Manual da piscina
O verão já chegou e, se você está construindo ou reformando, incluir uma piscina na obra pode ser a garantia de diversão da família toda. A questão é que instalar uma pode ser bem trabalhoso e exige alguns cuidados extras.
O mais importante é contratar um profissional habilitado para garantir que não terá problemas com vazamentos e infiltrações; ele será responsável por indicar o melhor local e fazer as necessárias adequações no solo. Escolha um terreno firme e livre de aterros e lençóis freáticos para instalar sua piscina e meça o tamanho possível/adequados – se o terreno não for ideal, inclua na obra reforços com concreto maciço e, se necessário, calços para nivelar o solo.
O material mais indicado para construir uma piscina é a fibra de vidro. Em modelos prontos, ele é bem comum e pode ser facilmente instalado. Somente fique atento ao nivelamento do buraco, que precisa ser perfeito para o tamanho da piscina adquirida, evitando assim custos extras com ajustes.
Se você tiver um jardim, opte por incluir a piscina ao meio das plantas. Se este não for o caso, o melhor é utilizar ao redor pisos de pedra com camadas antiderrapantes para evitar acidentes.
Por fim, observe o local onde planeja instalar a piscina para avaliar qual tipo do sol terá – da manhã, da tarde ou ambos - e tenha a diversão garantida no verão!