Sabia que é possível usar puffs na casa toda? Confira dicas inspiradoras e arrase.

Puffs são peças incríveis e que podem estar em destaque nas decorações. Surpreendem pela versatilidade, podendo serem usadas na casa toda.

23 de setembro de 2019

Puffs já são velhos conhecidos daqueles que apreciam o assunto ‘decoração de interiores’. São peças de design bastante simples, mas que podem aparentar serem também bem luxuosas. Tudo vai depender de como forem ser utilizadas nos ambientes. O fato é que puffs podem ser usados em vários pontos da casa e ganharem mil e uma utilidades.

Imagine chegar a casa depois de um longo e cansativo dia de trabalho e poder descansar o corpo em uma poltrona confortável. Mas daí bate aquela vontade de esticar as pernas. Eis a solução: apoiar os pés em um puff. Que delícia, não é mesmo? Agora pense: onde mais ficaria lindo ter puffs no lar? 

E que modelo escolher para combinar com a decoração? Veja as respostas para estas perguntas no texto a seguir.

Qual o real papel dos puffs nas decorações de interiores?

Puffs são peças muito bonitas, que possuem importância tanto decorativa quanto funcional. Eles são versáteis e ecléticos. Podem deixar os cenários mais leves e descontraídos. 

Também a ajudar a complementar os conjuntos mobiliários elaborados para vários cômodos da casa – sala, quarto, lavabo, varanda e mais. Com a presença deles na decoração, certamente, sua casa ficará bem mais confortável e aconchegante.

Como e onde usar puffs dentro de casa?

Como dito antes, puffs são considerados coringas para o planejamento de interiores. Podem-se encontrar modelos deste tipo de móvel nas lojas em diversos tamanhos, formatos, materiais, cores e estampas. 

Mas como escolher entre um e outro? Bem, tudo vai depender do espaço que se tem para colocar tal item dentro de casa; da função que será atribuída a ele; e do efeito que se quer obter com a decoração.

Puffs podem ser adaptados em layout de vários ambientes e serem usados de diversas maneiras. Eles podem ser peças de destaque ou complementares à decoração de interiores. 

Colocados em um ponto estratégico para fazer a recepção dos visitantes do imóvel; para acomodar mais convidados; para preencher uma área vazia; ou somente para acomodar os pés. Use a sua imaginação.

Hall de entrada

Pode-se usar um puff como um tipo de assento para quem quiser tirar ou trocar os sapatos ao chegar a casa. Os pares podem, inclusive, serem guardados no interior deste móvel – se o mesmo for também um pequeno baú. 

No hall de entrada – local de recepção -, tal móvel pode ser usado para apoio de bolsas, revistas e livros, ou somente como elemento decorativo – talvez sob um aparador, por exemplo.

Sala de estar e de jantar

Puffs podem muito bem fazer parte da decoração de uma sala de estar ou de jantar. O bom é que estas peças são capazes de otimizar os espaços, porque são pequenas, fazendo até estes ambientes parecerem mais amplos. 

Sendo em formatos simples – redondo, retangular e quadrado –, os puffs podem substituir mesinhas de centro, poltronas, sofás, cadeiras e mais.

Na sala de estar, é possível usar puffs para conformar espaços, como um canto de leitura – sobretudo ao lado de luminárias de piso. Tais móveis podem ficar com um visual até mais charmoso acompanhados de mantas e almofadas bem fofas. 

Sua função neste cômodo é oferecer opções de assentos para as visitas ou só ser uma peça de decoração – o mesmo que acontece geralmente com os seat gardens.

Se faltar uma cadeira na sala de jantar ou em frente ao balcão que divide a área com a cozinha integrada, pode-se usar puffs no lugar. 

A opção ‘puff chaise’ muitas vezes é vendida justamente para fazer conjunto com os estofados. E ela é pra lá de perfeitas quando a ideia é receber bem os amigos para uma refeição uma sessão de cinema em casa.

Marel – Grupo Factory |  A1 Arquitetura
Kali Arquitetura

Quartos

Dentro dos quartos os puffs podem servir como substitutos de recamiers frente às camas. Especialmente em decorações elaboradas para crianças, tais peças podem ser muito valiosas. 

Elas seriam úteis na organização de brinquedos e para dar suporte à zona da escrivaninha ou da mesinha de pinturas. No mercado, é possível encontrar modelos lúdicos muito lindos, capazes de alegrar e deixar mais divertido o cômodo.

Em quartos de adultos, os puffs podem aparecer frente às penteadeiras e sobre racks. Este tipo de móvel também pode ajudar a preencher um espaço vazio entre armários, a delimitar o espaço de um closet, ou a orientar a circulação entre guarda-roupas. 

Inclusive, se a peça for vazada em uma das laterais – como se fosse um nicho –, pode ser utilizada também como sapateira.

Tria Arquitetura

Varandas ou terraços

As opções de puffs para varandas ou terraços são ainda mais incríveis do que os modelos usados nos demais interiores das residências. 

A maioria deles apresenta um design artesanal, com cores vibrantes e acabamento impermeável – protegendo a peça da incidência do sol e da chuva. E eles podem ser colocados próximos à piscina, à área gourmet e a outros recantos montados em áreas abertas.

Karla Amaral arquitetura BSB Amaral

Quais os modelos de puffs que se pode encontrar no mercado?

Puffs podem ser comprados em lojas de móveis – físicas ou virtuais -, em lojas de artesanato e mais – e também é possível fazer o seu próprio puff no estilo ‘DIY’. Tais peças podem ser lisas e em cores neutras, lisas e coloridos, ou estampados. 

Devem ser estofadas pelo menos na parte de cima, no assento – do contrário seriam banquinhos. E sua estrutura pode ser de madeira, metal ou até mesmo de pneu.

Versões mais simples de puffs são revestidas em tecido de fibras sintéticas com enchimento. Já os mais caros são revestidos de tecidos de fibras naturais ou mesmo em couro animal, num visual mais rústico. 

Escolher entre um modelo ou outro para inserir na decoração de casa vai depender de vários fatores, como qual a finalidade que a peça receberá. O importante é combinar com o resto da decoração da casa.

Agora você já sabe que os puffs são móveis bonitos, práticos e versáteis. Então, é hora de escolher alguns deles para enriquecer os ambientes de sua casa.

Essas dicas de como usar puffs nos diferentes ambientes da casa foram criadas pela equipe Viva Decora.