Entenda as diferenças entre Crowdsourcing e Open Innovation.

A Tecnisa vêm destacando-se  por seus cases em redes sociais e no meio disso muitos conceitos estão aparecendo em nossos canais de comunicação. Mas algumas pessoas têm dúvidas do que cada conceito significa. Por isso hoje iremos explicar as diferenças entre Crowdsourcing e Open Innovation. O crowdsourcing é um modelo de produção de conteúdo, seja… Ver artigo

17/11/2010

A Tecnisa vêm destacando-se  por seus cases em redes sociais e no meio disso muitos conceitos estão aparecendo em nossos canais de comunicação. Mas algumas pessoas têm dúvidas do que cada conceito significa.

Por isso hoje iremos explicar as diferenças entre Crowdsourcing e Open Innovation.

O crowdsourcing é um modelo de produção de conteúdo, seja ele qual for ( vídeo, textos, fotos, podcast etc… ) que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas  ou desenvolver novas tecnologias.

Popularmente falando pode ser aquele velho ditado: 2 ou mais cabeças pensam melhor do que apenas 1.
Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de pesquisa e de desenvolvimento dos projetos, diminuindo  custos,  além de criar uma relação direta e até uma ligação sentimental com os clientes. Os clientes  gostam de participar desde o início de um novo projeto.

Um excelente exemplo de Crowdsourcing é a Wikipédia. Um Wiki é uma coleção de páginas na web conectadas entre si, como qualquer outro site da internet. Porém, os sites do tipo wiki possuem o diferencial de que a totalidade ou a maior parte de suas páginas podem ser, além de visitadas, editadas e atualizadas por qualquer usuário a qualquer momento. Sendo este seu principal diferencial.

A ideia central por trás da inovação aberta é que num mundo com informações distribuídas, empresas não aplicam inteiramente a confiança de seus recursos em suas pesquisas, mas ao invés disso compram ou licenciam processos de inovação (como patentes) de outras empresas ou pessoas de fora da própria empresa, tornando o processo de inovação aberto, baseado na oportunidade e na ideia. A inovação aberta se refere assim a um fluxo aberto, no qual os recursos se movem facilmente na fronteira entre empresa, pessoas e mercado.

Sendo assim, Crowdsourcing é a produção de conteúdo ou solução de problemas onde todo indivíduo pode participar e Open Innovation diz respeito a informações sobre tecnologia/patentes  para melhoria de produtos.

Espero que tenha ficado claro para vocês. Dúvidas ou sugestões, deixem seus comentários.