Pintura de apartamento: dicas e inspirações para a sua casa

Está pensando em mudar o visual da sua casa? Veja ideias e se prepare para pintar suas paredes

10 de julho de 2019

Quando chegou a hora de mudar o visual da minha casa, resolvi pintar as paredes e criar novos ambientes. Porém, tive algumas dúvidas sobre quais seriam as melhores opções para os espaços que eu e minha família ocupamos diariamente. Durante o processo, encontrei algumas inspirações e dicas que vou compartilhar com você.

Cansou da sua decoração ou quer mudar o visual da sua casa? A pintura é uma ótima opção para renovar o espaço. Apesar de ser um processo simples e barato, ela oferece várias possibilidades para decorar o ambiente, já que as paredes podem mudar completamente a aparência de uma casa.

Moça escolhendo a cor para pintar o seu ap

Na hora de planejar a pintura, porém, muitas dúvidas podem aparecer. É ideal trocar as cores? Quais cores escolher? Usar texturas ou desenhos é uma boa opção? Para ajudar você a planejar o novo visual do seu espaço, este artigo apresentará algumas dicas e inspirações para pintura de apartamento. Vamos lá?

Como fazer pintura de apartamento

Antes de comprar as tintas e começar a pintar as suas paredes é importante que você estude o seu apartamento e pense na atmosfera que deseja construir — afinal, o planejamento é fundamental para que o seu projeto seja bem-sucedido. Veja a seguir algumas dicas para começar o processo.

• Estude o seu espaço

O primeiro passo para renovar o ambiente é conhecê-lo bem. Por isso, observe o espaço que você tem disponível, pense sobre as sensações que ele deve provocar e como será usado no dia a dia. Perceba como são as paredes, os móveis e itens de decoração que ficarão próximos e suas cores. Assim você terá mais facilidade para combinar a pintura com os objetos que já estão no cômodo.

Outros pontos que devem ser levados em consideração são a localização do imóvel e a iluminação. Isso por que as cores podem se alterar de acordo com a iluminação do ambiente. Então, um cômodo que recebe mais luz natural durante o dia e outro que é escuro a maior parte do tempo provavelmente serão planejados de formas diferentes.

Além disso, as lâmpadas também podem alterar as tonalidades. Lâmpadas amarelas intensificam cores mais quentes enquanto lâmpadas brancas são mais frias e, portanto, podem ter o efeito de clarear as cores.

• Escolha a área que será pintada

A definição da área que será pintada é importante não só para a decoração do espaço, mas também para o cálculo do material necessário. Pense se você deseja pintar todo o cômodo, apenas uma parede ou até meia parede. Essa decisão é fundamental para a escolha das cores e do estilo da pintura.

Para saber a quantidade de tinta necessária, meça a parede, multiplicando a distância na horizontal pela altura do chão ao teto. Também é preciso considerar o número de demãos, que variam de acordo com a cor da tinta e o estilo do cômodo.

Leia também: Use incríveis pendentes na decoração do seu quarto.

• Faça uma simulação da pintura

Tem medo de que a cor escolhida não combine com o espaço? Uma forma de visualizar o resultado final do seu projeto é fazer uma simulação da pintura. Há simuladores online e gratuitos em que o cliente pode usar uma foto do próprio apartamento e ir clicando nas tintas disponíveis para testá-las nas paredes.

Embora os sites e aplicativos disponíveis estejam cada vez melhores, as cores podem variar um pouco nas paredes da sua casa. Por isso, faça também um teste já com a tinta, pintando um pequeno pedaço da parede.

• Procure bons profissionais

É claro que com disposição você pode fazer a pintura do seu apartamento por conta própria. Porém, um pintor profissional fará um serviço com muito mais qualidade, além de poupar o seu tempo. Há técnicas de acabamento mais complicadas, que apenas profissionais especializados conseguem fazer, e tornam o seu ambiente único.

Pintor profissional pintando uma parede

Na hora de contratar a mão de obra, procure os melhores profissionais. Pesquise mais de uma opção, procure conhecer os trabalhos anteriores dos pintores, faça um orçamento detalhado e um contrato. Assim você poderá contar com um serviço de pintura de qualidade, terá menos preocupações e resultados melhores.

Inspirações para renovar o seu espaço

Além de estudar o apartamento, se planejar e procurar bons profissionais, é preciso ter certeza do que fazer em sua casa. Pesquisar referências pode ajudar bastante na escolha da sua pintura — elas trarão novas ideias e mostrarão combinações que podem funcionar em espaços parecidos com o seu. Veja algumas ideias e inspirações abaixo.

• Cores claras

Cores claras podem ser muito benéficas para apartamentos pequenos. Isso porque elas trazem a sensação de que o espaço é maior. Além disso, tons claros trazem a sensação de tranquilidade, ajudando a reduzir o estresse, e de ambiente limpo.

Outra vantagem de usar cores claras nas paredes é que a decoração fica muito mais fácil. Como as paredes são neutras, é possível combinar móveis de estilos e cores variados, além de dar maior destaque para itens decorativos. Você pode optar pela cor branca, tons de areia, gelo, camurça e off-white.

Veja algumas dicas para escolher as cadeiras para sala de jantar!

• Parede e piso da mesma cor

Outra dica para provocar a sensação de que o espaço é maior é usar a mesma cor nas paredes e no piso. A falta de separação de cores e texturas entre o chão e a parede cria uma sensação de amplidão. Para deixar o cômodo nesse estilo é muito importante não usar rodapés.

Nesse caso, você pode usar cores claras mas também pode optar por usar o mesmo revestimento em todo o ambiente. Um dos materiais mais usados para esse fim é a madeira, que deixa a casa mais elegante e aconchegante. 

Outra opção é subir apenas uma faixa com o revestimento do chão na parede, deixando o restante do espaço em outra cor. Essa alternativa aumenta bastante as possibilidades e pode dar um toque moderno ao cômodo.

• Pintura em meia parede

Quarto com pintura de cor coral

A técnica de pintar a parede até a sua metade é cada vez mais utilizada na decoração de interiores. Ela traz diversas possibilidades de cores e de altura da linha de corte. É possível deixar uma parte colorida e a outra branca, usar tons da mesma cor ou da mesma família, fazer a divisão da parede na horizontal, na vertical e na diagonal por exemplo.

Você ainda pode usar texturas em parte da parede e experimentar efeitos diferentes com a tinta. Para que o resultado seja positivo não deixe de escolher as cores certas, que vão combinar com os outros itens do espaço e ajudarão a construir a atmosfera que você deseja.

• Tom sobre tom

Para quem não quer usar apenas uma cor mas procura uma pintura que seja mais suave, uma alternativa é apostar na técnica tom sobre tom — uma mistura de diferentes cores que tenham a mesma tonalidade. Esse recurso ajuda a construir a sensação de continuidade, deixando o ambiente mais interessante e bonito, sem exagerar.

Você pode usar as cores para fazer listras, desenhos ou pintar paredes diferentes com cores diferentes. Por meio do tom sobre tom é possível ampliar o ambiente, deixá-lo mais aconchegante, divertido ou moderno. Use a criatividade!

• Acabamento de cimento queimado

Uma tendência que vem ganhando destaque na decoração é o acabamento que tem efeito de cimento queimado. Além de ser uma técnica barata ela é muito versátil, oferecendo várias possibilidades de cores e decoração.

O acabamento é feito com a aplicação de uma camada de massa sobre as paredes, dando um toque rústico ou industrial por ter aparência “manchada”. Além disso, ele traz mais resistência e durabilidade.

Quarto com pintura de cimento queimado

Inspirações sempre à mão com o Instagram

As possibilidades para pintar a parede são diversas, permitindo que os moradores criem ambientes personalizados de acordo com os seus estilos e gostos. Muitas vezes, a dificuldade é justamente escolher o estilo ideal, não é mesmo? Por isso, sempre busque referências na vida real, reunindo exemplos de espaços parecidos com os seus e que usem as técnicas que você pensa em usar. 

Uma forma de ter várias inspirações à mão é seguir perfis sobre decoração no Instagram. A rede é bastante visual, portanto ajuda a imaginação a encontrar mais possibilidades para a sua casa. Alguns perfis sobre o tema são: Casalegre, Brocos place e Apartamento 33.

Como você viu, a pintura de apartamento é uma forma de renovar a sua casa gastando pouco e em menos tempo. As alternativas são quase infinitas, permitindo o uso de várias cores, texturas, combinações, de vários desenhos e acabamentos — basta dar asas à imaginação. 

Quer saber mais sobre decoração e renovar os cômodos da sua casa? Leia o artigo Cozinha decorada para apartamentos pequenos.