Institucional

45 anos da Tecnisa: mirando no futuro

Quatro décadas e meia se passaram desde que a Tecnisa iniciou as suas operações.

Nesses 45 anos da Tecnisa, tivemos uma longa jornada de inovação, criatividade, muita resiliência e sonhos concretizados. Nossos e dos nossos clientes, porque construir o lar de alguém e buscar soluções para oferecer mais qualidade de vida é sonhar junto.

Essa proposta está marcada até mesmo no slogan Tecnisa, mais construtora por metro quadrado. “É mais qualidade na sua condição, é mais respeito ao seu cliente, ao seu vizinho, ao seu colaborador, mais pontualidade na entrega, um misto de coisas, é tudo”, explica Meyer Joseph Nigri, fundador da Tecnisa. 

45 anos da Tecnisa: maior construtora por m²

A inovação está no DNA da Tecnisa

A Tecnisa sempre chegou na frente, adotando rapidamente as novas tecnologias que surgem. Essa sempre foi a vontade do fundador, que se interessava por tudo que poderia facilitar a rotina da empresa e trazer novas soluções para os desafios de uma empresa da construção civil.

Assim, a Tecnisa foi pioneira na adoção do computador, do fax e dos anúncios na internet – inclusive em jornais impressos, convidando o público para visitar o site, o que ainda não era habitual.

Conheça os prêmios que a Tecnisa recebeu ao longos de seus 45 anos

Ousadia e coragem não faltaram, permitindo que fosse a primeira também a lançar um empreendimento imobiliário pela internet. Aliás, nos 45 anos da Tecnisa, a empresa revolucionou ao vender pela primeira vez um apartamento pelo Twitter e outro pelo Second Life.

Em 2014, já aceitava bitcoin como pagamento, quando poucos entendiam o que era criptomoeda. Era só chegar uma novidade promissora, que era logo abraçada pela Tecnisa.  

A revolução que a Tecnisa fez no mercado também incluiu a criação do corretor online, que agilizava a interação com o consumidor vendendo apartamentos pela internet. E, como a ideia sempre foi fazer o bem para todos, quem quisesse poderia copiar essas inovações, o que de fato aconteceu. 

Hoje, a empresa se dedica também às possibilidades do metaverso. Ele pode, por exemplo, viabilizar uma visita ao empreendimento, com um passeio detalhado pelo apartamento e áreas comuns, bem como a negociação entre comprador e corretor por meio de seus avatares. Tudo isso sem sair de casa.

O revolucionário conceito do Grand Space e do Rooftop

Inovação não se faz só com tecnologia – na verdade, depende muito é do insight que inicia o processo. Assim foi com a criação do Grand Space. Nigri percebeu, por volta de 1990, que os efeitos do Plano Collor criaram uma oportunidade. 

Enquanto o mercado entregava imóveis cada vez menores, ele descobriu que aumentar um apartamento em 10% implicava em uma elevação do custo de apenas 2% em um terreno nobre – um terreno barato tinha uma proporção ainda melhor.

Isso acontece porque esse aumento de área não representava elevação de custo com a estrutura fixa da obra, como elevadores e instalação hidráulica e elétrica (os aspectos mais caros), apenas em concreto. 

Esse raciocínio permitiu vender apartamentos amplos que, em vez de 50m², tinham 70m². Eles eram 40% maiores, mas apenas 10% mais caros. Era o preço mais barato da cidade por metro quadrado, porém com muito mais valor - uma verdadeira revolução, muito bem acolhida pelos clientes.

Hoje 99,9% das obras no Brasil são feitas no formato desenvolvido pela Tecnisa durante a década de 1990. 

Na mesma época, a Tecnisa inovou também ao criar o conceito de Rooftop, colocando a área de lazer nas coberturas dos condomínios, em vez do habitual posicionamento no piso térreo. Para fazer diferente, também passou a entregar as áreas comuns equipadas e decoradas, o que não acontecia até então.  

O IPO, um dia que entrou para a história

Tecnisa e a bolsa

O IPO (Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial, em português) é o processo de abertura de uma empresa na Bolsa de Valores.

Para qualquer companhia, é um grande momento, porque a partir dele, suas ações passam a ser listadas em Bolsa. Ou seja, a empresa passa a ter o capital aberto, permitindo a entrada de novos sócios a partir da aquisição de ações. Com o apoio destes investidores, é possível crescer ainda mais.

A Tecnisa estreou muito bem na Bolsa de Valores, com as maiores margens de lucro, o que fez com que a empresa tivesse um valor de mercado bem alto.

Assim, em 2007, a companhia captou R$791,3 milhões. Esse começo extraordinário é fruto da confiança que a empresa representa para seu cliente – afinal, trabalho, inteligência e honestidade não são negociáveis. 

Jardim das Perdizes, o sonho sustentável

O Parque Jardim das Perdizes é uma pérola no legado da Tecnisa para o povo paulistano. Localizado no Jardim das Perdizes, um bairro planejado, o parque totaliza 44 mil metros quadrados de área verde e mais de 2 mil árvores de 40 espécies diferentes, entre elas Pau-Brasil e mudas da Mata Atlântica.

Quem vive neste bairro conhece um novo patamar de moradia, cercado de natureza e de facilidades que tornam o cotidiano mais leve e aumentam a qualidade de vida. 

Parque Jardim das Perdizes - Tecnisa

O bairro Jardim das Perdizes

Morar neste bairro é concretizar o desejo de viver perto da natureza dentro do ambiente urbano. Sem abrir mão dessas duas coisas, o morador desfruta de uma infraestrutura de segurança e comodidades. 

De fato, a autossuficiência é um grande destaque, já que a necessidade de deslocamento para resolver as demandas do dia a dia é bem reduzida.

Das 28 torres, 25 são residenciais, uma comercial com salas, uma corporativa com lajes e um strip mall, com lojas e serviços. Um amplo espaço de coworking permite o trabalho remoto produtivo e tranquilo.

Quem vive lá ainda conta com espaço para bike sharing, uma estação equipada para compartilhamento de bicicletas, além de tomadas especiais para carros elétricos e híbridos. É inovação e sustentabilidade em casa para uma vida mais fácil. 

O Parque Jardim das Perdizes

Arborizado, seguro e muito bem equipado, o Parque Jardim das Perdizes é um espaço perfeito para as famílias e pessoas em busca de uma vida mais ativa. Localizado no Jardim das Perdizes, é o quinto maior de São Paulo. 

À disposição do público, diversas opções de lazer, como pista de cooper, ciclovia em asfalto drenante, playground, aparelhos de ginástica, bancos para descanso e leitura, mesas de jogos de xadrez e bebedouros para pets.

Qualidade de vida para a família no Jardim das Perdizes
Jardim das Perdizes, bairro planejado da Tecnisa

Em 2017, o parque recebeu o Selo de Acessibilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência como o primeiro parque público acessível da capital paulista, graças ao piso podotátil. Mais uma prova do compromisso da Tecnisa em promover qualidade de vida e inclusão social.

Outros detalhes sobre o parque são igualmente interessantes: esculturas de Tomie Ohtake, pavimentação 100% permeável, iluminação em LED e fiação totalmente subterrânea.   

Tecnisa, uma empresa formada por pessoas para pessoas

A Tecnisa é muito mais que empreendimentos de qualidade e alto padrão. É uma empresa preocupada com o bem-estar da sociedade, com a qualidade de vida de seus clientes e funcionários.

Por esse motivo, investe na educação de seus colaboradores com projetos como o Ler e Construir, um programa dedicado à alfabetização dos seus operários da construção civil.

No programa, a Tecnisa fornece não apenas as aulas, mas também o material didático e o lanche nos intervalos. Desde a sua implementação, o programa já formou mais de 200 pessoas no nível Fundamental, permitindo maior comprometimento do funcionário e mais produtividade.

Projeto Ler e Construir da Tecnisa

As salas de aulas criadas nos canteiros de obras são fonte de orgulho e satisfação, gerando um aprendizado que repercute também na vida pessoal dos envolvidos. 

Inclusão e responsabilidade social são pauta permanente durante os 45 anos da Tecnisa, afinal, foi a primeira empresa a assumir publicamente que o cliente LGBT era muito bem-vindo.

Preocupada em atender todos os clientes de forma inclusiva e apropriada, contratou um especialista para ensinar como lidar com esse público, fazendo-o se sentir valorizado e respeitado. 

Leia também: A Tecnisa é Great Place to Work! Confira os detalhes desta conquista

Para os próximos anos, o que esperamos é continuar ao lado das pessoas, compartilhando sonhos e entregando muita inovação, qualidade e beleza a um preço justo. A chave para o futuro é sempre cuidar das pessoas, sem abrir mão da tecnologia e da sustentabilidade.

O futuro é o nosso lar.