Horta vertical
A horta vertical permite que plantas, hortaliças e ervas sejam cultivadas em suportes longe do chão, como paredes e muros, o que permite que os amantes da natureza, mesmo morando em apartamentos e residências sem jardins, consigam ter sua plantação em casa.
Veja alguns cuidados para seguir, antes de montar a sua horta vertical:
- Escolha uma parede ou um muro que receba sol entre 3 e 5 horas por dia, de preferência na parte da manhã, evitando o ressecamento da terra dos vasos.
- Certifique-se de que o local é bem arejado.
- Ao escolher as plantas, procure estudar o que elas necessitam e avalie se o local escolhido atende as necessidades de cada uma delas.
- Tenha cuidado para não misturar plantas que possam prejudicar o crescimento uma das outras – a hortelã, por exemplo, se caracteriza por ser “invasora” e, por isso, deve ter um local próprio.
- Antes de iniciar a montagem, meça o espaço em que deseja instalar a horta e, se planeja criar uma grande, é aconselhável contratar um paisagista.
- Opte por recipientes que sejam compatíveis com as raízes das plantas escolhidas – eles podem ser unitários ou em estrutura modular feita sob medida.
- Não esqueça de avaliar se a estrutura onde a horta será fixada suporta o peso dos vasos, os quais receberão terra e serão regados.
- Dependendo do tipo de horta vertical escolhida, é importante cobrir a parede com plástico ou folhas de PVC para proteger o espaço da água e dar suporte às plantas.
O estilo escolhido varia com a decoração da casa, espaço disponível, e do tipo de alimentos que deseja ter em sua horta. Para dar um toque especial, inclua alguns vasos com flores para delimitar a área e criar um espaço super charmoso!