Poltronas: modelos que vão deixar sua sala incrível

Poltronas são consideradas como peças coringas para a decoração, pois podem deixar vários ambientes de casa mais bonitos e funcionais! Veja!

5 de fevereiro de 2020

No fim de um dia atribulado de trabalho, o corpo pesa e nada melhor do que poder chegar em casa e descansar em um assento confortável. Afinal, é para isto que foram criadas as poltronas

Estas peças são bastante estimadas pelos designers e arquitetos, sendo utilizadas em diversos momentos da história como modelos de ensaio para a criação de novos estilos.

De fato, as poltronas são bastante válidas para as ambientações de interiores. Inclusive, consideradas como coringas para solucionar muitos projetos, apresentando inúmeros benefícios, tanto de uso quanto de beleza. 

Não é à toa que elas eventualmente se tornaram destaque em muitas decorações.

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

O que são poltronas modernas, afinal?

De fato, as mentes mais brilhantes colaboraram com boas ideias que, muitas vezes, se tornaram belas soluções para residências. Poltronas – assim como cadeiras, camas, banquetas e outras peças mobiliárias – ajudaram a apresentar ao público novas tendências. Elas viravam o símbolo das melhores respostas que estes profissionais poderiam dar para o tal grande mercado, que precisa  de soluções cada vez mais eficazes.

Fernanda Fernandes Pereira Bazhu

Poltronas modernas são surpreendentes! Isto porque elas conseguem unir estética e funcionalidade como nada igual. Agora, nenhuma poltrona é só uma simples poltrona. Ela pode ser um verdadeiro refúgio de conforto para o corpo humano. 

Suas partes podem se expandir e se inclinar, deixando o usuário muito mais relaxado na posição que desejar. E ainda pode combinar com várias peças diferentes em um cenário bem decorado.

Rodrigo Maia

Poltronas modernas na decoração

As poltronas possivelmente encontradas à venda no mercado podem ser simples – fazendo conjunto com pufes e sofás – ou de design bastante arrojado. A maioria destes modelos apresenta um revestimento em cor neutra. 

O motivo disto é que, deste modo, é mais fácil combinar tal peça com qualquer decoração. Claro que também existem os modelos mais coloridos, que inevitavelmente torna-se destaque nas decorações.

Karen Pisacane
Deu Decor

Poltronas próprias para áreas de espera, como o hall de entrada de uma residência, podem apresentar uma estrutura mais firme, com menos deformidade. E, neste caso, o modelo ideal é aquele que apresenta traços simples, um encosto mais curto, apoio que vai até o centro das costas, e também apoio para os braços. Já para áreas de estar e de lazer, a poltrona certa é aquela que tem condições de deixar a pessoa o mais relaxada possível.

Vila 133 Arquitetura e Decoradoria Decoração Online
Juliana Abad

A poltrona própria para salas de visitas tem que ser aquela mais confortável. Seu design também pode ser ousado e divertido, provocando contrastes interessantes com outros móveis ao redor e, assim, tornando o cenário mais atrativo e dinâmico. 

Já para salas privativas e dormitórios, as poltronas sugeridas são outras – mais fofas ainda, com apoio para pescoço e pés e, talvez, com partes inclináveis ou retráteis.

Poltronas de traços clássicos combinam com ambientes de design tradicional. Já as peças modernas ficam bem em espaços retrôs. E as que seguem as últimas tendências de mercado com diversas composições contemporâneas. 

Destacando que adultos tendem a preferir poltronas de cores sóbrias, já às crianças gostam mais das poltronas coloridas e estampadas. Por isto é que existem tantos modelos de poltronas oferecidos no mercado!

Ana Cláudia Mendes Fontes

Poltronas como destaque na decoração

Poltronas são estofados pequenos. Por isto, podem ser utilizadas em diversos cantos da casa – da entrada do imóvel até o quarto. Elas podem fazer par com sofás e pufes, como dito antes. Também serem acompanhadas de aparadores e mesinhas auxiliares. E, deste modo, formar áreas bem interessantes dentro dos ambientes – como zonas de leitura e de relaxamento.

Então, como se pôde entender, as poltronas podem ser itens complementares de decoração, escolhidos especialmente para preencher espaços vazios. Neste caso, elas sempre seriam coadjuvantes em um cenário projetado. 

Mas claro que o designer ou o arquiteto de interiores pode prever o contrário, poltronas que fiquem em primeiro plano, em destaque nas decorações – chamando, de imediato, à atenção do observador.

Studio Novak

Agora, há jeitos melhores de deixar uma poltrona ou um conjunto de poltronas em destaque na decoração de um ambiente. 

Essas peças poderiam chamar a atenção das pessoas por causa da sua cor ou estampa, ou mesmo pela maneira como são posicionadas no layout do cômodo, pelo contraste que provocam, devido ao sentido para o qual estão voltadas e ainda porque contam com um ponto de luz que as colocam como protagonistas na cena.

Ficou claro para você como criar uma decoração incrível usando poltronas como destaque? Que tal experimentar em sua casa?

Estas dicas de decoração com poltronas foram criadas pela equipe Viva Decora.