Inovação

Blogueiros tornam-se novo meio de relacionamento corporativo

Seu trabalho? Descobrir blogueiros que podem ser chamados para trabalhos em empresas ou campanhas. "Seguramente a profissão de blogueiro corporativo está em alta. Há poucos profissionais formados e a demanda é elevada". Segundo Black, um blogueiro contratado em tempo integral pode ganhar, em média, R$ 5 mil. Mesmo com o avanço dos blogs, a verdade é que o mercado está assimilando a coqueluche. Cátia Lassalvia, consultora de mídias interativas, vai mais além: "As empresas começam a perceber que os blogs fazem barulho. Eles funcionam como multiplicadores". A primeira recomendação de Cátia para uma empresa que pretenda ingressar nesse universo é se perguntar por que utilizar um blog. "Muitas companhias, no entanto, não têm um planejamento para isso". "Precisa ficar claro que blog não é lugar para vender produto. é um espaço para relacionamento e construção de marca", reforça. É esse o caminho que a marca Close up segue. A marca de creme dental da Unilever mantém desde o ano passado o blog Eles 3, voltado ao público adolescente e cujos integrantes são selecionados entre internautas, muitos dos quais blogueiros. A cada três meses, três participantes são escolhidos para escrever sobre o que der na telha e interagir com os internautas. Os blogueiros ganham roupas, convites para baladas, passeios, restaurantes, salão de beleza. além de uma "ajuda de custo" no final do mês ( o valor não é revelado). "Somos livres para escrever sobre o que quisermos O importante é interagir com os outros internautas", diz. O depoimento de Luiza vai ao encontro da estratégia desenhada pela marca, que busca com o blog interagir com o público-alvo (jovens de 17 a 30 anos). "Em relação å versão antiga do nosso site, quando não tínhamos blog, a visitação média subiu 100%, alcançando 40 mil visitantes únicos por mês", diz Camilla Gravina, gerente de marketing de Close up. A Tecnisa, por sua vez, mantém com conteúdo voltado a relacionamento. Abastecido por alguns funcionários e um jornalista freelancer, o blog apresenta conteúdo sobre o setor imobiliário. "Essa ferramenta está em sintonia com uma estratégia de relacionamento da empresa", afirma o diretor de marketing da Tecnisa. Cristina Nogueira, presidente da Axialent, consultoria de recursos humanos, assina embaixo. "Se for usado, o blog corporativo deve fazer parte da estratégia de negócios da empresa".Especialista em cultura organizacional, a executiva alerta para alguns cuidados que as corporações devem tomar. Um deles é adotar um discurso no blog completamente diferente da prática cotidiana. "Do ponto de vista profissional, isso é muito ruim. Outro risco é a perda de foco e de produtividade", afirma. Por isso, diz Cristina, "o blog deve estar em sintonia com a estratégia de comunicação da empresa". C.M.