Valorize os ambientes com muita criatividade usando o Porcelanato Líquido

O porcelanato líquido é um tipo de piso que se tornou queridíssimo dos projetistas de interiores. Veja por que investir neste revestimento.

14 de julho de 2021

A modernidade tem trazido para nós algumas boas surpresas. A evolução da tecnologia de materiais empregados na construção civil está sempre modificando o design e a decoração de interiores. 

Mais recentemente os projetos passaram a contar com mais possibilidades de revestimento de paredes, pisos e bancadas. E mais do que nunca, a moda da superfície monoblocos ou monolítica está em alta.

Sabe o que querem dizer as coisas? Estamos nos referindo àquelas superfícies que não apresentam nenhuma emenda, como rejuntes. E isso é um verdadeiro alívio para as donas de casas; afinal, quanto menos hipóteses de acúmulo de sujeiras nos ambientes, melhor. Soluções como essas facilitam as tarefas de limpeza do imóvel, melhorando o conforto e garantindo mais proteção para os moradores.

E é claro que não podemos nos esquecer de que estas novas opções de revestimentos – como o porcelanato líquido – abrem um leque maior de resultados para as decorações. Sem dúvida, hoje os projetistas têm muito mais liberdade de criação e, por consequência, conseguem atingir resultados visuais  muito mais surpreendentes!

Revista Viva Decora

Por que o porcelanato líquido é considerado uma excelente opção de revestimento para pisos?

Seria preciso um texto maior para descrever as vantagens e as razões de utilizar o revestimento de piso de porcelanato líquido. Começamos com a  explicação dada ainda na introdução deste texto. 

Explicando melhor, com tal material é possível criar superfícies planas, lisas e brilhantes, com um visual super clean e fáceis de serem limpas. Por estas características, pode-se dizer ser uma boa solução para áreas comerciais e residenciais.

O visual dos pisos porcelanato é mesmo surpreendente; numa primeira olhada, confunde até especialistas em decoração, parecendo ser um porcelanato comum – por isto o nome. 

E, dependendo de como o porcelanato líquido é feito e aplicado nos locais, pode imitar até outros materiais, como cimento e pedra. Inclusive, é uma solução que combina com várias linhas de decoração. Digamos que os benefícios compensam mesmo.

Ideias Decor
ConstruindoDecor

Como é feita a aplicação e qual o resultado dos pisos de porcelanato líquido?

Olhando para as imagens deste texto você já pode ter imaginado bem a complexidade que é a criação de um piso de porcelanato líquido. 

Sim, de fato, o ideal é que algo assim seja feito por mão-de-obra especializada – pelo menos se você espera um resultado tão lindo quando dos exemplos de revistas de moda casa.

A etapa um exige que seja feita uma boa base de contrapiso, livre de sujeiras, trincas, rachaduras e desníveis. Porcelanato líquido pode ser aplicado sobre o piso existente? 

Pode. Mas, neste caso, se a coisa não for bem feita, corre-se o risco das marcações do rejunte aparecerem – algo não muito bonito de se ver, pode acreditar.

Já na etapa 2, é aplicado sobre o contrapiso a resina para a composição do piso. Uma curiosidade: agora, o profissional que realiza o serviço deve usar um sapato de garras altas, para não encostar o solado no chão, para não comprometer a execução do piso. 

Todo o processo é bem complicado e requer atenção. Mas, no fim das contas, o resultado é mesmo surpreendente.

Revista Viva Decora e Ideias Decor
Ideias Decor
Ideias Decor

Como criar efeitos visuais em três dimensões com porcelanato líquido?

Você sabia que o porcelanato líquido é um tipo de revestimento de piso considerado fantasia? É verdade. Isto porque a sua tecnologia permite que sejam feitos efeitos diferenciados sobre a superfícies. 

Vale lembrar que o piso de porcelanato líquido é constituído por finas camadas de resina líquida que pode ser pigmentada ou ser transparente.

No caso da pigmentação, são adicionadas às misturas cores diferentes para simular as texturas de outros materiais, como cimento e pedras. 

Outra possibilidade é trabalhar com uma massa em cor branca e aplicar por cima, de forma livre e abstrata, linhas e manchas em cores bem vivas e alegres. Mas o que os clientes mais admiram e se divertem com esta técnica é quando conseguem simular imagens ainda mais inesperadas.

Pode-se fazer, por exemplo, um trabalho especial de cobertura de piso com diferentes peças reaproveitadas ou recicladas cobertas com resina transparente. 

Ou, então, usar o mesmo tipo de resina para cobrir toda uma área revestida de adesivo vinil na estampa desejada. Neste caso, pode-se fazer um piso simulando o fundo de piscina, um gramado de jardim, areia da praia, e muito mais. Fica a cargo da sua imaginação.

Obviamente que estas soluções de piso de porcelanato líquido fantasia não são para qualquer tipo de projeto de decoração. Recomendamos que você utilize algo assim com bastante cautela. 

Celulares que podem receber tal cobertura de revestimento nos ambientes de áreas comerciais, áreas de escolas ou quartos de crianças em casa, além de cozinhas e salas de estar ou de jogos.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

Como você viu, as possibilidades são incríveis, experimente em sua casa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.