Espelhos na sala de jantar: um toque de satisfação

Os espelhos podem causar efeitos óticos impressionantes. Também podem ajudar a melhorar as energias de ambientes como sala de jantar. Veja.

9 de junho de 2020

Muita gente não consegue dimensionar o poder dos espelhos sobre as decorações de interiores. De fato, lidar com eles é bastante complexo. 

Porque, dependendo da sua utilização, eles podem ou enriquecer de forma muito positiva ou arruinar completamente um ambiente, tornando-o desconfortável. Mas, com um bom planejamento, podem ser aplicados a vários ambientes, como a sala de jantar.

Lidiane Lourenço

O efeito dos espelhos na decoração

Durante muito tempo, os espelhos foram pouco valorizados e quase nunca apareciam em propostas de design de interiores. Contudo, a decoração moderna reabilitou o espelho. 

Assim, o número de peças fabricadas ao redor do mundo aumentou. E os ambientes residenciais – sobretudo de moradias de famílias mais ricas – tornaram-se mais belos e requintados. Hoje em dia, este é um dos materiais decorativos mais usados.

Idália Daudt

A primeira qualidade que devemos destacar dos espelhos é o seu poder de multiplicar imagens. Peças espelhadas são capazes de produzir os efeitos óticos mais incríveis – como de perspectiva, de espaço e de ocultação de elementos estruturais. E eles também podem introduzir mais luz nos ambientes. 

Certamente, trata-se de um toque bastante especial que os designers podem dar aos espaços decorados.

Contudo, é preciso estudar muito bem a força visual dos espelhos e como utilizar isto a favor dos ambientes. A falta de conhecimento sobre o assunto pode acarretar em resultados inesperados. 

Por exemplo, a repetição de imagens ruins, efeitos de distorção, de incorreção e mais. E, certamente, isto é algo indesejado, pois torna os cenários desconfortáveis.

2M Arquitetura e Interiores

Por que espelhos na sala de jantar?

Espelhos ou elementos espelhados podem ser utilizados em praticamente todos os ambientes da casa – com exceção dos quartos infantis, onde não são indicados. 

Mas é nas salas que eles realmente podem ser mais bem explorados – em vários cantos e de inúmeras formas diferentes. Na área de refeições, por exemplo, o uso de espelhos é algo mais do que bem vindo.

Especialistas em harmonização de interiores afirmam que tais peças em decorações de salas de jantar poderiam atrair boas energias para as residências. É que elas multiplicam duas coisas que são símbolos positivos de vida. 

Primeiro, os alimentos sobrepostos sobre a mesa, representando o sucesso e a fartura da família. Depois, todos aqueles que sentam à mesa, representando o amor e a união.

Conceição Estrela Pinto Barbosa

Claro que a tonalidade destas peças espelhadas também pode mudar a forma como enxergamos os ambientes, enfatizando os propósitos diferentes de suas decorações. 

Espelhos em cores metálicas ou em tons de azul podem gerar uma sensação de frieza, ou seja, precisarão ser contrastados com elementos mais “quentes”. Já os espelhos em tons amarelados e rosados criam um brilho mais cálido.

Rafaela Melo de Oliveira
SP Estudio

Dicas de como usar espelhos na sala de jantar

Numa decoração de sala de jantar, podemos utilizar muitos elementos espelhados. Pra começar, cobrir toda uma parede de espelho – refletindo, assim, os alimentos. 

Mas, detalhe, não é adequado que esta placa seja fragmentada, ou seja, com divisões fortemente marcadas. Por quê? Porque isso “cortaria” a imagem das pessoas – algo dito como não auspicioso pelos especialistas em harmonização de interiores.

Maria Gabriella Cardinal
Quitete & Faria

Claro que você não precisa cobrir uma superfície inteira da sua sala de espelho, mas instalar um espelho comum na parede, com moldura. Esteja atento a algumas questões. 

Por exemplo, a correspondência a relação do tamanho desta peça com o conjunto de mesa e cadeiras da sala de jantar. Um espelho pequeno, e um instalado à uma altura muito alta, ficará desproporcional, não refletirá nada e ainda causará desconforto visual.

Outro elemento que pode ser espelhado e ganhar destaque na decoração da sala é o lustre sobre a mesa de refeições. Se e apenas não ficar demais, pode ser interessante ter também a estrutura da mesa e das cadeiras espelhada. 

Talvez um centro de mesa; esculturas sobre um aparador, as portas do balcão buffet e o fundo de uma cristaleira nas proximidades. Enfim, há muitas possibilidades.

Moreno Interiores
Angela Tacca

Tenha sempre em mente que é preciso estudar muito bem a quantidade e o melhor local para a instalação de cada peça espelhada. Afinal, em excesso, eles podem gerar um brilho excessivo. Por isso, tenha cuidado ao definir os espelhos me sua sala.

Essas dicas de como utilizar peças espelhadas na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.