Eletrodomésticos para casa: conheça as diferenças entre os mais variados modelos de fogão incluindo o fogão cooktop

Cozinhar é uma paixão do brasileiro. É preciso saber escolher o fogão ou cooktop certo para a sua casa. Conheça alguns modelos neste texto.

22 de janeiro de 2020

O povo brasileiro sabe muito bem o quanto é gostoso poder reunir a família e os amigos para uma bela refeição. 

Inclusive, ele usa isto como desculpa para criar os melhores momentos de confraternização. E foi pensando assim que muitos fabricantes de eletrodomésticos desenvolveram modelos de fogão capazes de tornar esta tarefa de cozinhar mais confortável e prática possível.

Ter uma cozinha completa, com tudo o que se pode ter de melhor em termos de móveis e aparelhos, é o sonho de muita gente. Mas, para isto, é preciso planejamento. 

É fundamental saber escolher, por exemplo, o modelo ideal de fogão para uma casa. E, de fato, este é um desafio que tanto projetistas quanto clientes levam bastante a sério. Se você possui dúvidas sobre em como proceder neste caso, o melhor é continuar acompanhando o texto.

Revista Viva Decora e Studio Novak

Como escolher um modelo de fogão para casa

Existem diversos modelos diferentes de fogão disponíveis no mercado. São tantos que às vezes fica até difícil saber como escolher o tipo certo para fazer parte da decoração do espaço gourmet de dentro de casa. 

Na hora de ir às compras, o correto é considerar vários detalhes importantes do projeto arquitetônico – como o espaço disponível no ambiente, o número de moradores, o possível sistema de instalação do fogão, e mais.

Os fogões tradicionais já são velhos conhecidos dos donos e donas de casa. E os modelos fabricados mais recentemente apresentam muitas vantagens, como o forno duplo, o acendedor tripla-chama, e os botões com sistema corta-fogo. 

Agora, já o cooktop – ou fogão de bancada – chegou para revolucionar o mercado e nunca mais saiu de moda.

Studio Patuá Arquitetura e Interiores e MeyerCortez Arquitetura & Design
Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores e Fernando Piva

De fato, os cooktops estão cada dia se tornando mais populares. Eles também oferecem inúmeras vantagens para o design de residências. 

Além de apresentarem modos diferentes de funcionamento, possuem tamanhos que se encaixam com muitas formas de layout de cozinhas e varandas. Por exemplo, oferecendo mais segurança de uso e ocupando menos espaço nos ambientes.

MeyerCortez Arquitetura & Design e Liliana Zenaro

Conhecendo os diferentes sistemas de funcionamento de fogões

Basicamente, existem três sistemas diferentes de funcionamento de fogões. O primeiro deles é o à gás, alimentado por um botijão ou uma canalização especial ligada à uma rede externa à casa. 

Nesta versão, pode-se utilizar qualquer tipo de panela, sendo que o aquecimento é quase que instantâneo. Também é possível utilizar em casa um modelo de fogão elétrico ou ainda por indução. A diferença básica entre eles é o modo de aquecimento. 

No primeiro tipo tudo funciona por meio da eletricidade – que circula em fios embaixo das “bocas” do fogão, aquecendo as panelas.  Já no segundo tipo o aparelho cria uma campo eletromagnético com a parte dos utensílios – não há criação de chama ou a geração de calor em contato com a pele humana.

Mauren Buest
Arq. Bruna Cruz

Outras informações sobre os modelos de fogão cooktop

Dentro da categoria ‘cooktops’ existem vários modelos diferentes de fogão. Pra começar, há os de uma, duas e três bocas. Seu design é bastante discreto e ocupa pouquíssimo espaço. São perfeitos para pessoas que moram sozinhas e cozinham menos. Também para ambientes pequenos e balcões com pouca profundidade – inclusive há o modelo ‘slim’, retangular, próprio para isto.

Agora, quando se tem uma cozinha ou varanda mais ampla – até mesmo com um balcão em ilha – pode-se contar com um cooktop maior. Existem aparelhos assim com quatro, cinco e seis acendedores – tendo aproximadamente 85 cm de largura. Estes também são bastante bonitos, práticos e eficientes; e podem contar o diferencial do queimador tripla-chama.

Leonardo Muller
Casa3

Fogão cooktop de vidro versus fogão cooktop de inox

Os cooktops mais comuns encontrados à venda no mercado são aqueles em aço inox com queimadores e grades reforçadas. Eles têm uma aparência tipo “industrial”. 

São muito bonitos, duráveis e podem suportar panelas de todo o tipo – como ferro ou barro. Mas ainda existem os feitos em material vitrocerâmico, que também são igualmente ótimos e não possuem nenhuma cavidade onde os resíduos de alimentos possam se acumular.

Os cooktops em vidro plano são bem mais fáceis de limpar. Eles também podem combinar mais com uma variedade maior de decorações – de sofisticadas à descontraídas. 

Isto porque podem ser encontrados em diferentes formatos e cores – como preto, branco, vermelho, amarelo e mais. É a união perfeita entre beleza e estilo – e é claro que jamais se deve esquecer-se da funcionalidade nesta equação.

Gabriela Mendes
Lídia Maciel 

Agora que você já recebeu todas estas informações, está na hora de escolher um modelo de fogão para casa. O que acha? Analise as imagens apresentadas neste texto e tome a sua decisão.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.