Diferentes modelos de Luminária de piso: a decoração de sua casa vai brilhar!

Sabe o quanto a iluminação é importante para a decoração de interiores? Muito! Por isso é que os designers se preocuparam tanto em projetar modelos diferentes de aparelhos próprios para iluminar os ambientes.

21 de agosto de 2019

Conhecemos diversos modelos de luminárias. Mas, o que seria uma luminária de piso? Você sabe dizer? Bem, é o que vamos entender no texto a seguir!

Imagem de uma sala de estar com uma luminária super moderna
Fernanda Azevedo Mancini

O que seria uma luminária de piso?

‘Luminárias de piso’ às vezes também são chamadas pelos fabricantes como ‘luminárias de chão’ ou ‘luminárias de coluna’. Quer dizer – como o próprio nome já diz – que elas ficam diretamente em contato com o chão – não apoiadas sob uma bancada, presas a uma parede ou nada disso. E que elas servem, obviamente, para iluminar ambientes e auxiliar na decoração.

Uma luminária assim é capaz de garantir um visual indiscutivelmente mais interessante, confortável e elegante para uma sala. É perfeita para aqueles recantos intimistas, próprios para um descanso em casa – como canto de leitura, por exemplo. Pode ficar estrategicamente bem posicionada ao lado de uma poltrona ou de uma chaise. Algo mesmo muito bonito de se ver!

Imagem de duas salas de estar
SDA arquitetura + decoração e KTA Arquitetura

Quais as maiores vantagens das luminárias de piso?

Luminárias de piso podem ser peça-chave em muitas decorações de ambientes. Isso porque elas são capazes de dar um toque de requinte e também de ousadia aos cenários, ajudando a deixar os cômodos mais bem iluminados. 

Completam as decorações, mas também são bastante funcionais e – o melhor – sem precisarem de móvel de apoio. Agora, fica a pergunta: onde e como usar um elemento assim dentro de casa?

imagem de um escritório com uma decoração moderna
Morar mais por menos Goiânia

Qual o melhor jeito de usar luminárias de piso em propostas de decoração?

Luminárias de piso são geralmente utilizadas em ambientes como quartos e salas de estar, mas também aparecem em propostas de sala de jantar e de varanda. 

São leves e podem ser usadas para completar qualquer canto de uma decoração – ficando ao lado de uma poltrona, cama, sofá, estante ou outro elemento. 

escritório com uma decoração moderna
Roberto Migotto

Tendências em modelos de luminária de piso

Existem incontáveis modelos de luminárias de piso disponíveis à venda no mercado. Elas são produzidas nos mais diferentes materiais e apresentam os mais diversos tipos de design que se possa imaginar

Por exemplo: luminárias que são reguláveis, com articulação reforçada e ajuste vertical; e em formato de lanterna, iluminando diretamente o ponto central de um conjunto decorativo, deixando a área mais clara e convidativa.

imagem de duas salas com uma decoração super moderna
Roberto Migotto e RAP Arquitetura e Interiores

Em sua casa, é preciso estudar para saber o que pode combinar. Mas, pesquise mais para conhecer as opções que existem. Luminárias ornadas e coloridas são como pequenas obras de arte enriquecendo a estética do ambiente. 

Claro que as em cor neutra – como as em estrutura em ferro preto – podem oferecer um visual bem mais moderno e jovial à decoração de uma sala.

Duas decorações super modernas
Roberto Migotto, Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Além do metal – que combina com decorações industriais – há outros materiais utilizados na fabricação de luminárias de piso, como madeira e vidro. 

A primeira alternativa é bem durável e oferece um ar mais rústico para casa. Já a segunda gera um efeito mais clean e minimalista, mas não fica bem em locais neutros – poderia expressar frieza e causar um efeito oposto ao desejado para casa.

Sala com decoração moderna
CSDA arquitetura + decoração e Casacor MG 17

Luminárias de piso pintadas de colorido podem trazer mais estilo para a ambientação de uma casa. Existem também as com visual retrô, que possuem uma estética nostálgica que dá um toque muito diferenciado às decorações de salas. 

E, por fim, existem as curvadas, que são muito requisitadas para propostas de interiores – usadas principalmente em espaços amplos, agregando muita sofisticação aos cenários.

Imagem mostra duas salas com decorações modernas
Marília Veiga e Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Bônus|Como tratar a iluminação em decoração de interiores

Como dito antes, a iluminação é uma questão muito importante para a arquitetura e o design de interiores. Falando mais especificamente da iluminação artificial, aparelhos como as luminárias de piso precisam de energia elétrica para ser alimentados. 

Por isso, é essencial que o projetista planeje bem antes todos os pontos necessários para a instalação de cada aparelho, inclusive o sistema correto para a regulagem das luzes.

imagem de uma luminária moderna no jardim
Roberto Migotto

Quando ficar acertado o esquema de luzes, o resultado deve ser extremamente belo. Durante o dia, será possível contar com a iluminação natural. 

Na fase de projeto arquitetônico, devem ser estudadas as entradas dos raios através de aberturas tradicionais – portas e janelas -, claraboias e outras. Resumindo, num período, o sol fará a sua contribuição; e, quando chegar à noite, as lâmpadas é que darão o show.

Imagem de duas salas com decoração despojadas
Jóia Bergamo

Existe um esquema de luz indicado para cada tipo de cômodo de casa – direto, indireto, difuso ou misto. Use todas as alternativas que puder para deixar os ambientes de seu imóvel mais agradáveis e enriqueça a beleza de sua decoração. 

E não se esqueça de incluir uma luminária de piso entre as fontes de luz de seus ambientes!

Essas dicas de diversos modelos e usos de lamparinas foram criadas pela equipe Viva Decora.