Cozinha decorada para apartamentos pequenos

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma casa ou apartamento, mas como decorar visto que os imóveis estão cada vez menores? Confira algumas dicas.

21/03/2019

A escolha do apartamento é algo bem pensado e de acordo com as necessidades – seja de uma pessoa sozinha, do casal ou da família – e a decoração do lar não é diferente. Cada metro quadrado é planejado para oferecer conforto e comodidade para quem vive nela. A hora de decorar o nosso apartamento foi uma das nossas etapas favoritas e permitiu que a gente fizesse tudo bem organizado, bonito e funcional, principalmente a cozinha, que ficou do jeitinho que eu sempre sonhei. Se você está passando por essa fase e busca inspiração para decorar uma cozinha de apartamento pequeno, vai gostar dessas dicas:

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como decorar um apartamento pequeno e uma das grandes preocupações é com a organização da cozinha, já que vários elementos são indispensáveis, como eletrodomésticos, pia, gabinete e armários. Mas não há motivo para se preocupar, existem várias maneiras de deixar a sua cozinha bonita e organizada.

Cozinha integrada

Existem várias maneiras de ganhar espaço na sua cozinha e integrá-la com outros ambientes é uma delas. Você pode fazer um balcão no estilo cozinha americana, utilizar vidro ou madeira para fazer uma divisória simples e moderna ou até mesmo deixar o ambiente totalmente aberto e integrado com a sala de jantar. Essas opções dão sensação de amplitude ao apartamento.

Essas opções dão sensação de amplitude ao apartamento e também são ideais para manter o clima intimista não apenas entre a família mas também ao receber visitas em casa.

Prateleiras

A porta dos armários pode ser uma grande dor de cabeça para quem tem cozinha pequena, pois elas exigem espaço para abertura e nem sempre ele existe. Para solucionar este problema, uma boa dica é substituir os armários por prateleiras. Você pode utilizar o espaço de diversas maneiras, guardando mantimentos, louças ou outros utensílios. Além de deixar os itens mais fáceis de utilizar, ainda dão um charme especial para a sua cozinha.

Para deixar o ambiente ainda mais organizado, utilize organizadores para guardar itens diversos e potes de vidro para guardar os mantimentos. Coloque etiquetas com o nome do mantimento e a data em que foi armazenado, já que a embalagem será descartada.

 

Móveis planejados

Os móveis feitos sob medida são garantia de que o investimento vale a pena no dia a dia. Isso porque não há perda de espaço e todos os cantinhos são aproveitados da melhor maneira possível. Na hora de projetar a sua cozinha, pense nos itens essenciais, o que é do dia a dia e o que pode ficar guardado – como louças para ocasiões especiais, panela de fondue e outros utensílios. Isso facilita na hora de definir o tamanho das gavetas (ou a possibilidade de fazer mais portas na parte alta da sua cozinha. Temperos podem ser pendurados em um suporte à mostra, mas se o estilo da sua casa é clean, que tal um armário de correr (puxar), no vão entre a geladeira e a parede? Fácil acesso, organizado e “escondido” ao mesmo tempo.

Eletrodomésticos embutidos, como fogão e geladeira também são aliados de quem tem cozinha pequena.

Harmonia de cores

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais neutro, melhor. É verdade que cores claras ajudam na sensação de amplitude dos ambientes mas isso não é uma regra. Você pode, sim, ter uma cozinha preta e branca ou em outros tons – o importante é harmonizar as cores para não deixar a cozinha muito colorida ou com estilos diferentes, porque a sensação de desordem não vai agradar no dia a dia. E a decoração da cozinha vai muito além! Você ainda pode harmonizar o cômodo com a lavanderia, aproveitando melhor os dois espaços do seu apartamento. Assista e pegue as dicas:

Gostou? Então descubra seis coisas que ninguém te conta sobre ter um apartamento decorado.