Qual a melhor lareira
Com os dias frio, bate sempre uma vontade de ter uma lareira em casa. Mas, como ela não é muito usual em nossas rotinas, construções e decorações, surgem diversas dúvidas durante a sua escolha. Para facilitar este processo, trouxemos detalhes sobre cada um dos modelos para você escolher a lareira ideal para sua casa:
TRADICIONAL
A lareira a lenha é o único modelo com a qual é possível ter um ambiente acolhido pelo som e perfume da madeira queimando. No entanto, é importante ter em mente alguns pontos ao escolher este modelo: você precisará gerenciar o estoque de madeira, ele produz fumaça e cinzas; e aquece segundo o seu tamanho, ou seja, o tamanho deve ser diretamente proporcional à área a ser aquecida.
Além disso, a lareira tradicional requer construção e manutenção periódica para funcionar de maneira eficiente e segura.
ELÉTRICA
As lareiras elétricas possuem termostato, não precisam de tubos e chaminés e podem ser instaladas em qualquer local da casa onde há um tomada por perto: no espaço de uma lareira tradicional ou até acomodada dentro de um móvel antigo. Como nelas não há combustão, o efeito do fogo é dado por toras de cerâmica imitando troncos de madeira ou por imagens 3D.
A lareira elétrica tende a reduzir a humidade do ar, por isso é aconselhável incluir um recipiente com água no ambiente em que ela for ligada.
A GÁS
Para substituir a tradicional combustão a lenha, surgiram as lareiras a gás, que evitam o consumo da madeira e, consequentemente, eliminam a produção de cinzas e sujeira. No entanto, para elas serem instaladas, é preciso de ponto de energia elétrica e duto de gás encanado.
Lareiras a gás podem ser acionadas por controle remoto, por onde é possível regular a temperatura de forma constante e eficiente.
BIOETANOL
Esta opção não desliga se há queda de energia, não requer madeira e não produz cinzas; seu fogo é de verdade e, mesmo assim, é possível controlar sua temperatura. Uma outra vantagem é o fato destas lareiras serem “amigas do ambiente” pela utilização de uma fonte de energia renovável – o etanol (ou álcool).
Se optar por este tipo de lareira, somente tenha em mente que é preciso existir a troca de ar com outro ambiente ou através de uma janela.
E aí, já escolheu a sua?!