Cozinha compacta: 5 dicas de móveis para planejar sua Black Friday

Cozinhas compactas não precisam ser difíceis de decorar. Confira nossas dicas para aproveitar a Black Friday e reformar seu studio, flat ou apartamento!

21 de novembro de 2021

Projetar ambientes é uma tarefa muito curiosa e divertida. Começamos fazendo uma lista de tudo que precisamos. Então, na hora de colocar os itens em planta baixa, a surpresa, nem tudo parece caber no espaço. 

E é aí que entra o conhecimento dos arquitetos de interiores, em saber lidar com ambientes desafiantes, como uma cozinha compacta. E sabia que os itens de decoração Black Friday podem lhe ajudar neste momento?

Claro que não queremos guardar segredos de você. Por isso mesmo, vamos, através deste texto, lhe passar algumas recomendações sobre o que fazer, em termos de arquitetura e decoração de interiores, para deixar a área da sua cozinha compacta de casa mais bem otimizada.

Acompanhe a lista a seguir.

#1 Módulos de armários prontos

Sabia que não precisamos preencher todos os recantos dos ambientes para que a nossa casa esteja bem decorada? Principalmente em ambientes de serviço, como cozinha, pode ser mais adequado concentrar o máximo de elementos em uma única faixa, liberando o restante da área para a circulação. E o desenho resultante dessa organização é o que os arquitetos chamam de ‘layout’.

Combina mais com cozinhas compactas um desenho de layout em formato de ‘fita’ – única ou dupla, ocupando uma ou duas paredes. E é importante pensar também em como explorar a altura do ambiente, ou seja, a sua verticalidade. 

Contudo, não podemos nos esquecer de que existe um limite para o alcance de nossas mãos – muito além disso, pode comprometer a nossa segurança.

Recomendação para instalação de alguns armários de cozinha:

  • prateleira de micro-ondas – a cerca de 1,40 m do chão;
  • armários aéreos – a 60 cm da bancada da pia;
  • segundo nível de prateleiras – até cerca de 90 cm do balcão da pia, no máximo; e
  • centro do forno elétrico embutido – até 90 ou 97 cm do piso.

Agora, é possível montar todo este layout de cozinha com as próprias peças de armários prontos que encontramos à venda nas lojas. Graças à tecnologia dos móveis modulados, qualquer um pode “brincar” de arquiteto. 

Basta ter as medidas das paredes da cozinha compacta que gostaria de preencher com móveis. Monte, em escala – pode usar uma régua simples mesmo – um plano de decoração.

O que não pode faltar na sua cozinha é o balcão pia – que pode apresentar gavetões para panelas. Fora isso, seria interessante ter também um balcão despensa de duas portas e um balcão gaveteiro simples. 

Na parte superior da cozinha, pode-se ter nichos fechados para guardar louças e alguns itens menores de eletrodomésticos. Também é possível achar na Black Friday nichos prontos para cooktop e forno ou torre forno elétrico e microondas.

3P Studio – cozinha com armário em mármore
Armário planejados Viva Decora

#2 Peças de decoração em uma paleta de cores reduzida

Os modernistas já diziam: “menos é mais”. Talvez esta seja a frase mais significativa para a Arquitetura Moderna. Você pode levar esta ideia também aos mínimos detalhes da decoração da sua cozinha compacta de casa.

Quanto menos informação, neste caso, melhor. E por quê? Porque vai transmitir a ideia de que este ambiente é fácil de ser limpo, por isso sempre muito bem higienizado.

Mas existem outras regras que se aplicam à estética de ambientes compactos, como cozinhas. É que quanto mais variações de cores, menor fica parecendo o ambiente – como se ele fosse “fatiado” em pequenos pedaços. 

Também, neste caso, fica mais difícil o observador prender a sua visão a alguns detalhes, fazendo com que recantos bem trabalhados não sejam percebidos e adequadamente aproveitados.

O melhor seria comprar itens de decoração Black Friday com, no máximo, duas variações de cores . Para cozinhas compactas, o ideal seria criar com os armários prontos e revestimentos algumas faixas e, assim, ajudar a alongar as proporções estreitas do cômodo. 

Então, ao invés de comprar kits completos para cozinha, tente, com peças individuais do mesmo fabricante, montar o seu modelo ideal de decoração.

Quanto às faixas de cores e outras linhas na decoração de cozinha:

  • uma marcação de linhas horizontais nas paredes e armários dará ao ambiente maior sensação de largura;
  • as linhas do revestimento de piso pode dar maior sensação de profundidade, quando paralelas à parede de maior extensão, ou maior largura, quando contras à parede de maior extensão;
  • e linhas verticais nas paredes e armários da cozinha devem dar sensação de menor profundidade e mais altura de pé-direito.

São sugestões de combinações de cores para decoração de cozinha:

  • cores vivas, como azul royal e o amarelo;
  • verde e cobre ou rose gold;
  • rosa e preto ou rosa e marrom;
  • azul e verde;
  • preto e cinza;
  • amarelo e a dupla preto e branco;
  • azul e vermelho;
  • lilás e roxo;
  • laranja e preto ou cinza;
  • tons de cinza;
  • e tons neutros.
Cláudia Pecego – armários amarelos para cozinha compacta
Renata Cáfaro & Juliana Muchon – cozinha compacta com armários cinza

#3 Mais recortes e desníveis, menos variações de cores e texturas

Podemos fazer o conjunto de armários prontos adquiridos para a cozinha na Black Friday parecer melhor uma unidade. Sabe como? Reduzindo as diferenças visuais.

Por exemplo, escolhendo balcões com o mesmo revestimento de bancada, cor de tamponamento externo dos módulos, tipo de puxador, tipo de apoio de pé, e mais. Se tudo seguir uma mesma linguagem, a decoração final será coerente, dará impressão de harmonia e equilíbrio.

E por que isso é positivo para o projeto de cozinhas compactas? É porque, desse modo, também pode-se planejar áreas de armários e bancadas em diferentes níveis, profundidade e alturas sem que se gere “fragmentos da imagem”.

Ou seja, qualquer pequena diferença – normal quando juntamos peças de fabricantes diferentes – ficará oculto ou “desaparecerá” à distância por conta de apresentar a mesma cor, textura e acabamento.

Maxma Studio – cozinha moderna e compacta com móveis em preto
Henrique Yokoyama Ortis e sua cozinha com móveis planejados | Revista Viva Decora e sua cozinha minimalista em cores neutras

#4 Nichos modulados

Falando em armários, existe uma grande variedade de nichos para cozinha à venda nas lojas. A ideia dos fabricantes é que seus clientes possam otimizar melhor a sua área de casa. 

E isso é pensando principalmente na quantidade de utensílios, equipamentos e acessórios, além de condimentos que serão guardados no local. E é claro que com os modulados prontos essa “brincadeira” se torna muito mais fácil.

Com essas peças individuais, de subdivisões internas diferentes, é possível montar um layout que atenda melhor o seu gosto e necessidades. Contudo, os modulados, ao contrário dos móveis sob medida, não conseguem preencher cem por cento as paredes da cozinha. 

Uma solução é preencher estes vãos com suportes próprios para cozinha ou mesmo itens decorativos, como vasos de plantas artificiais, vendidos em kits na Black Friday.

Agora, atenção. Com relação às cozinhas compactas, melhor não abusar na compra de nichos abertos, como garrafeiros, porta-toalhas e mais. 

Isso poderia criar muitos contrastes de claro e escuro, fazendo com que o ambiente pequeno pareça de atmosfera poluída, e desfazendo tudo de bom conseguido pela harmonia obtida pelos acabamentos antes escolhidos, de mesma cor e textura.

Revista Viva Decora – cozinhas compactas com nichos modulados

#5 Embutir alguns eletrodomésticos

Sim, existem armários de nichos prontos próprios para embutir eletrodomésticos à vendas nas lojas, incluindo neste período de ofertas.

Lembra que dissemos antes que é importante criar faixas homogêneas para a cozinha, de modo a aproveitar e ampliar virtualmente a sua área? 

Pois embutir os eletrodomésticos dentro de nichos especiais ajudará a manter o visual do ambiente mais moderno, organizado e também simplificado. Aliás, se os aparelhos existentes em casa tiverem cor e acabamento diferentes, essa estratégia de design deve amenizar o impacto disso.

São opções de nichos prontos para eletrodomésticos que você poderá encontrar na Black Friday:

  • torre quente de cozinha;
  • nicho para forno ou microondas – armário suporte microondas;
  • armário multiuso para lavanderia – com vão para máquina de lavar;
  • porta ou armário aéreo para geladeira;
  • balcão cooktop; e
  • balcão suporte para lava-louças.
Revista Viva Decora – armários para embutir eletrodomésticos em cozinha compacta
Neemias Silva e sua cozinha compacta com armários pretos de embutir | Projeto Express e sua cozinha clássica compacta com armários de embutir

A Black Friday é o momento mais esperado para muitas pessoas. Por isso, aproveite o evento e planeje sua próxima reforma de cozinha compacta com esses móveis incríveis e versáteis.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.