O guia do apartamento pequeno

Saiba como aproveitar cada cantinho do seu apartamento e otimizar o espaço. Confira o Guia do Apartamento Pequeno.

Quando meu mario e eu decidimos nos casar, um dos maiores sonhos era imaginar como seria o nosso cantinho. Pesquisamos muito para escolher o imóvel que coubesse no orçamento da família que estamos construindo e, ao mesmo tempo, tivesse o conforto que a gente tanto procurou. Por isso, optamos  um apartamento pequeno e aconchegante. Se você está em dúvida se vale a pena comprar um apartamento pequeno, vou te dar algumas dicas que podem facilitar a escolha:

Apartamentos pequenos já são tendência nas grandes cidades e basta fazer uma pesquisa no site das incorporadoras para comprovar. Em São Paulo, por exemplo, eles representaram quase metade dos lançamentos de 2017, segundo o Secovi-SP.

Eles chegaram para desmistificar a ideia de que apartamento confortável precisa ter muitos metros quadrados e são os preferidos de quem mora sozinho ou está formando uma família e ainda não tem filhos. Além de terem um valor de compra reduzido, se compararmos com os imóveis maiores, são fáceis de limpar/organizar e ainda incentivam o contato com as pessoas em casa (moradores ou visitas), já que todo mundo fica por perto.

Veja algumas dicas para otimizar espaço e tornar o seu lar confortável e aconchegante sem dor de cabeça:

Somente o necessário

Quando você decide se mudar para um apartamento pequeno, é importante planejar os móveis e a decoração de acordo com as suas necessidades. Um casal que recebe visitas raramente não precisa de uma mesa com 6 lugares. Pode optar por uma mesa de 4 lugares e bancos que podem ser acoplados nos móveis como puffs embaixo do painel de TV da sala, por exemplo.

Parentes do interior ou amigos vindo de fora, de vez em quando? Não vale a pena ter uma bicama, que pode eliminar o espaço de locomoção no quarto. Opte por um sofá retrátil e confortável, para que ele sirva de cama por algumas noites para acomodar as visitas.

Na hora da mudança, avalie se aqueles livros que você nunca leu (ou já leu e não pretende ler novamente) realmente são necessários ou só vão ocupar lugar na estante. Doe o que não for útil e utilize o espaço para guardar somente itens que você vai usar. Liberar espaço nas prateleiras deixa o ambiente mais leve.

Cuidado com as portas

Em um ambiente pequeno, qualquer espaço ganho é muito valioso. Imagine uma porta convencional, que inutiliza parte da parede com a sua abertura. Você pode substituí-la

por uma porta de correr, para ganhar espaço na hora de acomodar um móvel ou caso decida colocar nichos ou quadros na parede. Ao orçar móveis planejados, utilize o mesmo raciocínio para porta de armários e guarda-roupas.

Decoração

Há diversos “truques” de decoração que podem ser utilizados para otimizar espaço e dar sensação de amplitude aos ambientes como o uso de cores claras nas paredes, móveis e objetos de decoração ou incluir espelhos em ambientes estratégicos como nas portas do guarda-roupa ou atrás da mesa de jantar, por exemplo.

Móveis planejados são ótimas opções para evitar espaços isolados e aproveitar todas as áreas úteis do seu lar. Além disso, você também pode fazer a integração de ambientes, tornando o apartamento mais amplo ao unir a cozinha com a sala de jantar ou a sala de estar com a varanda – uma ótima opção para aproveitar a luz natural. Confira mais dicas de decoração para apartamentos pequenos e inspire-se com imagens de apartamentos pequenos decorados.

Tudo no seu devido lugar

A regra número 1 do apartamento pequeno é organização. Coisas fora do lugar podem dar a sensação de que a casa inteira está uma bagunça, então abuse de cestos, nichos, ganchos, caixas organizadoras e o que mais puder ser encaixado nos armários, deixando – principalmente – o chão livre!

Objetos de decoração são bem-vindos, mas é preciso usar a criatividade e o bom senso na hora de compor os ambientes, para não carregar demais. Quanto mais “clean”, mais arrumado.

Gostou das dicas? Então veja essas opções de empreendimentos, faça um tour virtual pelos decorados inspire-se ainda mais!