Poltrona: as rainhas da decoração de salas

Nada como uma poltrona em casa para sua decoração ganhar charme e conforto!

17 de novembro de 2021

Poltronas podem manifestar a personalidade do estilo escolhido para uma decoração. São peças chave. Protótipos de poltronas também podem ser usados por designers para testar soluções de mercado e apresentar novas tendências.

Assim surgiram algumas das peças mais emblemáticas da história da arquitetura e do design de interiores. Por exemplo, observe as duas imagens apresentadas a seguir. 

Na primeira podemos ver a poltrona ‘Mole’, do brasileiro Sergio Rodrigues, resultado do desejo do profissional de criar um móvel que expressasse a identidade nacional. E na segunda foto, a Poltrona Charles Eames, vencedora de concurso, famosa e copiada mundo afora.

poltrona mole em couro com acabamento em madeira em sala missionária
Karen Pisacane – poltrona mole e sofá em L
poltronas de couro com extensão para pernas em biblioteca
Espaço do Traço Arquitetura – biblioteca com poltronas em couro

Poltronas como essas anteriormente citadas foram o resultado de uma investigação artística e acabaram se tornando produto para casa. E existem muitos outros modelos lindos, mais ou menos conhecidos, e que poderiam contribuir positivamente para a decoração da sua casa. Quer conhecê-los? Então, confira o texto a seguir.

Exemplos de poltrona para casa

#1 Desing futurista

As imagens a seguir apresentam dois outros modelos de poltronas famosas dentro da história do design, a poltrona a icônica Poltrona UP e a Poltrona N-Longue Charles Eames. 

E olha que curioso, ambas as peças não são contemporâneas. Na verdade, elas foram criadas décadas atrás, mas apresentando um conceito futurista, que super combina com a modernidade.

Nestes projetos, tais móveis foram usados na criação de pontos focais e também geração de um contraste com decorações simplistas ou em estilo oposto, mais formal e clássico. São como esculturas, mas também elementos funcionais e confortáveis.

poltrona listrada futurista para ambientes modernos e confortáveis em casa
Sandra Picciotto – poltrona listrada
poltrona futurista em sala de casa retrô
Maricy Marcos Borges – sofá grandioso e poltrona bege

#2 Estilo clássico

Poltronas mais ornamentadas e um formato mais tradicional estão ainda na moda. Geralmente, elas são inspiradas em linhas de móveis de períodos de reinos ou impérios, como é o caso da poltrona Bergère, em estilo Luís XV.

Numa releitura mais moderna, combinam com ambientes de produção mais luxuosa e até romântica – é o caso dos exemplos apresentados nas imagens a seguir.

poltronas clássicas brancas e cinza em conjunto com ambiente moderno e clean
Palladino Arquitetura – poltronas clássicas brancas
estilo clássico em poltronas cinzas com detalhes em madeira para sala com lareira
Rogério Galli – poltronas clássicas cinza em sala com lareira

#3 Poltrona com pufe

Sabia que as poltronas, assim como outros modelos de móveis, são desenhadas pensando em diferentes situações de atividades e cenários? Para salas de visitas, as poltronas menos fofas e que deixam a postura da coluna mais reta seria o ideal. 

Já para salas íntimas, indicam-se as poltronas mais fofas, que deixam os usuários mais inclinados para trás. E para cantinhos de amamentação e leitura as poltronas acompanhadas de pufes são perfeitas.

O design do pufe que as acompanham pode ser um pouco mais simples, embora apresente a mesma linguagem estética. 

Preferencialmente, deve ter o mesmo revestimento da poltrona de trás, embora possa ser feito de material mais resistente, por se tratar de um apoio para os pés. E, para completar, sua altura total deve ser um pouco menor, formando, com o assento, um desenho que deixa os usuários bastante relaxados – um convite ao descanso.

quarto de bebê com poltrona e pufe para maternidade doméstica
Revista Viva Decora – poltrona bege com pufe para quarto de bebê
poltronas para quarto de casal em conjunto com decoração contemporânea
Gustavo Motta – poltronas para quarto de casal

#4 Pés palitos

Pode-se dizer que, no momento, as poltronas de pés palitos são, desta lista, o modelo de poltrona que está mais em alta na moda casa. 

Elas remetem ao estilo retrô de decoração e podem fazer conjunto com outros móveis também de pés palitos – como base de camas, mesinhas auxiliares e balcões. E deixam os cenários num visual bem moderno, combinando muito bem com outros estilos de peças e facilitando a limpeza dos cômodos.

poltrona com pés palito e estampa geométrica como ponto focal de sala aconchegante e simples
Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira – poltrona com estampa geométrica e pés palito

#5 Base giratória

Curiosamente, se você optar por colocar muitos itens de pés palitos na decoração, sentirá que não faz sentido somar a isto uma poltrona na mesma linha. Uma alternativa é adquirir uma poltrona com um sistema de apoio diferenciado. 

É o que aconteceu no projeto visto na imagem a seguir, onde se tem poltronas com bases giratórias inseridas no layout de uma sala de estar.

Mas, atenção, pois este modelo de poltrona passa uma mensagem de formalidade – tanto que é bastante utilizada em ambientes corporativos. O lado positivo é que elas economizam espaço e deixam mais área livre para circulação ao redor. 

Uma boa ideia é acrescentar cor ao seu revestimento, combinando com itens como almofadas e gravuras, dando a entender que faz parte de um conjunto informal e acolhedor.

poltronas com base giratória para salas minimalistas e modernas
Cristina Lembi – poltronas com base giratória

Uma poltrona pode fazer toda a diferença na decoração de sua casa, porque não comprar uma nova? Aproveite para renovar os ambientes do seu lar e acrescentar mais aconchego à sua residência.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.