Quais os itens essenciais para uma casa inteligente?

A tecnologia deixou de ser algo distante e adentrou nosso lar. Hoje, ela facilita a rotina doméstica e gera conforto, além da praticidade de ter tudo conectado. Descubra quais os itens que não podem faltar em uma casa inteligente!

18 de março de 2021

Até pouco tempo atrás, ter internet em casa era sinônimo de luxo. Se fosse banda larga, então, era “ostentação pura”. 

Porém, esse cenário se transformou rapidamente, modificando a forma como as atividades do dia a dia são realizadas. E já que a forma de se locomover, de viajar e de fazer compras mudou, por que a rotina de uma casa continuaria igual? 

É nesse sentido que a casa inteligente vem ganhando espaço ao conectar utensílios e aplicar a inovação na rotina das famílias. Se você é do tipo que adora uma tendência, já passou da hora de ter uma casa inteligente! Confira os itens essenciais que a compõem e transforme seu lar. 

Afinal, o que é uma casa inteligente? 

O conceito de casa inteligente está diretamente ligado ao conhecido termo Internet das Coisas — ou simplesmente IoT.  

Dessa forma, uma casa inteligente é aquela onde a tecnologia é intrínseca aos ambientes. Nela,  os objetos desempenham funções além daquelas convencionais, garantindo recursos extras por meio da conexão à internet. 

A casa que é conectada conta com sistemas e equipamentos integrados, além de automação para o controle de tarefas. 

Quais os benefícios de ter uma casa inteligente? 

Sucesso entre o público mais jovem das grandes cidades, os benefícios de uma casa inteligente agradam qualquer faixa etária. Confira! 

Conforto 

Ter uma casa inteligente significa que um simples comando em seu smartphone é capaz de executar uma tarefa doméstica enquanto você está sentado no sofá ou até mesmo antes de chegar em casa. 

Esse nível de praticidade contribui para as rotinas mais agitadas e oferece conforto nos momentos de descanso e relaxamento em casa. 

Segurança 

segurança também é um ponto positivo das casas conectadas, que registram ações realizadas no local e permitem monitoramento mesmo à distância. Isso traz maior tranquilidade para quem passa períodos fora de casa no trabalho ou até mesmo viajando. 

Economia 

A contribuição com o meio ambiente também é um item essencial nas residências e a tecnologia é uma aliada nesse sentido. 

Uma casa conectada pode ser programada para evitar desperdícios e garantir o melhor uso de seus equipamentos, gerando economia doméstica enquanto contribui para um mundo mais sustentável

Quais itens essenciais para uma casa inteligente? 

Agora que você já sabe quais os benefícios de ter uma casa inteligente, que tal entender quais são os itens essenciais para conectar sua casa e aproveitar ao máximo o poder das novas tecnologias? Confira! 

Fechadura digital 

Se você é do tipo que sempre esquece a chave de casa ou acaba perdendo-a mais cedo ou mais tarde, o primeiro item que sua casa precisa é a fechadura digital. 

Além de facilitar a entrada e saída de todos os moradores, ela é bastante segura e pode ser programada para liberar o acesso tanto por senha quanto por impressão digital. 

Fora isso, o sistema de algumas dessas fechaduras permite que você estipule os horários em que determinadas pessoas podem acessar o apartamento, como no caso de liberar o acesso a funcionários e visitantes. 

Controle das luzes 

O sistema de controle de luzes garante que você possa apagar ou acender a luz sem ir até o interruptor, além de controlar a intensidade das luzes, deixando os ambientes adequados ao tipo de atividade realizada no momento.  

Além disso, é possível combater o desperdício no uso da energia elétrica, acionando sensores de movimento e confirmando se todas as luzes estão apagadas pelo aplicativo em seu celular.   

Aspirador de pó robô 

A praticidade de ter a casa sempre limpa sem esforço é um sonho que, até algum tempo atrás, só era possível nos filmes. 

Os robôs que aspiram a casa funcionam com bateria e percorrem os cômodos retirando o pó das superfícies, trazendo mais praticidade à rotina de quem tem a agenda cheia e quer aproveitar os momentos de folga para descansar e curtir a vida, sem perder muito tempo com as tarefas domésticas. 

Geladeira conectada 

As geladeiras deixaram de ser apenas mais um eletrodoméstico na cozinha e passaram a ter um papel bem mais abrangente no conceito da casa inteligente. 

Além de ter um design que contribui para a decoração do espaço, elas permitem o controle de temperatura via celular e até contribuem com a alimentação da família! 

Alguns modelos contam com um tablet acoplado em sua interface, permitindo que os compromissos sejam agendados ali, consultar receitas e ver o que tem dentro da geladeira sem precisar abrir a porta, já que existem câmeras internas nas versões mais recentes lançadas no Brasil. 

Smart Speaker 

Os smart speakers são aqueles aparelhos que respondem aos comandos por voz. Eles servem como agregadores de todas as tecnologias da casa, sendo possível conectá-lo ao sistema de luzes e climatização, por exemplo. 

Além disso, a inteligência artificial desses aparelhos facilita outras atividades cotidianas, como colocar uma música para tocar, saber a previsão do tempo e até fazer uma pesquisa sobre qualquer assunto nos principais mecanismos de busca da internet.  

Como vimos ao longo do texto, a casa inteligente já é uma realidade e você pode implementar essas tecnologias com facilidade em seu lar! 

Melhor do que ter uma casa conectada é morar em um empreendimento que ofereça o que há de mais inovador em sua estrutura. Conheça o Highlights, breve lançamento da Tecnisa no Campo Belo, e descubra como é viver em um lugar que te conecta a todas as possibilidades! 

Para ficar por dentro desse lançamento e ainda conferir nossos conteúdos exclusivos, siga a Tecnisa nas redes sociais e não perca os próximos artigos. Estamos no Facebook Instagram