Casas ecológicas: sustentabilidade em alta

Veja algumas dicas de como ser amigo da natureza.

18 de julho de 2014

A sustentabilidade é, além de tendência, uma necessidade. Você pode abusar de elementos de madeira, tetos que captam energia solar e materiais descartáveis (como papel higiênico e sacos de lixo) biodegradáveis se quiser entrar na onda ecológica.

Além disso, existem algumas pequenas medidas que você pode tomar para deixar sua casa ecologicamente correta. Veja algumas dicas e seja amigo da natureza.

 

 1- “Pinga-pinga” da torneira. Ele pode gerar um desperdício de até 46 litros de água em um único dia. Acabe com esse vilão!

2- Passe roupas de uma única vez. Usar o ferro com mais aparelhos eletrônicos ligados, pode causar sobrecarga na rede elétrica.

3- Aproveite o lindo sol. E dê preferência pelas lâmpadas que consomem menos energia.

4- Mangueira não é vassoura. Ao invés de lavar sua calçada, varra. Se não tiver opção, reaproveite a água que já foi usada para  lavar as roupas. O mesmo vale para a lavagem do seu carro.

5- Boca aberta, torneira fechada. Escovar os dentes com a torneira aberta pode gastar até 25 litros de água. Se possível feche-a durante a escovação e só abra na hora de enxaguar a boca.

6- De olho no chuveiro. Um banho demorado pode gastar até 180 litros de água.

7- Vidro, papel, plástico e metal. Separe o lixo da sua casa e se possível mande para reciclagem.

8- Descarte de óleo de cozinha. Um litro de óleo pode poluir até 10.000 litros de água. Armazene em uma garrafa pet, doe ou venda. Ele pode ser utilizado na produção de sabão em pedra, detergente e biodiesel.

9- Geladeira consome energia. Às vezes temos o costume de abrir a geladeira para pensar. Evite fazer isso sem necessidade.

10- Leve a sua ecobag. Quando for ao mercado prefira as sacolas retornáveis.