Reforma de apartamento: 12 dicas para se planejar com sucesso

Orçamento, calendário, cuidados com as crianças e pets e mais dicas sobre reforma de apartamento para sobreviver à rotina de obras.

24 de abril de 2019

Amo meu apartamento mas nos últimos meses tenho pensado em mudar um pouco os ambientes e renovar os espaços. Mas a empolgação vem acompanhada da dor de cabeça quando lembro que reforma é sempre trabalhosa. Filhos, trabalho, cachorro… será que ainda cabe na rotina o trabalho de gerenciar uma obra? Dizem que se organizar direitinho dá certo, e foi isso que eu fiz! Por isso, vou compartilhar algumas dicas com quem está pensando em reformar:

Na hora de planejar uma reforma de apartamento, pode ser tentador pular para a fase divertida de escolher as novas cores de tinta para as paredes, móveis e acessórios, mas para que qualquer renovação corra bem, há várias coisas para pensar antes mesmo de começar.

Confira na lista abaixo o que você precisa planejar antes de iniciar uma reforma no seu apartamento:

Dicas para reforma de apartamento que vão facilitar a sua vida

1) Conheça o seu objetivo final

Antes de decidir o quanto de renovação você está disposto a fazer, é importante saber qual é o seu objetivo. Você está reformando para aumentar o valor de revenda ou pretende usufruir das melhorias porque ainda vai morar no imóvel por um bom tempo?

Considere a condição do seu bairro antes de começar, e saiba quais reformas de apartamento tem um bom retorno sobre o investimento, e quais serão consideradas excessivas para a região.

Ter um plano específico em vigor para o seu futuro te ajudará a decidir qual é a profundidade do seu projeto e fazer uma reforma que a deixará feliz.

2) Tenha um orçamento

Conhecer o seu orçamento (e cumpri-lo) é uma das partes mais importantes de um planejamento de reforma de apartamento. Lembre-se de reservar um fundo de emergência para quaisquer custos inesperados como a necessidade de ficar em um hotel por uma noite ou duas, comer fora ou ter que pagar um frete para entregar produtos emergenciais.

Desejar uma reforma completa é fácil mas talvez tudo o que você precisa sejam algumas atualizações mais econômicas que farão sua casa parecer mais valorizada. Faça sua pesquisa e planeje o orçamento familiar antes de quebrar as paredes.

3) Consulte o calendário

Se você deseja uma casa totalmente nova para um determinado evento ou feriado, programe a data de término e organize o máximo que puder com a equipe da obra. É importante considerar um possível atraso – eles costumam acontecer.

Uma dica é considerar algumas semanas a mais do último mês de reforma, para corrigir qualquer imprevisto e evitar frustrações.

4) Faça sua pesquisa

Aproveite o tempo para conversar com amigos, familiares e vizinhos sobre as reformas que eles já realizaram e os desafios que enfrentaram durante o processo.

Ter uma riqueza de informações de proprietários que estiveram em seu lugar pode ser inestimável no processo de planejamento e essa informação pode alterar seu plano final.

Confira também nosso post sobre os  mitos sobre reformas.

5) Conheça seus limites

Os DIYs (itens “faça você mesmo) são uma ótima maneira de economizar dinheiro, ter o prazer da realização, e envolver toda a família, mas eles podem se tornar desastrosos se você não souber o que está fazendo.

Pesquise quais tarefas você pode resolver com segurança, e quais devem ser tratadas com profissionais, como uma parede potencialmente portadora de fiação elétrica, amianto ou tinta à base de chumbo.

imagem com casal na escada pintando o apartamento

6) Peça referências

Qualquer bom empreiteiro não terá problemas em fornecer referências e cópias de autorização para serviços de construção civil antes do início de um trabalho.

Não confie apenas nos depoimentos de clientes, pesquise os clientes reais que podem fornecer uma opinião em primeira mão e responder a quaisquer perguntas que você possa ter.

Para qualquer projeto, peça para ver imagens de antes e depois de reformas de apartamento anteriores de outros clientes, o mais importante, confie em seu instinto e saiba quais perguntas fazer.

7) Limpe a área de reforma

Para tornar qualquer reforma de apartamento o mais simples possível, desmonte (se necessário), embale e mova qualquer item na zona de obra.

Para uma reforma total do imóvel, considere alugar um armário externo ou um pod de armazenamento para manter todos os seus pertences seguros e limpos durante o processo.

8) Considere sua rotina

Pode ser que você não se incomode de trabalhar ou fazer as atividades do dia a dia enquanto a reforma ocorre – ao mesmo tempo – na sua residência.

No entanto, se você contratou uma equipe para fazer qualquer parte do trabalho, certifique-se de deixar claro sua rotina diária e trabalhe com o contratado com horários de início e término que causem o mínimo de interrupção no dia a dia da sua família.

Afinal, ninguém quer encontrar pessoas estranhas em casa durante os rituais pessoais.

9) Estabeleça o controle da missão

Não há nada mais frustrante do que estar no meio de um trabalho e não conseguir encontrar a ferramenta de que precisa.

Antes de começar a reforma do seu apartamento, reserve uma área da sua casa para ser uma zona de controle de obra para manter todas as ferramentas, materiais, manuais e listas de verificação em um só lugar.

10) Proteja as crianças

Uma reforma de apartamento é uma maneira perfeita para envolver as crianças em alguns detalhes e pequenos trabalhos de decoração, mas para os muito pequenos pode ser perigoso também.

Certifique-se de instalar portas de segurança para crianças, tampas de segurança elétrica e guarde ferramentas afiadas fora do caminho dos pequenos curiosos, especialmente em horários de menor movimento, onde pode não haver supervisão adequada na área de obra.

11) Não esqueça os animais de estimação

O caos temporário de uma casa em reforma pode ser estressante, na melhor das hipóteses, para os ocupantes humanos da casa, quanto mais para os membros da família de quatro patas.

Ao fazer uma reforma de apartamento considere a segurança e os cuidados de seus animais de estimação, o que pode significar pedir a um membro da família ou amigo para cuidar do seu pet, enquanto a maior parte do trabalho está sendo feito.

Isto é especialmente importante porque as portas estarão frequentemente abertas para trazer ferramentas e materiais para dentro e para fora.

12) Obtenha permissões

Muitos proprietários consideram a obtenção de uma licença de construção como uma dor de cabeça desnecessária que pode retardar o processo de reforma do apartamento, mas as licenças são uma parte necessária do processo, o que pode voltar a assombrá-lo, se não a tiver obtido no começo.

Licenças de construção são necessárias para garantir que a reforma de apartamento atenda aos requisitos estruturais e de segurança.

Isso pode criar uma dor de cabeça muito grande com seus vizinhos e com o condomínio. É sempre aconselhável pensar no futuro e garantir que o processo de permissão seja seguido.

Gostou das dicas? Acesse o site da Tecnisa e conheça nossos empreendimentos em diversas cidades do Brasil.

Tem dúvidas no processo de compra de imóvel? Leia nosso Guia de Compras com todas as informações que você precisa, como tipos de financiamento, uso do FGTS, compra de imóvel na planta, documentações e muito mais.