Personal Gym

Estações
crossover – conjunto de aparelhos de musculação, que permitem a execução de diferentes exercícios, elípticos, bicicletas ergométricas e esteiras demandam alto investimento, e, geralmente, estão no topo da lista de itens a serem adquiridos para a concepção de espaços fitness. A boa notícia é que, apesar deles serem muito úteis, estes aparelhos não são fundamentais para montar uma academia em casa.
Como os objetivos de treino são muito individuais, os equipamentos que irão compor o espaço fitness podem variar bastante. Por isso, trouxemos uma lista de itens, indicando a utilidade e funcionalidade de cada um deles. Confira:
COLCHONETES
Estes são itens que, usualmente, não devem faltar em nenhuma academia. Colchonetes são úteis para quem deseja fazer sequências de exercícios hiit – que usualmente contemplam séries de abdominais - até para aqueles que passarão boa parte do tempo fazendo alongamento.
CANELEIRAS
Usualmente, as caneleiras são associadas à hipertrofia dos glúteos. No entanto, quando usadas em exercícios específicos, elas podem ajudar no fortalecimento de praticamente todos os membros inferiores.
HALTERES
Halteres ajudam no fortalecimento e na hipertrofia de diversos grupos musculares. As versões com peso fixo podem ser encontradas por valores mais acessíveis do que os dumbbells ajustáveis. Estes últimos, por terem pesos livres, são indicados para quem imagina ter uma evolução rápida nos treinos.
KETTLEBELL
Kettlebells - pesos com alça que lembram uma chaleira – são indicadas para quem deseja treinar resistência, força, flexibilidade, potência, coordenação e até concentração.
ELÁSTICOS DE RESISTÊNCIA
Baratos e fáceis de serem encontrados, os elásticos de resistências estimulam o fortalecimento de diversos grupos musculares e ainda são acessórios recorrentes de exercícios de pilates e alongamento.
MEDICINE BALL
Indicada para uso fitoterápico e aumento de massa muscular de membros inferiores e superiores, medicine balls são usadas para saltar, empurrar, puxar, girar e também em agachamentos.
BARRA
Perfeita para supino, agachamento, remada, pullover, extensão de tríceps, stiff, dentre muitos outros exercícios, a barra exige boa orientação espacial e equilíbrio.
TRX
Fita para execução de exercícios funcionais com o uso do peso do próprio corpo, a TRX trabalha por meio da suspensão tríceps, bíceps, glúteos, peitoral e quadríceps e pode também auxiliar na flexibilidade e função respiratória.
CORDA
Um dos exercícios aeróbicos mais completos, pular corda estimula o funcionamento cardiorrespiratório e desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e ainda ajuda na tonificação dos músculos dos membros inferiores.
Depois de escolher os equipamentos, vale também se atentar para alguns detalhes do espaço em si: uma boa iluminação, um pé direito alto e ventilação natural – como do espaço fitness do
Reserva Manacá do Jardim das Perdizes (foto), podem ajudar você a ter momentos mais agradáveis durante os treinos em casa!
*As informações deste post não substituem a importância do acompanhamento de um educador físico na preparação e execução dos exercícios.