Metais dourados para o banheiro: inovação e elegância

Saiba como escolher os metais dourados certos e comece a usá-los na sua casa

5 de setembro de 2019

Nos banheiros podemos tomar um bom banho e relaxar. Por isso, a aparência desse cômodo também merece atenção. Uma tendência que traz sofisticação e charme ao espaço é o uso de metais dourados. Quer saber como usá-los na sua decoração? Leia o artigo e descubra.

Os metais dourados se tornaram uma tendência do design de interiores nos últimos anos, passando a ser bastante utilizados em banheiros e lavabos. Não é difícil entender por que essas peças fazem sucesso. A cor dourada dá um toque elegante e moderno aos ambientes e pode ser usada para compor decorações diversas.

Banheiro com decoração em detalhes dourados

Os itens podem ser encontrados em diferentes tons de dourado, como envelhecido, fosco, bronze e cobre. Porém, é preciso tomar cuidado para não cometer exageros e usar cores que deixem o ambiente pesado. Quer saber como escolher metais dourados para o banheiro? Conheça algumas opções e veja com usar as melhores na sua casa.

Opções de metais dourados

Se você pretende usar metais dourados no banheiro, é importante conhecer as opções de peças que pode aproveitar na sua decoração. Saiba quais são as principais delas a seguir.

Acabamentos

Os acabamentos servem para encobrir registros e válvulas hidráulicas, deixando essas peças mais atraentes. Eles podem ter formatos bem diferentes, dando personalidade à decoração, e fazem interferem no conforto do espaço — principalmente quando o assunto é o manuseio dos registros.

Torneiras

As torneiras de metal dourado são as peças que mais aparecem no banheiro ou lavabo, por isso chamam bastante atenção. Além de opções de tamanhos e formatos diferentes, os tipos de torneiras também podem oferecer comandos distintos. Por exemplo, as simples têm apenas água fria e as de comando duplo têm comandos separados para usar água quente ou fria.

Banheiro com decoração em detalhes dourados

Chuveiros

Os chuveiros também são itens que costumam receber destaque. Os modelos metalizados costumam ser menores que os tradicionais — por isso ocupam menos espaço —, duram mais e têm design mais sofisticado. 

Espelhos

Outra forma de aproveitar o dourado é usar a cor na moldura de espelhos. Você pode escolher molduras quadradas, redondas e até com desenhos mais elaborados, que destaquem o objeto e colaborem com o design em conjunto com os outros itens metalizados.

Acessórios

O dourado não pode ser aplicado apenas nos objetos de destaque. Há acessórios menores, como porta-papéis e penduradores de toalhas, que dão toques especiais ao ambiente. 

Banheiro com decoração em detalhes dourados

Agora que você já sabe quais são as opções de metais dourados mais utilizadas em banheiros e lavabos, veja algumas dicas para escolher as peças ideais para o seu espaço.

Como escolher as peças certas

Embora o dourado seja uma cor muito elegante, com um ar glamouroso, é importante usá-lo da forma correta. A ideia é que os metais destaquem alguns objetos específicos, por isso é preciso combiná-los bem com as cores dos outros itens e evitar exageros. 

Escolha o estilo da decoração

A primeira etapa para começar a planejar as peças do seu banheiro e definir o estilo que você imagina para o espaço. Você quer um visual mais clássico, moderno, vintage ou romântico? Pense sobre as possibilidades e veja qual delas combina melhor com o seu gosto.

Banheiro elegante moderno com decoração em detalhes dourados

Além disso, é importante levar em consideração as paredes e outros objetos que você já tem, seus formatos e cores, e pensar em como combinar as novas peças com esses itens.

Avalie a funcionalidade das peças

Não é apenas a beleza que conta na hora de escolher os metais. Além de combinar com o estilo do espaço, é importante que as peças sejam de qualidade, resistam à umidade, tenham formatos adequados e tragam conforto para o dia a dia. 

Os registros, por exemplo, devem ter volantes fáceis de manusear e que não sejam muito escorregadios. Dessa forma, você poderá usá-los tranquilamente, mesmo quando estiver com as mãos molhadas ou com sabão.

Banheiro com decoração em detalhes dourados

Escolha o tom de dourado

Como já mencionado, é possível encontrar metais em diferentes tons de dourado. Antes de comprar as suas peças, observe o banheiro ou lavabo em que pretende colocá-las. Como os metais já chamam bastante atenção, paredes e objetos de cores mais neutras podem ajudar a compor uma decoração mais elegante e a destacar os elementos certos.

Nada impede que você use cores mais vibrantes, mas é preciso ter bastante cuidado para não tornar o espaço cansativo para os olhos. Escolha peças que combinem entre si e com os demais itens do banheiro.

Banheiro com tons na parede coral e   com detalhes dourados

Leia também Pintura de apartamento: dicas e inspirações para a sua casa.

Pense na organização

A organização também é um ponto que precisa ser considerado durante o planejamento da decoração dos espaços. Os metais dourados são bastante utilizados em espaços que seguem os estilos clean e minimalista, que costumam apostar em menos objetos e destacar itens especiais. 

Banheiro com decoração em detalhes dourados

Você já percebeu que é muito importante manter os ambientes organizados, não é mesmo? Procure armários, gavetas e peças que ajudem na organização do banheiro, como kits para bancadas e gavetas organizadoras.

Saiba mais em Descubra como deixar banheiros pequenos mais atraentes e organizados.

Cuide da limpeza

Itens de metal podem ficar bem manchados se estiverem sujos. Por isso, o cuidado com a limpeza também é fundamental. É importante limpar as peças com frequência e evitar o uso de materiais químicos ou abrasivos, que podem prejudicar o seu brilho. Quando for comprar metais dourados para o banheiro, aproveite para adquirir produtos específicos para a limpeza das peças.

Os metais dourados têm um grande potencial decorativo. Eles podem dar um toque muito especial ao seu banheiro ou lavabo, tornando-o mais elegante, sofisticado e charmoso. Atualmente, é possível encontrar esse tipo de produto em várias lojas, como a Docol e a Deca, e montar ambientes bastante inovadores e agradáveis. 

Gostou do artigo? Veja algumas dicas para usar espelhos em todos os cômodos da sua casa e monte espaços ainda mais bonitos!