Decoração

Otimizando ambientes: tetos muito baixos podem ficar mais agradáveis

Atualmente, além dos apartamentos terem seu tamanho reduzido, alguns passaram a ter também o pé direito mais baixo. Com a redução da altura, alguns cômodos ficam com aspecto de ambiente apertado, transmitindo uma sensação desconfortável. Para solucionar esse problema de forma simples – já que não é possível aumentar a altura – selecionamos algumas ideias que podem ajudar você a tornar ambientes baixos mais confortáveis e agradáveis. Veja só: 1) Evite rebaixar o teto Se o teto já é baixo, rebaixá-lo ou criar molduras laterais vai piorar as coisas. Então, opte por iluminação externa, como lustres colados no teto, trilhos e luzes embutidas que costumam ser bastante versáveis. Encostar quadros na parede, ao invés de pendurá-los também pode ajudar!

2) Use móveis, sofás e poltronas baixas

A ideia parece simples, mas se você reparar na proporção das coisas, uma poltrona menor cria uma distância maior entre ela e o teto – o que vai ampliar o ambiente e proporcionar uma decoração harmoniosa. 3) Cortinas, persianas e objetos altos Coloque suas cortinas suspensas bem próximas ao teto, o mesmo vale para persianas. Uma boa dica é colocar estantes com livros e objetos de enfeite em locais próximos ao teto – tudo isso para trazer o olhar para cima, criando a sensação do ambiente ser mais amplo e alto.

4) Pinte o teto de uma cor mais clara

Ao pintar o teto com uma cor diferente e mais clara que as paredes ele se torna mais iluminado e se sobressai em meio as outras cores – o que pode ajudar muito na decoração de ambientes baixos.

5) Janelas e portas que vão até ou quase até o teto Janelas amplas e portas maiores já são incríveis em ambientes de proporções normais, mas quando colocadas em ambientes menores, ou mais baixos, elas são capazes de verdadeiros milagres. Investir em uma janela até o teto e portas inteiriças, que separem ambientes inteiros – quase como se fossem uma parede – pode transformar seus cômodos.