Corredor decorado
Por ser uma área de passagem, muitos acabam deixando o corredor carente de decoração. Mas como todo cantinho da casa, este espaço merece ser valorizado e tem o potencial de levar charme, elegância e personalidade aos ambientes que interliga.
Além de compor um estilo harmônico com os demais cômodos da casa, é importante ficar atento à circulação e iluminação - estes pontos, além de contribuírem para a decoração, também têm forte ligação com o conforto e a segurança do espaço.
PASSAR SEM ESBARRAR
Corredores são famosos por seu espaço restrito de passagem, por isso a dica é focar em acessórios decorativos fixados nas paredes, tais como quadros, molduras vazadas, estantes de pequena profundidade e até espelhos redondos, que podem contribuir para dar a sensação de maior amplitude do espaço.
Em casos de corredores largos, ainda assim é importante ser contido quanto ao tamanho dos móveis; aparadores, mesas pequenas e bancos estreitos podem contribuir para preencher a decoração sem comprometer a passagem.
Largos ou estreitos, se houver crianças pequenas em casa, procure não incluir tapetes, estantes e móveis baixos. Corredores parecem convidar os pequenos a circularem com maior velocidade; ao tomar estes cuidados, você garante maior segurança para eles.
ILUMINAÇÃO GUIA
Aproveite a iluminação para dar vida aos detalhes que há no seu corredor. Se houver quadros, invista em spots que direcionam a luz para os objetos; em caso de paredes texturizadas, o efeito “wall washing” – focos de luz indireta, vindos do teto ou do chão – promete valorizar o ambiente.
Em corredores curtos, um ou dois focos de luz são o suficiente para iluminar o local. Já nos mais longos, a iluminação embutida por todo o caminho leva elegância para a passagem. Para ambos, é sempre importante avaliar se a iluminação está uniforme e sem sombras, garantindo a segurança de quem for passar pelo corredor.
Pronto para decorar o seu corredor? Inspire-se!