Institucional

O Natal dos executivos

Tradicionalmente o mercado varejista nacional aguarda de forma ansiosa pelas datas sazonais, épocas onde há uma intensificação no consumo, impulsionadas por promoções. Dentro deste cenário o Natal tem uma representatividade bastante acentuada ? afinal são mais de R$ 60 bilhões injetados na economia provenientes do 13º salário, segundo dados do Dieese de 2007. ÿ incontestável o peso do Natal e do 13º. Porém, dentro do mercado de bens de alto valor agregado, produtos predominantemente consumidos pelas classes A e B, o ambiente é um pouco diferente: o Natal não é em dezembro, mas em abril. E a razão deste comportamento é bastante simples: com a estabilidade econômica e o aumento da valorização profissional qualificada, as empresas estão segurando seus talentos de todas as formas possíveis, aumentando a remuneração e, principalmente os benefícios. Financeiramente, um dos itens mais valorizados hoje em dia é o bônus salarial, vinculado ao desempenho corporativo e pessoal. Em alguns casos, o valor do bônus pode superar até 10 salários, que geralmente são recebidos pelos executivos em abril. A Tecnisa foi a primeira empresa nacional a identificar este comportamento em 2005 e, desde então, passou a incluir ações diferenciadas de marketing e comunicação para esta época do ano, voltada especialmente aos executivos. A proposta desta iniciativa é indicar os benfícios da compra de um imóvel utilizando o bônus salarial, afinal, na maioria das vezes o imóvel é o bem mais caro que uma pessoa adquire durante toda a vida e que precisa ser planejado. O esforço de comunicação contou com um intenso trabalho na Internet, como forma de ampliar e qualificar a mídia. Para se ter uma idéia, em apenas 20 dias a campanha impactou mais de 6 milhões de pessoas somente na web. Esta estratégia já vinha apresentando resultados bastante expressivos nos últimos anos e em 2008 não foi diferente, onde aproximadamente 30% das vendas realizadas nos primeiros quatro meses do ano foram realizadas por pessoas que utilizaram predominantemente seus bônus para a compra de imóveis. ÿ o novo Natal dos executivos.