Dicas para montar um home office com o que você tem em casa

A ideia deste texto é tentar mostrar à você como é possível montar um home office com o que tem em casa – mesa de cabeceira e mais outros móveis.

24 de junho de 2020

Por várias razões, muitas pessoas estão adotando, neste momento, um regime de estudo e de trabalho home office. Só que grande parte não está preparada para isto. Afinal, não basta apenas ter um computador. É preciso ter também um canto adequado para sentar e realizar as suas tarefas. E nem é difícil improvisar um escritório. Vamos ensinar. Separe uma mesinha auxiliar e mais peças que estiverem sobrando em sua casa.

Duda Senna

Quais espaços dentro de casa servem para a montagem de escritório

É preciso levar a sério esta questão de regime de home office. Além de muita disciplina, é preciso ter um espaço adequado, bem preparado, para se conseguir desenvolver todas as atividades. 

Claro que é possível improvisar a mesa da sala de jantar ou a penteadeira do quarto para certos momentos de estudo e de trabalho. Contudo, se você manterá isto como rotina, deve preparar um local mais adequado.

Não se preocupe, pois não é preciso uma área tão grande para a montagem de um escritório. O problema dentro de casa não é exatamente este, mas a localização. A sala poderia ser o local mais óbvio. 

Contudo, se você divide a casa com muitos indivíduos – sobretudo crianças –, pode achar difícil se concentrar neste recinto. Então, é melhor estudar outras possibilidades.

Moussi Arquitetura

O quarto também pode ser uma boa opção para home office – principalmente se este ambiente é só seu. O maior desafio, neste caso, é saber separar bem a área de descanso da área de estudo e trabalho. 

Você não pode ser contagiado pelo astral do lugar. Tudo bem que o ambiente, de um modo geral, foi projetado para o descanso. Mas o seu cantinho de escritório precisa ter um clima diferente – o que pode ser resolvido por meio da decoração.

ArqExpress

Também é possível criar um mini escritório no corredor de casa, numa varanda e em um quarto vago. Aliás, esta última opção seria a ideal. 

Se for possível isso, você pode montar o escritório mais bacana na sua casa, com mais bancadas e cadeiras para dividir com outras pessoas da família. E este espaço pode funcionar, eventualmente, também como sala de games, brinquedoteca e quarto de hóspedes. Fica por sua decisão.

Fernanda Azevedo Mancini e Start Arquitetura
Mauricio Karam

Que coisas não podem faltar em um escritório de casa

Talvez você já tenha uma ideia sobre quais seriam as peças básicas para a montagem de um home office. 

Contudo, talvez possamos ampliar esta lista incluindo também outros itens. Então, obviamente, os primeiros dois que devemos citar é a mesa do computador – que deverá ter em torno de 75 cm de altura, 80 a 120 cm de comprimento, e 45 a 60 cm de profundidade – mais a cadeira.

Se, por acaso, o seu escritório também servir de área para o desenvolvimento de hobbies, você pode prever outras mesas e cadeiras para o conjunto. 

Por exemplo, ter uma cadeira mais baixa ou alta, proporcional e sem ser giratória, frente a uma mesa própria para máquina de costura ou uma mesa de desenho. Também poder prever, dependendo do espaço ambiente e da sua necessidade como profissional, uma pequena mesa de reuniões.

Ana Carolina Campos França

Para guardar todos os itens de papelaria, será preciso um gaveteiro – que poderá, inclusive, fazer parte da estrutura da mesa. 

Seus livros, apostilas e pastas de aula e de trabalho poderão ficar em nichos e prateleiras. Pode-se somar ao ambiente uma estante. E também ter no local um sofá cama – para quando o cômodo servir de quarto de hóspedes -, uma poltrona de leitura, e uma luminária de piso.

Luciane Mota

Quais móveis podem ser adaptados para a montagem de um home office

Talvez você esteja com pressa para criar um mini escritório e desenvolver os seus estudos e trabalhos. 

Contudo, não esteja ainda encontrando os móveis certos para compor a decoração deste espaço na sua residência. Ou apenas a sua intenção seja cortar despesas. Sem problemas. Por hora, você pode improvisar um pouco as coisas com aquilo que tem sobrando dentro de casa.

Perguntamos a você: o que será que poderia ser remanejado de outros ambientes para este seu pequeno home office? 

Bem, saiba que a criatividade conta muito neste momento. Mas, vamos tentar imaginar juntos algumas soluções. Por exemplo, sua mesa do computador pode ser uma mesinha dobrável de cozinha, uma mesinha feita de pallets ou uma escrivaninha antiga repaginada.

Mariana Campos

No lugar do tradicional gaveteiro de escritório, você pode colocar uma mesa de cabeceira de quarto mesmo – instale rodízios na parte de baixo, isto deve facilitar a higiene do local. 

Uma poltrona antiga da sala pode receber uma capa e ter seu visual renovado para a montagem do cantinho da leitura no office. E os nichos para acomodar os seus livros podem ser feitos de caixas de feira recolhidas no mercado.

Uma cadeira comum – conjunto com mesa de cozinha ou mesmo mesa de jardim – pode ser a sua cadeira de escritório. Cavaletes e um pedaço de tábua podem virar numa mesa de reuniões. Blocos de cimento ou tijolos de argila podem servir de sustento para uma estante. E um pedaço de grade pode virar o seu mural, para colocar – com ajuda de uns prendedores de roupa – seus lembretes e recados. O que acha destas ideias?

Essas dicas de como montar um escritório rapidamente foram criadas pela equipe Viva Decora.