Institucional

RELACIONAMENTO, PROCESSOS e RESULTADOS

O Relacionamento entre pessoas é a forma como elas se tratam e se comunicam. Quando os indivíduos se comunicam bem, diz-se que há um bom relacionamento entre as partes. Quando se tratam mal, há um mal relacionamento [Wikipedia.com]. Já Processo, em administração de empresas, é o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto [Wikipedia.com]. A princípio, relacionamento parece algo tão humano, e processo algo tão frio e rígido. Mas devo dizer que os dois conceitos estão hoje em dia cada vez mais próximos e necessariamente ligados na busca de valor. Nas empresas à s vezes ouvimos dizer que ninguém se comunica, que o relacionamento é ruim, que os processos são lentos... aí chega alguém e diz: “é necessário uma revisão dos processos considerando os aspectos estratégicos, estruturais, tecnológicos e comportamentais”. Não há nada de errado nisto. Uma revisão de processos à s vezes é fundamental e importante para o desenvolvimento dos negócios, mas muitas das vezes o que é necessário mesmo é simplesmente fazer com que as pessoas SE COMUNIQUEM MAIS. Para se comunicar mais podemos fazer várias coisas: enviar menos e-mails, falar pessoalmente, chegar no horário das reuniões, ouvir mais as pessoas, dar atenção ao que o outro fala, entre outros. Mas devo acrescentar algo ainda mais importante: ter Humildade Construtiva. Não a humildade que reduz o indivíduo, mas sim a que o faz ouvir, conciliar, entender que pode aprender e ensinar a cada dia, fazer com que as pessoas se comuniquem mais através das suas ações, reduzindo conflitos e más interpretações, e assim melhorando os processos, fazendo que as coisas andem mais rápido e que os resultados sejam atingidos de maneira consistente. Sempre tive excelentes resultados estimulando a humildade que melhora os processos. Quando se consegue criar um ambiente de trabalho assim, algo mágico acontece: construímos bons relacionamentos e os processos melhoram a ponto de trazer valor para todos: acionistas, funcionários e clientes. Daí que o próprio conceito mais moderno de Processos em administração de empresas é a sincronia entre insumos, atividades, infra-estrutura e referências necessárias para adicionar valores para o ser humano [Wikipedia.com]. Sincronia leva a comunicação, que leva a relacionamento, que leva a ser humano, que leva a melhoria de processos, que leva a valor. Marcus Daniel de Souza Machado