Empresa avalia qualidade de vida em empreendimentos
A empresa paulistana Instituto Valor Ambiental (IVA) desenvolveu uma certificação que foca o bem-estar dos futuros moradores de um imóvel mesmo ainda não construído. O selo não foca apenas as questões de sustentabilidade, mas avalia a qualidade de vida do ocupante do imóvel. As informações são de matéria do jornal Folha de S.Paulo.
Questões como o uso racional de energia e a existência de espaços de lazer no condomínio fazem parte da avaliação. O diretor do IVA, Edson Ferreira, conta que a análise inclui entrevistas com projetistas e arquitetos, visita ao local da construção e levantamento de dados em órgãos públicos, como a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), e na prefeitura, quando é verificado, por exemplo, o tipo de zoneamento do local, o que pode informar o risco de ter um bar como vizinho.
A emissão do certificado leva de 30 a 45 dias, com o envolvimento de uma "equipe multidisciplinar de três ou quatro pessoas". Sua validade é de três anos, e ele classifica o imóvel como platina, ouro ou prata, segundo o nível de aprovação para cerca de 120 perguntas.
O certificado é acompanhado de um relatório detalhado sobre as condições avaliadas. Ele deve ser exigido pelo interessado no imóvel - que tem ainda a opção de sair, por conta própria, à caça dessas informações. Um prédio de Campinas (SP) foi o primeiro a ser qualificado, e outros dez estão em processo de avaliação, todos no interior do Estado de São Paulo. Para mais informações,
clique aqui.