Revestimento em adesivo: mude radicalmente o visual da casa

Quem não quer sofrer com reformas ou gastar com pinturas, pode personalizar os vários ambientes da casa usando adesivos. Vejas as opções!

13 de dezembro de 2018

Os interiores de uma casa podem ser decorados de diversas formas. Estão nesta lista também os móveis e ornamentos, assim como os revestimentos.

Adesivos, por exemplo, são uma solução mais em conta para quem quer mudar rapidamente o visual dos ambientes, deixando-os mais coloridos e divertidos – e o melhor, sem gastar muito. Não é a toa que essa moda tem ganhado cada vez mais adeptos!

ambiente com revestimento de mapa na parede

Lucia Tacla 

Um pouco mais sobre os adesivos para a decoração de interiores

Adesivos próprios para serem colados nas paredes, móveis e outras superfícies da casa já existem há algum tempo no mercado. Porém, nos últimos anos, eles têm evoluído mais, ganhando novas formas e modos de uso.

Eles podem ser encontrados nas lojas em diversas cores, estampas, texturas e tamanhos. Alguns em vinil e outros em PVC. Mas, todos com qualidade bem mais superior.

Qualquer adesivo, se usado de forma correta na decoração de interiores, pode gerar bons resultados visuais, dando as residências mais charme e um ar de modernidade. Mas, caso a pessoa prefira inovar, criando algo único em sua casa, pode também encomendar um modelo personalizado para o seu projeto – formando tipo um painel fotográfico. Assim, ela pode alcançar melhor o efeito desejado.

imagem de adesivo na parede do quartoIara Kilaris e Condecorar Arquitetura e Interiores

Agora, se ela optar por escolher um modelo pronto, terá uma gama muito maior de opções. Existem adesivos com estampas geométricas, abstratas e “pop art”. Também os com frases e ilustrações; os com formas de animais ou personagens de desenhos animados; e os que servem como painel lousa.

Mas aqueles que estão mais na moda são os que imitam azulejos ou o efeito de outros materiais, como cimento e tijolo.

cozinha com revestimento adesivoArk2 Arquitetura

As vantagens dos adesivos para a decoração de interiores

Hoje em dia, os adesivos podem ser empregados na decoração de todos os ambientes da casa, incluindo os banheiros e as cozinhas. Nesses locais, o uso de um material assim, para cobrir azulejos antigos ou paredes danificadas, evita a necessidade de quebra-quebra.

Quem mora em um imóvel alugado, por exemplo, se beneficia muito mais dessa solução, já que não seria autorizado fazer grandes reformas.

adesivo de cereja parede da dozinhaSueli Zapparolli 

Como pôde se perceber, os adesivos são um ótimo coringa da decoração; bastante duráveis, práticos e versáteis. Sua instalação é bastante rápida, fácil e sem sujeira – o mesmo vale para a retirada, que não danifica as superfícies no qual foram aplicados.  E, ainda, capazes de mudar drasticamente uma atmosfera em minutos.

revestimento adesivo de parede em banheiroAdriana Fontana 

As inúmeras possibilidades de decoração com adesivos

Os adesivos podem ser utilizados como cobertura de parede, de porta de entrada e de porta de guarda-roupas. Também como personalização para superfícies em vidro – tipo as folhas de box de banheiro – ou superfícies metálicas – como as de eletrodomésticos, principalmente geladeiras.

Mesmo aqueles itens velhos ou sem graça da decoração já existente na casa podem parecer novos com essa transformação.

imagem de paredes adesivadas em banheirosJuliana Pippi e Raduan Arquitetura

Se a peça adesivada não ficar exposta à umidade, calor ou luz excessiva, está tudo certo. Ela nem precisa combinar com as outras cores presentes no ambiente. Mas, para ter harmonia visual é preciso que a pessoa mantenha o bom senso.

Revestimento adesivo coloridoJuliana Pippi e Eliane Mesquita

Talvez seja o caso dela se limitar as cores neutras e linhas mais simples, evitando quaisquer erros. Afinal, imagens muito diferentes, chamativas e coloridas podem carregar a decoração.

cozinha e sala de jantar adesivadoGislene Lopes e Eduarda Corrêa

Outra questão que deve ser observada quanto aos adesivos é a sua proporção. O tamanho da figura precisa ser adequado ao ambiente ou o recanto que estiver sendo destacado pela respectiva peça. Assim sendo, sua relação com o espaço ficará equilibrada.

papel de parede com estampa de paisagemFlávia Portela

Cuidando de todos estes detalhes, fica mais fácil acertar na inserção de adesivos em propostas decorativas. Esse tipo de material pode ser visto nos projetos contemporâneos desde as cozinhas aos banheiros, quartos de adultos e infantis, em circulações, saletas de TV e mais.

Combina muito bem com cômodos mais descontraídos. E também pode oferecer um toque sofisticado ao conjunto decorado.

quarto infantil com revestimento adesivo estampadoLucia Tacla 

Concluindo, os adesivos podem ser aquilo que faltava para deixar sua casa mais bonita e charmosa!

Considere aplicar um modelo desses nos interiores! Você já viu como é possível transformar muitos espaços com esse material.

Agora é só escolher uma cor e a estampa e colocar as mãos à obra!

Estas dicas de decoração com revestimento adesivo foram criadas pela equipe Viva Decora.