Rede social é a nova aposta da Tecnisa para relacionamento com o internauta e geração de negócios
Com o fortalecimento da internet 2.0 e as possibilidades de divulgação geradas pelas redes sociais e colaborativas, está na estratégia de comunicação deste ano da Tecnisa a ampliação de sua atuação neste meio. Para isso, a área de Internet da empresa criou uma nova função: o gerente de redes sociais. A principal atribuição do profissional é desbravar o universo digital, cuidar do posicionamento institucional da empresa em redes sociais, administrar o blog corporativo e encontrar novas oportunidades de negócios na web.
Alguns dos requisitos fundamentais deste novo profissional é ter criatividade e habilidade em avaliar tendências e resolver problemas no mundo digital. “O homem é um ser social e faz parte de sua natureza criar redes de convívio, sejam elas reais ou virtuais. Para atuar dentro destas redes o profissional deve estar atento não somente ao marketing ou às características da web, mas deve perceber também as relações humanas e entender de gente”, explica o publicitário e especialista em Marketing Roberto Loureiro, que responde pela nova função na Tecnisa.
Um exemplo da dedicação exclusiva ao meio digital do novo profissional foi perceber as potencialidades de participação da Tecnisa no Twitter. Desde setembro, a Tecnisa usa o sistema de micro-blog para enviar notícias para seus seguidores sempre que lança um empreendimento. “Nossos seguidores estão interessados em lançamentos e oportunidades na área da construção civil e acompanhar as estratégias web empregadas pela Tecnisa. O twitter permite uma comunicação rápida para um público que consentiu receber informações sobre a empresa. Outra vantagem é que conseguimos enviar links do flicker e do Youtube, aumentando as possibilidades de diálogo com quem desejar mais informações sobre o produto que estamos promovendo”, informa Roberto Loureiro.
Desde que lançou um site focado em e-commerce, há sete anos, a construtora vem comemorando o impacto positivo da presença online nos resultados de vendas. Hoje, este canal já representa mais de 1/4 das vendas totais da empresa. “Como o site é bastante vendedor, precisamos encontrar formas de incentivar a visitação. Não adianta fazer um anúncio em uma mídia impressa para remeter ao site. O segredo é aproveitar o tempo em que o internauta esta conectado para chamar a atenção sobre a Tecnisa. E nada melhor do que fazer isso dentro do próprio universo digital”, reforça Romeo Busarello, diretor de Marketing.
O Site corporativo, Yahoo Respostas, Flicker, Youtube, Google Maps, SlideShare, Wikipedia, Twitter e este Blog já fazem parte do universo onde a Tecnisa marca presença. Além disso, a empresa monitora constantemente as redes sociais, como a blogosfera, o Orkut, o Myspace e atualmente está criando sua estratégia de atuação no Facebook.
A postura de vanguarda da Tecnisa em relação às potencialidades da web faz a empresa ser bastante pró-ativa e, ao mesmo tempo, ousada no relacionamento com os internautas. A atitude corajosa da empresa é uma demonstração de sua constante evolução, auto-conhecimento, sinceridade com o consumidor, e confiança na qualidade de seus produtos. Tanto que este blog, o blog corporativo da Tecnisa, virou quase uma ferramenta de ouvidoria e todos os comentários com questionamentos são respondidos em até 48 horas.
Em 2009, o plano da empresa é estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes e possíveis clientes através da web. “Temos um grande arsenal de ferramentas disponíveis na internet que criam conexões e relacionamentos e que ainda são inexploradas pela Tecnisa, precisamos ser inovadores e criar negócios dentro de canais como Facebook, Youtube channel e até mesmo o tão popular Orkut”, completa Romeo Busarello.