Descubra como deixar banheiros pequenos mais atraentes e organizados

Se você tem em casa um banheiro pequeno, mas não sabe como deixar a sua decoração mais bonita, confira dicas surpreendentes.

4 de dezembro de 2018

O banheiro é – juntamente da cozinha – um dos ambientes mais importantes da casa.

Por que dissemos isto? Porque sem o seu bom funcionamento, não se pode habitar o imóvel.

canto de banheiro com bancadaNathalia Martins

Nos últimos tempos, designers e arquitetos têm se dedicado a pesquisar meios de deixar os banheiros –  que são locais puramente funcionais – mais atraentes.

Mas seu desafio maior são aqueles ambientes de dimensões mínimas. Nesse caso, não há área livre disponível para acrescentar quase nada. Toda a forma de otimizar o espaço é muito bem vinda, principalmente visando a boa limpeza e boa organização.

banheiro com espelho na paredeGlaucio Gonçalves

Como melhorar a organização espacial de um banheiro pequeno

Qualquer ambiente pequeno é sempre difícil de organizar. No caso dos banheiros – até mesmo porque se trata de um local um tanto quanto sujo, repleto de bactérias e outros microrganismos indesejáveis –, o melhor é manter o mínimo possível. Se puder, a pessoa deve se limitar aos equipamentos mínimos necessários para o funcionamento do ambiente. Isso inclui o vaso sanitário, a pia e o chuveiro.

Banheiro com ladrilho preto e brancoSerra Vaz Arquitetura e Renata Basques

Claro que se o imóvel é bastante pequeno, com poucos espaços para guardar toalhas e outros itens da pessoa, talvez seja necessário ter no banheiro um armário. Este serviria para guardar alguns dos tais objetos. Também um suporte para os rolos de papel higiênico, cesto para roupas sujas, caixas organizadoras com produtos de beleza, e mais.

banheiro com parde de cimento queimadoAna Yoshida e Inspirate Arquitetura e Interiores

É importante o decorador planejar cada cantinho do banheiro. Se o ambiente é, de fato, pequeno, o espaço deve ser bem explorado. O primeiro ponto é abaixo da pia, onde as pessoas costumam instalar um gabinete ou prateleiras.

Depois, atrás do espelho – talvez do tipo embutido na parede. Dentro do box do chuveiro, em parede oposta à queda d’água. E até sobre o vaso, um local que é quase sempre esquecido.

banheiro em tons neutrosMarcia Acaro

Como melhorar a decoração de um banheiro pequeno

Quanto aos móveis e revestimentos

Existe uma regra que vale sempre a qualquer proposta de decoração. Ela diz que para um ambiente pequeno o melhor é haver revestimentos e peças mobiliárias em cores claras. E quanto aos banheiros, eles podem ter como pano de fundo um tom suave, como verde e azul ou quem sabe cinza e bege, que são cores que remetem a sua funcionalidade.

banheiro com cuba de apoio de mesaDanielle David e Marcia Rubinatti

É possível encontrar, no mercado brasileiro, ótimas opções de materiais para cobertura de paredes de áreas molhadas. Combinam com os banheiros os tradicionais ladrilhos e azulejos, assim como também as pastilhas de vidro, as resinas plásticas e o cimento queimado.

E, por fim, tem empresas que oferecem alguns papéis e adesivos próprios para resistir à umidade e que funcionam muito bem aplicados a certos pontos do ambiente.

Banheiro pequeno com gabinete e box de vidroMarcia Acaro e AG. Arquitetura

Outros materiais que devem ser explorados em banheiros pequenos são o vidro transparente, para o box, e o espelho. Esses dois vão combinar bastante com propostas contemporâneas, deixando os cenários mais bonitos e sofisticados.

Além disso, farão a divisão do ambiente sem comprometer ainda mais a sensação de amplitude do espaço.

cuba com gabinete de quinaLuciana Latorre

Como dito antes, os banheiros pequenos não têm área livre disponível para muito além dos equipamentos mínimos necessários para o seu funcionamento.

Porém, o designer ou arquiteto sempre pode conseguir inserir um ou outro elemento que venha alegrar e dar personalidade à decoração. Novamente citando, o importante é não comprometer a limpeza e a ordem desse ponto da casa.

banheiro em tons claros com box de vidroManoela Lustosa e Marcia Addor

Primeiro, é preciso dizer que o próprio material escolhido como revestimento de piso e parede já pode ser o toque importante da decoração no banheiro – o pastilhado seria um exemplo.

Depois disso, o design de certos equipamentos, como o chuveiro; ou de seus auxiliares, como o porta shampoo, o cesto de lixo, o porta escovas de dentes e os suportes para as toalhas. E junto a pia, os cestos organizadores, vidros com aromatizantes e mais.

banheiro pequeno com bancada livre e organizadoresLaura Santos e Bolda & Bueno Design

Existem também outros itens menores que podem ser acrescidos a decoração dos banheiros.

Por exemplo, os conjuntos de tapetes e os vasos de plantas – preferencialmente as com folhas que cresçam para cima, os nichos de parede – talvez expondo vidros de perfumes -, os quadros de fotografias e os revisteiros e muito mais.

De todas as propostas apresentadas, quais as ideias que têm mais a ver com seu estilo? Inspire-se nelas e deixe seu banheiro lindo!

Estas dicas de decoração de banheiros pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.