira 100% Legal, iniciativa que prevê a aquisição de produtos florestais com a certificação internacional FSC (Forest Stewardship Council). O compromisso pioneiro, garante a rastreabilidade da cadeia de custódia da madeira em todas as suas etapas e… Ver artigo

4 de março de 2011

Em 2010, a Tecnisa assumiu um compromisso formal junto à ONG WWF Brasil. A companhia aderiu ao programa Madeira 100% Legal, iniciativa que prevê a aquisição de produtos florestais com a certificação internacional FSC (Forest Stewardship Council). O compromisso pioneiro, garante a rastreabilidade da cadeia de custódia da madeira em todas as suas etapas e vai ao encontro das premissas do Código Florestal Brasileiro.

Durante o processo de homologação, o WWF Brasil avaliou o status ambiental da empresa, baseando-se em relatórios detalhados de consumo e uso de insumos provindos da floresta Amazônica e do Cerrado brasileiro. A Tecnisa também apresentou dados referentes às atividades em obra que são dependentes de madeira reflorestada, geralmente originária das regiões sudeste e sul do país.

A análise dos dados iniciais foi satisfatória e possibilitou o pedido de adesão da Tecnisa à Global Forest & Trade Network. A participação como membro pleno foi finalmente chancelada pelo WWF Brasil no segundo semestre de 2010. Dessa maneira, a Tecnisa assumiu oficialmente o compromisso de promover abertamente, o uso sustentável e racional dos recursos naturais de matas tropicais e de reflorestamento em todas as suas operações.

A empresa passa por auditorias semestrais realizadas por órgãos independentes e ligados ao FSC. Além disso, todas as subsidiárias da Tecnisa estão cadastradas no sistema on line do Ibama e têm suas trocas comerciais controladas em tempo real.

O projeto é coordenado por Jonas Gomes, da área de Suprimentos e teve suporte do Desenvolvimento Tecnológico, representado por Otávio Panzarini. Da ONG WWF, participa Estevão do Prado, responsável pelas ações em Manejo Florestal Empresarial.

Mais uma conquista pioneira e inovadora da Tecnisa!