Papel de parede na decoração de banheiro? veja os resultado incríveis.

As tecnologias avançaram. Hoje já é possível usar papel de parede em áreas como banheiro. Veja quanto isso impacta na decoração do cômodo.

17 de setembro de 2019

Quem quer mudar o visual do banheiro, sem precisar de uma reforma complexa e dispendiosa, pode investir em papel de parede. No passado, nem se cogitava usar tal revestimento em ambientes molhados, pois ele poderia se deteriorar rapidamente. 

Mas as tecnologias avançaram. Agora, esta é uma estratégia considerada válida pelos projetistas. Ou seja, papel de parede em banheiro é tendência que veio para ficar.

Imagem de um banheiro com papel de parede
Paula Ines Sizinando

Diferentes modelos de papel de parede disponíveis no mercado

Percorrendo as lojas, é possível ver vários modelos diferentes de papel de parede à venda. Há os em cores lisas e os multicoloridos; os lisos e os estampados – em desenhos xadrezes, listrados, geométricos, floreados e mais. 

As opções são tantas que fica até difícil escolher apenas uma. E a procura por este produto vem crescendo tanto que os fabricantes não param mais de apresentar novidades.

O tipo de papel de parede mais conhecido é produzido à base de celulose e aplicado às superfícies com ajuda de uma cola especial. 

Mas, atualmente, existem papéis feitos com outras matérias-primas, inclusive autocolantes, muito mais resistentes, fáceis de limpar e evitando a formação de bolhas. A partir disso, os decoradores puderam inovar ainda mais em suas propostas para interiores. Entenda o caso no tópico seguinte deste texto.

Imagem de um banheiro com papel de parede
Iara Kilaris | Avner Posner
Imagem de um banheiro com papel de parede
Cristina Lembi | Patrícia Azoni

Papel de parede para áreas molhadas

Claro, independente da opção de papel de parede que for comprado, a pessoa precisa estar atenta às recomendações dadas pelos fabricantes. Todo tipo requer cuidados quanto à instalação e manutenção. 

A novidade é que, agora, áreas molhadas, como banheiros, também podem receber um determinado modelo deste revestimento, o vinílico.

O papel de parede vinílico é feito de PVC. Ele é lavável e impermeável, podendo ficar mais exposto a umidade – não a da parede. Também é mais resistente à luz. Ou seja, bem mais durável, de um modo geral. 

Alguns fabricantes afirmam que ele pode ser até utilizado na área do box. Porém, é preciso ter em mente que o vapor do chuveiro e o contato constante com gotículas de água podem ser demais para o material. Então, cuidado.

Imagem de um banheiro com papel de parede
Lilian Morel | SharonFliter Arquitetura e Interiores
Imagem de um banheiro com papel de parede
Deborah Basso | Karen Pisacane

Nos lavabos, por exemplo, é possível colocar papel nas quatro paredes, até mesmo na que fica em contato com a pia. 

Se o cômodo já foi revestido com azulejo, sem problemas. Basta nivelar o rejunte a mesma altura da placa cerâmica, cobrindo todas as saliências existentes. Papéis estampados são mais eficazes na hora de esconder possíveis marcas de irregularidade. Quanto aos lisos, eles funcionam melhor sobre pintura.

Imagem de um banheiro com papel de parede
Ticiane Lima | Guardini Stancati Arquitetura + Designer
Imagem de um banheiro com papel de parede
Daiana Arnold

Sugestões de como aplicar papel de parede na decoração do banheiro

Como se pôde entender, papel de parede está na lista, sim, de revestimentos que podem ser usados em decorações de banheiros e lavabos. Se a ideia é acrescentar, de forma rápida e prática, mais cor e estilo ao cômodo, eis a melhor solução. 

Alguns rolos do material vêm com um desenho que imita textura de madeira, o que deixaria a decoração ambiente bem mais aconchegante.

Além dos papéis texturizados que imitam madeira, tem também aqueles que imitam tijolo, cimento, palha, ladrilho, pastilhas e mais. Todos estes modelos, oposto do que possa parecer, são fáceis de replicar em superfícies diferentes. 

Além disso, são ótimos para criar ilusão de mais profundidade. Então, sua aplicação vai depender de uma estratégia de projeto.

Papéis de parede estampados e coloridos chamam muito a atenção. Daí fica complicado cobrir todo o ambiente. Se a padronagem possui gramatura miúda – o que, aliás, é indicado para ambientes pequenos -, tal repetição poderia cansar ainda mais os olhos. 

Talvez seja o caso de usar o material em apenas uma parede, meia parede ou numa única faixa.

Imagem de um banheiro com papel de parede
Sylvia Leticia de Araujo

Outra ideia para uso de papéis de parede chamativos – seja em cor ou estampa – é combiná-los com materiais – até mesmo um outro papel – em tonalidades neutras.

Quer mais ousadia? Que tal aplicar o papel só no teto? Não importa sua escolha. Só atente-se para se o local de instalação não apresenta infiltrações nem mofo. Do contrário, todo este belo trabalho de decoração ficará comprometido.

Imagem de um banheiro com papel de parede
Tetriz Arquitetura e Interiores | Borges e Thaysa Godoy
Imagem de um banheiro com papel de parede
Gislene Lopes | Patrícia Azoni

No mais, higienize, de vez em quando, as superfícies do banheiro revestidas com papel de parede vinílico com um pano umedecido com água e sabão neutro. 

Viu como um banheiro pode mudar totalmente usando papel de parede? Que tal reformar o seu?

Essas dicas de como utilizar o papel de parede na decoração do banheiro foram criadas pela equipe Viva Decora.