Papelada organizada
É muito provável que um advogado seja o profissional que mais acumula papel ao longo da sua carreira. Mas não é preciso ter um na família para o acúmulo de papéis acontecer dentro de casa. Por isso, e também para celebrar o dia do advogado (11/agosto), trouxemos algumas dicas de como organizar a papelada ‘caseira’.
Uma das maneiras mais práticas para realizar tal tarefa, é seguir o método Eisenhower - nome dado à técnica de organização em homenagem ao ex-presidente norte-americano que a criou.
Apesar do nome pomposo, o método é bastante simples de ser aplicado. Confira:
Dentro de um cômodo da casa, divida o chão em quatro áreas:
eliminar, delegar, resolver e agir.
ELIMINAR
Reserve um saco ou uma caixa de papelão para recolher tudo o que for considerado supérfluo como bilhetes e cartões antigos, contas vencidas, papéis de rascunho utilizados, etc. Após recolher tudo, deposite a caixa ou saco na coleta seletiva.
DELEGAR
Depois de descartado o que não é mais necessário, separe os papéis relacionados a tarefas que outras pessoas - incluindo membros da família - devem executá-las.
Separe tudo por responsável pela tarefa, priorizando pelas datas a "vencer". Usar pastas em "L" etiquetadas com o nome da pessoa, pode ajudar a organizar esta área.
Assim que organizar, delegue as tarefas e, uma vez realizadas, leve a papelada correspondente à área "eliminar".
RESOLVER
Aqui, você coloca tudo aquilo que pode ser resolvido por você. Separe o que pode/deve ser resolvido naquele mesmo dia dos papéis relacionados a tarefas a serem cumpridas mais para frente.
Tudo que pode ser resolvido no mesmo dia da arrumação, sai desta área e é alocado em AGIR.
AGIR
Esta é a área da ação. Tente resolver tudo que está nela no mesmo dia. O que conseguir, deve ser direcionado à área “eliminar”. Já o que não conseguir finalizar, devolva à “resolver”.
Prontinho! Agora você já consegue arrumar a papelada de casa a tempo para comemorar o dia do advogado com tudo organizado! ;)