6 ideias diferentes de como mudar o visual das paredes sem usar nada de tinta

Pensando em mudar a casa, logo vem na cabeça a ideia de pintar as paredes. Mas, há jeitos de alterar a decoração sem tinta! Saiba alguns!

7 de maio de 2019
imagem com quarto de bebe decorado

Andrea Bento

Uma casa vazia é como uma pessoa sem alma! Não faz sentido ter um imóvel e manter seus ambientes sem decoração. Interiores com a maior parte das superfícies em branco tendem a parecer tristes e monótonos demais.

Se sua casa é assim, ela precisa de transformação já! Uma maneira fácil e econômica de se fazer isso seria com tinta. Mas, é possível também colorir as paredes sem pintar! Confira algumas ideias no texto seguir!

imagem de dois apartamentos com revestimento nas paredes

Natália Salla e Liliana Zenaro

imagem de um quarto masculino com revestimento de quebra-cabeça azul

SQ+ Arquitetos Associados

Diversas opções para decoração de parede

#1 Decoração com papéis, adesivos e tecidos

Se você está pensando em mudar a decoração de sua casa, pode apostar, talvez, em revestimentos que possam ser colados às paredes dos interiores.

imagem de um quarto feminino com papel de parede de flores

Patricia Kolanian Pasquini

Que tal utilizar um papel de parede, adesivo ou tecido adesivado?

A vantagem disso é que existe, desses materiais, uma cartela enorme de opções para você escolher, com cores e estampas diferentes. Contudo, pode haver a necessidade de mão-de-obra especializada para instalação deles.

imagem de um quarto de criança com papel de parede decorativo

Buji Decoração Reuso

#2 Decoração com espelhos ou placas 3D

Uma ideia mais dispendiosa, mas que dá sempre ótimos resultados, é revestir paredes de casa com espelho ou placa 3D.

Com o primeiro material, é possível fazer o rebatimento de luzes e imagens, criando, assim,  ilusões de ótica espetaculares. Já com o segundo, é o jogo de luz e sombra, que preenche as superfícies e gera efeitos visuais incríveis – mesmo com peças na cor branca-, que encanta mais.

imagem de uma sala de jantar com revestimento branco 3D na parede

Marina Turnes

#3 Aplicação de revestimento em madeira, pedra ou pastilha

Outra opção cara, mas super charmosa e atual, é a utilização de revestimentos em placas de madeira ou pedra. Os dois materiais são ótimos para personalizar a casa toda. Têm também os pastilhados, perfeitos para projetos de decoração de banheiros e cozinhas.

Mas, outra vez falando, trata-se de uma solução mais cara e que pode envolver mão-de-obra especializada –  além de fazer alguns “quebra-quebras” e sujeira, que são desvantagens.

Claro que se a pessoa gostar muito das texturas desses materiais, pode buscar alternativas para baratear esta ideia.

Quanto às pedras, hoje, no mercado, já existe a venda pequenas placas de mosaicos que podem ser aplicados em apenas um trecho de parede. As próprias pastilhas cerâmicas ou pastilhas de vidro também são assim. E até para elas tem substituto, as imitações em adesivo.

imagem de dois ambientes com revestimento de madeira e pastilhas aplicados na parede

Grupo PR Arquitetura e Renata Tolentino Arquitetura

#4 Criação de quadro verde

O quadro verde é uma alternativa no qual todos podem lidar, basta ter dedicação, paciência e doar de parte de seu tempo diário. Montar um jardim vertical não é tarefa fácil, mas os resultados compensam.

Essa tendência em arquitetura paisagística invadiu os interiores e se faz presente em várias propostas residenciais. É uma forma de pôr mais cor e textura nos cômodos – fora de que deixa a casa mais fresca e agradável!

São exemplos de plantas indicadas para interiores: cróton, antúrio, orquídea, filodendro, samambaia, bambu-mossô, lírio da paz, aglaonema, pau d’água, palmeira rafis, palmeira leque, árvore-da-felicidade, babosa, lança e espada de São Jorge, peperômia, begônia, bromélia, violeta, cactos e suculentas.

imagem de uma sala de estar com sofá, poltrona e uma parede verde de plantas

Cosentino

#5 Instalação de quadros e molduras

Se você adora colecionar quadros e molduras estilosas, esta é a sua chance de expô-las. Que tal fazer um mix de peças e formar uma grande galeria na parede da sala, quarto ou corredor de sua casa.

Hoje em dia, existem muitas lojas virtuais que vendem pôsteres a um preço bem em conta. Certamente, nelas, você irá encontrar alguns exemplos que combinem com seu estilo! Esta é uma forma barata de decoração de paredes. Vale a pena apostar!

imagem de uma sala de estar com sofa, poltrona e quadros divertidos na parede

Casa Aberta

#6 Personalização com desenho em canetinha

Existem pessoas excepcionais, que possuem um talento incrível para o desenho à mão livre. Caso você seja uma delas, pode personalizar a decoração de sua casa utilizando uma simples canetinha.

Sim, é possível criar figuras lindas,por todas as paredes dos ambientes, se valendo apenas desse pequeno utensílio. A coisa mais legal é que, desse modo, seu imóvel pareceria único, diferente de tudo já visto no mundo. Pense nisso!

imagem de um ambiente  de sala e cozinha integrados, a parede da escada está desenhada com uma arte

Igor Miyahara

Depois de todas as dicas que foram apresentadas anteriormente, você, provavelmente, já deve ser capaz de saber como cobrir as paredes da casa de cor sem usar tinta! Reveja as imagens!

Responda para si mesmo, qual a opção de decoração que mais gostou? Agora, é só replicar uma dessas soluções em sua própria casa!

Estas dicas para decorar paredes sem usar tinta foram criadas pela equipe Viva Decora.