Azul: toque especial em sua decoração

Na decoração da sua residência você pode utilizar elementos em todo tipo de cor. O que acha de móveis na cor azul? Confira algumas ideias.

9 de janeiro de 2020

Paleta de cores é um tema bastante discutido em planejamento de interiores. Os profissionais nesta área já possuem alguns palpites quanto às tendências que serão seguidas em 2020. 

Uma delas é de que muitos elementos de construção e ambientação, como revestimentos e móveis, chegarão às lojas em diferentes tonalidades de azul. Pois neste texto falaremos, justamente, sobre a utilização do azul na decoração.

Revista Viva Decora e Piloni Arquitetura

Azul como tendência de cor para 2020

A cada nova estação as empresas que trabalham com a fabricação de produtos nas áreas do design de moda e da decoração de interiores apresentam novas tendências. 

Geralmente elas enfatizam quais os pensamentos em voga na cabeça dos consumidores e como isto poderia refletir no mercado. Às vezes, isto surge como uma discussão ou uma proposta de reflexão, resultando em coleções mais ousadas.

Para o ano que vem, acredita-se que o tópico em destaque será a atual situação das florestas e mares, e o desejo das pessoas por mais saúde, paz e tranquilidade. 

Por isto, muitos criativos já estão apresentando soluções de peças em cores como ‘verde mata’ e ‘azul oceano’. Mas é claro que as opções de cores para 2020 não param por aí. Inclusive o próprio azul poderá ser explorado em várias intensidades nas propostas de interiores.

Azul como destaque na decoração

Todas as cores transmitem mensagens, despertam sentimentos nas pessoas, e podem provocar diferentes reações se aplicadas em decorações de interiores. As tonalidades de azul, em particular, deixam os ambientes com um visual bem charmoso. 

Elas também são capazes de criar uma atmosfera bem acolhedora, que instiga bondade, compaixão, gentileza e respeito. Fora que espaços nessa cor estimulam a reflexão, a meditação e a fé.

Agora, é preciso destacar que é possível utilizar o azul em todo tipo de ambiente de casa – tanto em áreas sociais quanto em áreas íntimas. 

Observe os exemplos apresentados neste texto. Neles é possível ver a cor azul aplicada a composições de banheiro, sala, quarto, escritório, cozinha, hall de entrada e varanda. E lembrando que não se tratam apenas de decorações masculinas, mas unissex.

INÁ Arquitetura e Berê Biachi

Portanto, o azul é uma ótima opção para interiores, sim. Quem aprecia cenários mais delicados, suaves, pode investir nesta cor. 

Ela fica bem com decorações em estilo moderno ou clássico; em casas de praia, campo ou cidade; em espaços amplos ou pequenos; em ambientes próprios para adultos e crianças. E podem aparecer em um só tom ou em várias tonalidades num mesmo cenário monocromático – fica realmente muito bonito.

Piloni Arquitetura
Adriana Diegues

Móveis em azul: fica lindo!

No passado, já foi bastante comum à venda de móveis para casa em tons como caramelo, verde e mais. E quem, no Brasil, já não conheceu uma família cuja cozinha antiga apresenta armários forrados em fórmica azul? 

Pois saiba que, de um jeito diferente, esta moda voltou com tudo. Hoje em dia, é possível encontrar vários modelos diferentes de móveis vendidos nesta cor – e eles costumam ser todos lindos.

Aliás, móveis antigos reformados e personalizados na cor azul ficam com um visual bem atual, perfeito para combinar com ambientações contemporâneas. 

Podem-se compor todos os cômodos de casa com móveis em azul ou pode-se colocar peças assim em locais estratégicos, em cantos especiais. Por exemplo, um criado-mudo, uma cômoda, um rack, algumas prateleiras, e mais.

Move Móvel e doob arquitetura

Móveis em tom de azul – ou com partes em azul – se destacam frente a fundos claros e neutros, como em branco. E sua frieza – que é uma característica própria da cor – pode ser “quebrada” com detalhes em “madeira-mel” ou em cores quentes, como o laranja. E combinar as duas cores tendência para 2020, verde e azul, também é uma opção bastante interessante e que pode dar certo.

Para ambientes mais compactos – como um lavabo, por exemplo -, móveis em azul-claro ficam bonitos. Já o azul-médio pode ser aplicado às decorações de quartos. E para salas e cozinhas, podem-se usar os tons mais escuros de azul. 

O único cuidado que se deve ter, neste caso, é com a questão da iluminação – que precisará ser reforçada para que a casa não pareça escura e para que a realização de certas atividades não acabe comprometida.

Lucia Wjuniski e Revista Viva Decora
Studio Canto Arquitetura e Revista Viva Decora

Então, o que achou destas decorações residenciais utilizando móveis na cor azul? Gostou? Acha que seria uma ideia bacana para a sua casa? Confira as imagens deste texto e inspire-se para criar a sua própria proposta de decoração!.

Essas dicas de como utilizar móveis azuis na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.