Espelhos na decoração: saiba como usar em todos os cômodos

Veja dicas para usar espelhos em cada cômodo da sua casa

23 de julho de 2019

Acredito que os detalhes fazem toda a diferença. Por isso, resolvi apostar nos espelhos para deixar a minha casa ainda mais bonita. Tem dúvidas sobre como usar esse item na decoração? Vou compartilhar o que aprendi com você.

Um simples espelho pode fazer toda a diferença na decoração de uma casa, não é mesmo? Esse item, muitas vezes usado para provocar a sensação de que os ambientes são maiores, também pode dar outros toques especiais ao espaço. Por exemplo, ele pode destacar a iluminação, tornar a decoração mais clean e, claro, servir como um belo  ornamento.

Sala com decoração com espelhos e algumas luzes
Jardim Botânico | São Paulo

Porém, nem sempre é fácil usar os espelhos na decoração — há o risco de colocá-los em um lugar errado ou exagerar. Para ajudar você a compreender essa tendência, este artigo se aprofunda no tema e reúne algumas ideias e dicas para usar o espelho em cada cômodo da casa. Boa leitura!

Sala de estar

No passado, os espelhos eram usados como objetos funcionais que deveria ficar no banheiro e nos quartos. Porém, hoje esse item pode ser encontrado em diversos formatos e tamanhos, com molduras e diversos acabamentos. Na sala de estar, há inúmeras possibilidades para usar os espelhos na decoração.

Muitas pessoas preferem ter grandes espelhos em uma parede do cômodo. Assim, conseguem criar a sensação de que ele é mais amplo. Os espelhos também podem ajudar a valorizar a iluminação natural do ambiente. Se a sua sala recebe luz durante a manhã ou o final da tarde, um espelho na parede que fica em frente à janela pode tornar o espaço ainda mais bonito nesses horários.

Sala de jantar com espelhos na parede
Araribá | São Paulo

Outra opção é usar pequenos espelhos agrupados, que você pode pendurar na parede. Nesse caso, é possível usar espelhos de vários formatos, redondos e quadrados, apostar em peças com molduras e até em espelhos de mão. Itens em estilo retrô são uma ótima alternativa para dar mais charme ao seu cômodo.

Banheiro

Os espelhos são indispensáveis nos banheiros, pois facilitam a higiene e os cuidados com o corpo. Por isso, na maioria das vezes eles são colocados sobre bancadas, o melhor local para refletir os rostos e corpos das pessoas. No entanto, é possível se inspirar e usar esse item de formas inovadoras.

Decoração de banheiro com espelhos.
Selfie Cabral | Curitiba

Algumas opções que fogem do convencional são usar uma moldura que dê um toque vintage, fazer molduras com caixas ou pallets ou usar um perfil atrás do espelho, que o deixe ressaltado, à frente da parede. Dê asas à criatividade!

Cozinha

Espelhos na cozinha não são muito comuns, não é mesmo? No entanto, eles também podem dar um toque especial para esse cômodo, ajudando a reforçar a luz do espaço e trazer a sensação de que ele é maior — uma grande vantagem, já que muitos apartamentos modernos têm cozinhas estreitas.

Cozinha com decoração de espelhos na parede.
Jardim Vista Bella | São Paulo

Alguns armários planejados já vêm com vidros espelhados em suas portas. Você pode optar por tê-los e combinar com aparelhos eletrodomésticos metalizados, como fogão, geladeira e lava-louças. Peças em acrílico também são uma boa opção para trazer o toque espelhado à sua cozinha. Elas ainda são bem leves e finas, além de mais baratas que espelhos convencionais.

Corredor

Apesar de ser um local que serve principalmente para o deslocamento, o corredor não deve ficar esquecido e funcionar como uma parte que não está interligada ao resto da casa. Esse ambiente tem muito potencial para ser decorado e deixar todo o imóvel mais conectado em sua decoração.

Como esses locais são estreitos, revestir a parede do fundo com um espelho é uma ótima opção para criar a sensação de que o apartamento é maior, principalmente se o corredor ficar bem de frente para a sala. Você também pode instalar os espelhos nas paredes laterais — eles ajudarão a reforçar a iluminação, a ampliar o espaço e ainda permitirão que você e sua família tenham mais oportunidades de se arrumar em frente ao espelho.

Quarto

O quarto também é um cômodo que pode ser muito beneficiado com a aplicação de espelhos. Podem ser usados espelhos nas portas de um armário, por exemplo. Assim, os moradores poderão se arrumar com mais facilidade. Além disso, a solução torna a iluminação mais bonita e faz o espaço parecer maior.

Quarto com espelhos no guarda-roupa.
Jardim Botânico | São Paulo

Também é possível usar espelhos na parede. Há pessoas que colocam espelhos nas laterais da cabeceira da cama, aumentando a luminosidade e dando um toque mais delicado ao cômodo. Há também a possibilidade de ter uma penteadeira, móvel que foi bastante usado no passado e hoje oferece um toque retrô e romântico.

Neste artigo você viu como os espelhos são versáteis para a decoração e podem ser usados em todos os cômodos da casa, tornando-os ainda mais agradáveis. Aproveite as dicas para usar espelhos em lugares que você deseja realmente destacar, que não atrapalhem a sua atenção e que reforcem aspectos bons da sua casa.

Gostou das dicas para usar espelhos na decoração? Aprenda ainda mais lendo o artigo 6 dicas diferentes de como mudar o visual das paredes sem usar nada de tinta.