SP pode tornar obrigatório uso de energia solar
Segundo reportagem publicada na quarta-feira, 9, pela Folha de S. Paulo, o ?uso de energia solar para aquecer água pode virar lei em São Paulo.? O prefeito paulistano Gilberto Kassab enviou à Câmara Municipal um projeto que exige a instalação desse tipo de equipamento em novos empreendimentos, residenciais ou não.
Nas residências, segundo Eduardo Jorge (secretário municipal do Verde e Meio Ambiente), o sistema só será obrigatório se a casa ou apartamento tiver mais de três banheiros. Com até três banheiros, o aquecedor não será exigido, mas o projeto deverá prever a implantação do sistema no futuro. O tópico, no entanto, não está claro no projeto enviado à Câmara.
Já imóveis não-residenciais que usam muita água, como hotéis, móteis, academias de ginástica, hospitais, escolas e clínicas de estética, por exemplo, serão obrigados a instalar os aquecedores. De acordo com Teófilo Miguel de Souza, professor da Universidade Estadual Paulista de Guaratinguetá, o sistema que atende às necessidades de uma família de quatro pessoas custa entre R$ 600 e R$ 5 mil, dependendo da qualidade do material. Para acessar a matéria completa,
clique aqui (para assinantes UOL).