Tecnisa, uma empresa gay friendly
Olá, quem escreve para vocês é o jornalista Marcelo Bonfá, gay assumido e cliente da Tecnisa desde 2002. Depois de analisar todo o trabalho que eles vêm desenvolvendo, gostaria de dividir algumas opiniões com o pessoal do blog. E olha que eu sou bastante crítico e exigente com as empresas que me servem.
A Tecnisa é uma empresa admirada pelo público GLS por ter se posicionado como amiga dos gays e das lésbicas há mais de 3 anos. Foi a primeira e única construtora do Brasil a tomar essa atitude corajosa e uma das primeiras empresas do Brasil a assumir publicamente a posição gay friendly, preparando diversas campanhas de publicidade para esse público (vide peças ousadas abaixo), além de treinar toda a sua equipe para atender e receber bem os homossexuais.
Os homossexuais preferem comprar os apartamentos construídos por eles, ao invés, de procurar outras construtoras. Outro dia, conversando com um amigo e cliente homossexual da empresa, ele me disse: ?eles nos tratam como cidadãos de 1ª classe. Nunca vi nada igual. Finalmente uma empresa nos tirou da marginalidade. Estou feliz.? Os gays adotaram a Tecnisa e a construtora adotou os homossexuais. Um casamento perfeito e bem feito.
A Construtora também sacou que os homossexuais gostam de cozinha americana, banheira de hidromassagem, ducha higiênica em todos os banheiros, closet, acabamento de alto nível, espaço gourmet, academia, sauna e piscina com raia.
Romeo Busarello, diretor de marketing da construtora, heterossexual e pai dessa revolução na comunicação da empresa, também percebeu que era necessário criar o rock center: um espaço equipado com instrumentos musicais, sofás, mesas e banquinhos onde os moradores podem mostrar seu talento. Também partiu dele e de sua equipe a implantação do wellness center: com espaço para repouso com ofurô e salas separadas para massagem e yôga.
A Tecnisa está seguindo uma tendência mundial que começou em 1979.
No exterior, essas são as empresas que anunciam para todos os públicos, inclusive para os homossexuais. Você vai se impressionar. Acompanhe a lista: Chase Home Finance, American Airlines, IBM, Citigroup, Intercontinental, Amex, Visa, Jaguar, Land Rover, Volvo Volkswagen, Bridgestone, Puma, Armani, Calvin Klein, Dolce & Gabana, Nivea, Clinique, Gucci, Air France, Hyatt, Avis, Absolut, LG, HP, Diesel, Banana Republic, Shiseido Men, Boss, L'Oreal, Versace, Ray Ban, Calvin Klein, Lilly e Glaxo Smith Kleine, Olivia, Delta Air Lines, Washington Mutual, Nike, Shell, Hilton, Budweiser, Xerox, Labatt Bleue Dry e Air Canada.
Aqui no Brasil, ainda é muito pequeno o número de empresas que tomaram uma atitude gay friendly. As filiais não acompanharam as matrizes ainda, infelizmente. Algumas tiveram coragem e seguem o exemplo da construtora que começou essa revolução. Podemos citar: Vida Freedom (o primeiro seguro de vida para casais homossexuais do Brasil), a South African Airways (cia aérea que voa para Ásia, África e Austrália), o Mercure Grand Hotel São Paulo Ibirapuera (do Grupo Accor), a Camicado (timidamente), o Banco do Brasil (timidamente), o Flash Power (timidamente), a Nokia (timidamente) e mais algumas outras... O número ainda é muito pequeno e precisa crescer. Estamos em 2006. Acorda Brasil!
Para encerrar, quero dizer que tenho o maior orgulho de revelar para vocês todas essas informações. Tenho o maior prazer de indicar a Tecnisa para os meus amigos homossexuais.
Beijos e abraços, do Bonfá.
Clique aqui para conhecer a Tecnisa:
www.tecnisa.com.br