A importância de morar em um empreendimento que promova saúde e bem-estar

Cuidar da saúde nunca foi tão importante quanto agora. O “novo normal” trouxe desafios que mudaram a forma como muitas pessoas olham para a sua saúde.

8 de junho de 2021

Nesse cenário, nossa casa passou a ter um papel de destaque, já que ela se tornou mais do que o lugar onde moramos com a família, transformando-se também em escritório, academia, sala de cinema etc.

Indo de encontro a esse momento, a Tecnisa, sempre preocupada com a excelência e total satisfação de seus clientes, tem o prazer de anunciar que é possui o primeiro empreendimento residencial da América Latina reconhecido com a certificação Fitwel, que valida e reconhece empreendimentos que oferecem melhor integração com a vizinhança, impacto social, segurança e conforto.

Confira neste artigo mais detalhes sobre a importância de morar em um empreendimento que promova saúde e bem-estar. Boa leitura!

O que um empreendimento deve ter para promover saúde e bem-estar?

Até certo tempo atrás, havia um consenso de que morar em capitais era sinônimo de falta de qualidade de vida. Hoje em dia, esse cenário vem mudando, já que muitos empreendimentos de cidades como São Paulo passaram a promover uma infraestrutura focada em bem-estar e saúde. Confira o que não pode faltar em um desses empreendimentos.

Espaços verdes

Os espaços verdes em empreendimentos são um convite ao relaxamento e à introspecção, mas seus benefícios não param por aí.

Morar em um prédio com ambientes arborizados melhora a qualidade do ar, atenua o calor dos dias de verão, além de ser agradável para adultos, crianças e animais de estimação.

Alguns empreendimentos contam com bosques e jardins privativos para os moradores, além de mesclar os ambientes projetados — como academia e churrasqueira — com verde ao redor.

Atenuação de ruídos nas unidades

Um dos fatores que mais prejudica os momentos de descanso nos empreendimentos é a poluição sonora das grandes cidades.

Ruídos externos e internos tendem a ser um problema que dificulta o sono e as atividades que fazemos em casa e exigem silêncio — como estudar, assistir à televisão, meditar etc.

Nesse sentido, um empreendimento que visa o bem-estar e a saúde de seus moradores deve oferecer soluções para a melhoria acústica das unidades, oferecendo:

  • Janelas anti ruído;
  • Manta acústica no contrapiso;
  • Paredes bem revestidas;
  • Isolamento das tubulações de descarga.

Estrutura para combater o sedentarismo

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco que impactam a saúde física e mental. Infelizmente, ele acaba acometendo principalmente as pessoas que têm uma rotina corrida e atarefada, mas a boa notícia é que morar em um empreendimento que promova bem-estar e saúde contribui para uma vida mais ativa.

Isso porque esses empreendimentos contam com espaços para atividade física e equipamentos de ponta para exercícios mais completos, além de ter escadas planejadas para combater o sedentarismo e até bike parking para incentivar a utilização de transportes alternativos.

Incentivo a um estilo de vida saudável

Muitas escolhas em nosso dia a dia contribuem para uma vida saudável e a alimentação é um fator decisivo para tal.

Dentre as inovações dos empreendimentos com foco em bem-estar e saúde estão os honest markets: um espaço autônomo para que moradores comprem alimentos e bebidas saudáveis sem precisar sair do condomínio.

Esses mini mercados contribuem para manter a alimentação saudável mesmo naqueles dias em que não há comida feita em casa, evitando que as refeições sejam substituídas por alimentos ultraprocessados.

Quais os benefícios de um empreendimento focado em bem-estar?

Conforto

Dentre os inúmeros benefícios à saúde, os empreendimentos focados em bem-estar têm o conforto e a comodidade como um excelente atrativo. Isso porque sua infraestrutura é construída com o objetivo de descomplicar a vida de seus moradores, reunindo no próprio condomínio os serviços e espaços que ele precisa para cuidar da sua qualidade de vida.

Estímulo à criatividade

A construção de espaços interativos, salas de jogos e playgrounds são atrativos que contribuem para que crianças, jovens e adultos estimulem sua criatividade.

Os empreendimentos com foco em bem-estar incentivam a prática de atividades lúdicas e coletivas, visando a troca de experiências como forma de enriquecimento intelectual.

Convivência social

Embora os espaços privativos sejam silenciosos e reservados, pensar em bem-estar e saúde também envolve a convivência social.

É por isso que esse tipo de empreendimento normalmente oferece churrasqueira, salão de festas, quadra poliesportiva, brinquedoteca e espaços que promovem a interação entre os moradores.

Como saber se um empreendimento realmente promove saúde e bem-estar?

Para que você saiba se um empreendimento realmente promove saúde e bem-estar na prática, basta analisar os itens mencionados neste texto. Porém, se mesmo assim você ainda tem dúvidas se o condomínio de fato cumpre aquilo que promete, uma boa solução é procurar por empreendimentos certificados por terceiros.

Nesse sentido, a certificação Fitwel — sistema internacional criado pelo Center of Active Design nos Estados Unidos — valida e reconhece empreendimentos que oferecem melhor integração com a vizinhança, impacto social, segurança e conforto.

E você sabia que já é possível morar em um projeto imobiliário certificado pela Fitwel no Brasil? O Auguri Mooca, mais novo lançamento da Tecnisa em São Paulo, é o primeiro empreendimento residencial da América Latina a receber a certificação, unindo plantas de alto padrão com o que há de mais moderno em relação aos espaços de convívio social.

Ficou interessado em saber como um empreendimento com certificação Fitwel pode mudar a sua vida? Conheça o Auguri Mooca e descubra!