Certidão digital reduz dificuldades na compra de imóvel
Reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo do último domingo, 15 de abril, trata da obtenção da certidão de registro de imóveis paulistanos através da internet, possível desde a semana passada através do site da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp).
O documento já estava disponível, mas apenas para consulta; a novidade, agora, é que a internet oferece a autenticação eletrônica, o que torna essa via passível de ser aceita para pedir financiamento, por exemplo. Isso evita parte dos deslocamentos que o interessado em adquirir um imóvel deve empreender, indo pessoalmente até as entidades envolvidas (bancos, cartórios etc).
Segundo o jornal, ?Quando a certidão digital é pedida, o cartório fornece ao solicitante um link no servidor da Arisp, onde ele deverá baixá-la em seu computador. A partir desse momento, poderá enviá-la por e-mail ou por CD, inclusive para o banco em que pretende se candidatar ao financiamento". Como o documento é pago apenas uma vez e pode ser impresso indefinidamente, o custo com cópias autenticadas pode cair bastante.
Entretanto, o jornal ressalta que a dificuldade em conseguir outros documentos ainda é grande. "A certidão de registro imobiliário é apenas um dos muitos documentos exigidos em uma transação imobiliária. Além disso, ninguém será obrigado a digitalizá-la", disse à Folha Carlos Fleury, 48, superintendente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
"O grande entrave à desburocratização é a infinidade de certidões necessárias ao negócio", diz. "Mas a certidão de registro digital é um primeiro passo importante.
Para acessar o site da Arisp,
clique aqui.