Armários de cozinha: exemplos de decoração para se inspirar

Armários de cozinha modernos apresentam muitas vantagens além da beleza. Seus detalhes planejados encantam e facilitam a vida dos usuários.

19 de fevereiro de 2020

Hoje, o setor de móveis para casa mudou. É como se todos os ambientes da casa ganhassem uma nova importância e tivessem que ser ainda mais práticos e funcionais do que nunca. 

E até os cômodos auxiliares começaram a receber atenção extra. Agora há mais opções de armários de cozinha, de banheiro, lavanderia e muitos mais.

Revista Viva Decora

Falando especialmente das cozinhas, já faz tempo que este ambiente está mais bem valorizado. Recentemente, ele passou a receber uma decoração tão elaborada quanto qualquer outro cômodo de um imóvel. 

E também se tornou mais frequentado pela família – servindo de ponto de encontro, onde todos vão se reunir para preparar e compartilhar alimentos, além de boas histórias.

Mas para que momentos especiais assim aconteçam, de verdade, é necessário que as cozinhas sejam bem equipadas. 

Certos aparelhos não podem faltar em locais assim, fora vários itens mobiliários – entre eles balcões, armários aéreos, prateleiras e nichos variados, incluindo aqueles próprios para se embutir eletrodomésticos. 

Revista Viva Decora

Dicas de projetos de cozinhas modernas

As casas modernas são muito mais completas. Elas possuem mais armário de cozinha e estes são capazes de guardar um número bem maior de utensílios. 

Nem mesmo um pé-direito mais elevado ou um espaço reduzido de planta baixa são empecilhos para qualquer projeto. O aproveitamento de espaço é máximo. Cada pequeno cantinho é transformado em algo funcional. E tudo é otimizado pensando no usuário.

Características destes móveis e eletrodomésticos para cozinha impressionam. Pequenos detalhes deles revelam que objetos assim são pensados de modo a atender melhor o gosto e as necessidades das pessoas. 

Mesmo em meio a uma rotina agitada, elas encontrariam consolo em saber que suas tarefas podem ser simplificadas.

Revista Viva Decora

De início, as superfícies dos armários de cozinha modernos são mais fáceis de serem limpas – muitas vezes bastando utilizar apenas um simples pano umedecido com água. 

Também várias ferragens foram subtraídas destes móveis, como os puxadores. Bancadas e rodapés são iluminados com lâmpadas de LED embutidas. E mesmos os balcões podem ficar elevados do chão, permitindo uma limpeza mais completa do piso da cozinha.

Claro que para se chegar a esta precisão de detalhes planejados, faz-se necessário muito estudo de arquitetura e de design. Obviamente, tanta dedicação por parte dos projetistas pode encarecer os projetos. 

Contudo, se ganha mais em qualidade – classificando esta tarefa, portanto, como custo-benefício. E, justamente, sabendo desta vantagem é que os clientes passaram a apostar tanto em armário de cozinha planejado.

Cosentino

As mais recentes tendências para armário de cozinha

As casas modernas possuem designs bem variados. A cada ano surgem novas tendências para armário de cozinha. E estes modelos de armário de cozinha apresentam, sobretudo, um design minimalista – com pouco ou quase nenhum ornamento. 

Contudo, eles são bastante funcionais e bonitos, sobretudo por conta da sua cobertura de acabamento – o que pode apresentar cores e texturas variadas, inclusive criando efeitos 3D.

Messa Penna Arquitetura e Interiores e Revista Viva Decora

A produção de armário de cozinha em madeira comum parece ter ficado no passado. Agora, a maior tendência é a dos móveis fabricados em aglomerados como MDF ou MDF. Peças assim possuem bem mais resistência, sobretudo contra umidade. 

E isto faz também com que a qualidade da sua aparência se mantenha por mais tempo, assim como a sua vida útil prolongada.

Armário de cozinha em branco sempre estará em alta para residências modernas – fora que este modelo é o mais barato encontrado no mercado. Curiosamente, apesar deste ambiente “pedir” por uma imagem mais higiênica, modelos de armário de cozinha em preto também têm sido bastante utilizados em projetos de decoração. 

As texturas de madeira nunca saem de moda. E as peças coloridas agradam a muitos.

Studio Ipse e Diego Revollo

Ideias inspiradoras para armário de cozinha com design arrojado

É mais comum encontrar à venda no mercado módulos simples, de linhas retas, para armário de cozinha. 

Mas quando a decoração da casa é planejada para ser feita sob medida, nada impede do cliente peça ao fabricante elementos com bordas sinuosas, recortes, desníveis e mais. Aliás, algumas tendências para cozinhas modernas apresentam soluções bem arrojadas.

Em certos casos, fazem-se balcões com bancadas com tampos de pedra que se dobram até o piso. Ou muitos nichos com fechamento em vidro transparente ou fumê como uma solução de abertura em pistão. 

Portas em madeira são recordadas de modo a não necessitar de puxadores metálicos. E algumas peças são estrategicamente moldadas para lembrar estilos antigos de decoração, como o vintage.

Revista Viva Decora

Pode-se cogitar também o armário de cozinha em cores como azul e verde. Placas amarronzadas, em tom próximo ao rose gold, ainda estão na moda. 

Peças em laranja e amarelo sempre serão uma boa pedida, pois são alegres e estimulam o bom apetite. E os módulos espelhados podem ajudam a dar mais amplitude às cozinhas compactas. Encontre mais ideias inspiradoras nas imagens deste texto.

Arq. Bruna Cruz

É, realmente são muitas opções, mas com bom gosto e criatividade, com certeza você vai escolher o armário ideal para sua cozinha.

Estas dicas para escolher armário de cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.