Conheça 6 apps que ajudam na decoração

Quer decorar o seu espaço com mais segurança? Conheça alguns aplicativos que podem ajudar a poupar tempo e recursos.

13 de setembro de 2019

Há algum tempo resolvi sair da casa dos meus pais e começar a construir o meu próprio lar. Embora não seja o momento de investir em um projeto de arquitetura caro e rebuscado, acredito que a decoração do meu espaço é muito importante para tornar o dia a dia melhor. Por isso, pesquisei alguns aplicativos que ajudam na decoração. Quer saber quais são eles? Veja a seguir.

Pensar na decoração ficou muito mais fácil com a ajuda da tecnologia. Atualmente, há vários aplicativos que ajudam a encontrar inspirações e prever o resultado das mudanças que você planeja fazer no seu espaço. Alguns apps, por exemplo, simulam a aplicação de diferentes cores na parede, de tipos de pisos e até o uso de itens decorativos, como quadros.

Se você quer deixar a sua casa com a sua cara sem correr o risco de fazer escolhas erradas, ter prejuízos ou desperdícios, vale a pena baixar alguns aplicativos e fazer o teste. Neste artigo, conheça algumas opções de apps que ajudam na decoração. Boa leitura!

homem jovem sentado na cadeira em casa mexendo no celular
  1. Home Design 3D

O aplicativo Home Design 3D permite que você monte e decore uma casa virtualmente, de forma simples e rápida. Com imagem em 3D, ele permite o teste de objetos que fazem parte da construção do projeto, como portas e janelas, móveis e itens de decoração. 

A ideia é visualizar as diversas opções para montar um cômodo, experimentando objetos de diferentes formatos e cores antes de comprá-los e começar a decorar o ambiente. Você ainda pode compartilhar os seus projetos por meio do próprio aplicativo, por e-mail, Dropbox e OneDrive.
O Home Design 3D está disponível para os sistemas Android e iOS e também funciona em computadores Windows e macOS. 

Leia também 6 dicas para a hora da mudança.

2. Amikasa 3D Room Designer

Para quem não tem tanta habilidade para desenhar — mesmo que em um aplicativo — um espaço parecido com o que deseja decorar, o Amikasa 3D Room Designer é o app ideal. Ele utiliza a realidade virtual para mostrar, por meio da tela do celular, diferentes objetos nos cômodos da casa.

O usuário tira uma foto do cômodo e insere as medidas do espaço no aplicativo, que transforma a casa em 3D. Depois disso é possível brincar com as cores das paredes, com os tipos de piso e diferentes objetos, acompanhando todas as alterações em tempo real.

Além de oferecer um teste com aparência mais próxima da realidade, o app ainda facilita a busca por móveis e itens de decoração. Isso porque todos os objetos que o usuário pode testar pelo celular vêm de catálogos de lojas reais.

3. Magic Plan

O Magic Plan permite que o usuário use a realidade aumentada para criar plantas de apartamento profissionais. Assim, é possível ter uma noção mais apurada do espaço, mostrar para outras pessoas e planejar com mais segurança as alterações no ambiente.

Para usar o app é preciso enquadrar todos os cantos de cada cômodo com a câmera do celular. Com as imagens, o programa cria um modelo do espaço que pode ser enviado para outras pessoas pelo próprio aparelho. O aplicativo também está disponível para iOS e Android.

4. Houzz Interior Design Ideas

Nada melhor para quem quer mudar a decoração do que ter várias inspirações à mão, não é mesmo? O Houzz Interior Design Ideas reúne mais de 6 milhões de imagens de ambientes bem decorados, oferecendo uma grande variedade de ideias que podem ser comentadas e guardadas em uma lista de favoritos. 

Além das imagens, o aplicativo também oferece dicas de especialistas e tem filtros para ajudar o usuário a encontrar as melhores inspirações. Por exemplo, é possível procurar fotos de quartos, salas e cozinhas ou de acordo com os estilos que a pessoa mais gosta.

Você pode fazer o download do app para Android e iOS.

5. Coral Visualizer

O Coral Visualizer também utiliza a realidade aumentada para facilitar o planejamento de uma decoração. O app permite a simulação de cores variadas nas paredes de uma casa em tempo real, mas também pode mostrar a aplicação das cores em fotos ou vídeos feitos pelo usuário.

No aplicativo, há mais de 2 mil opções de cores para testar nas paredes e encontrar a tinta certa para o seu projeto de decoração. Além disso, também é possível compartilhar os testes pelas redes sociais, por e-mail ou mensagem, descobrir os nomes das cores de tinta que você escolher e saber onde encontrá-las. O app também está disponível para os sistemas Android e iOS.

6. Emolduras

Os quadros são uns dos itens de decoração mais utilizados. Há quadros de diversos tamanhos, com cores e desenhos muito variados, que podem ajudar a construir composições de muitos estilos. Se você quer investir em alguma dessas peças, o Emolduras é o aplicativo certo.

No app, você fotografa os quadros que pretende usar em sua decoração e pode combiná-los com tipos diferentes de molduras e com a parede em que as peças ficarão. Ao final, ainda é possível entrar em contato com a loja Everaldo Molduras e pedir um orçamento para a compra das molduras escolhidas. Download: Android iOS.

Uma boa decoração é fundamental para construir espaços agradáveis, adequados para relaxar e aproveitar bons momentos. Criar ambientes é uma tarefa que demanda planejamento, mas não precisa ser um bicho de sete cabeças, ainda mais com a ajuda de aparelhos eletrônicos. Neste artigo você conheceu alguns apps que ajudam na decoração.

Quer ver ainda mais dicas para organizar a sua casa? Leia Como montar o seu home office e trabalhar de casa.