Conheça a tendência em decoração náutica

O estilo navy ganhou as residências e está trazendo o mar para dentro de casa. Saiba como usá-lo!

17 de dezembro de 2019

A magia está nos detalhes, e nada melhor que uma casa com estilo despojado e aconchegante para aproveitar melhor os momentos de folga, não é mesmo? Quando conheci a decoração náutica, descobri que poderia trazer o mar para o meu espaço, criando um clima tranquilo e, ao mesmo tempo, divertido. Quer saber como funciona esse estilo? Vou contar para você.

Originado na Califórnia, em casas próximas às praias, o estilo náutico é um clássico da decoração — que tem ganhado uma nova força e chegado a várias residências. Também conhecido como estilo navy, ele tem como objetivo principal dar um toque marítimo aos ambientes, deixando-os com a atmosfera tranquila do litoral.

No verão, estação em que as praias são mais aproveitadas, adotar esse estilo pode ser uma forma de tornar os ambientes mais agradáveis e relaxar ainda mais. A decoração náutica tem uma temática bem característica, com tons de azul e símbolos que nos fazem lembrar da vida no mar.

Leia também: Quais cuidados tomar antes de viajar com a família?

Quer usar o navy para tornar sua casa mais aconchegante? Saiba tudo sobre o estilo neste artigo.

Tons de azul, vermelho e pastéis

Embora o estilo náutico remeta à vida marinha, ele não conta apenas com tons de azul. O azul-marinho é uma das cores mais importantes do navy, mas outros tons de azul, o branco, o vermelho e tons pastéis também são importantes para compor uma decoração que lembre a vida em alto mar.

As cores mais claras lembram a areia e trazem tranquilidade para os ambientes, enquanto o azul-marinho e o vermelho são cores usadas pela marinha. A paleta é bem marcada, mas permite diversas combinações.

Entre as combinações mais usadas estão listras brancas revezadas com listras azul-marinho, azul e vermelho e tons variados de azul com branco e tons pastéis.

Mapas e animais marinhos

Alguns símbolos são bastante utilizados na decoração náutica por fazerem parte da vida do mar. Conchas e animais marinhos, como polvos, estrelas-do-mar e cavalos-marinhos, são ótimas figuras para estampar colchas, almofadas, paredes, tapetes e quadros.

Os antigos marinheiros usavam mapas para viajar pelo mar. Por isso, desenhos de mapas são uma ótima opção para trazer o estilo navy para dentro de casa. Eles podem ser construídos dentro da paleta, em branco e azul-marinho, por exemplo, e serem usados em quadros, painéis, móveis, colchas e em utensílios de cozinha.

A estrela-do-mar é outro símbolo litorâneo importante, que traz consigo um significado muito forte. Por ter a capacidade de se regenerar, esse animal simboliza a força, a paciência e a renovação. Usá-las na decoração, portanto, é uma forma de tornar a sua estética muito mais rica. Podem ser usadas estrelas-do-mar de verdade, em gesso ou desenhadas em tons de azul.

Outra opção de animal que pode fazer parte da decoração é o polvo. Com muitas formas curvas, graças às suas 8 patas, a figura desse animal traz a sensação de movimento e leveza, além de simbolizar inteligência e criatividade.

Conheça 6 apps que ajudam na decoração!

Conchas e objetos de navegação

Na hora de construir uma boa decoração navy, há alguns objetos que podem fazer toda a diferença. Um exemplo são as conchas, que podemos encontrar com facilidade em muitas praias. É possível exibir conchas de tamanhos variados pela casa, sobre mesas de centro e mesas de cabeceira.

Objetos típicos da navegação também são ótimos para reforçar a presença do mar nos ambientes. Réplicas de barcos são uma forma bem direta de compor a decoração navy. Você pode escolher entre modelos bem diversos, de cores e tamanhos variados e de barcos modernos ou antigos.

Boias, aquelas redondas, que são comumente encontradas em barcos, podem dar um toque especial na decoração. Uma opção é usá-las penduradas em paredes, em quartos, salas e varandas, ou estampadas em tecidos ou desenhadas em paredes.

Por fim, um dos elementos mais característicos das embarcações é o timão ou roda de leme. Ele é o instrumento usado para governar o barco, alterando a sua direção. Essa peça costuma ser de madeira, por isso traz à decoração um estilo rústico, mas você pode pintar das cores da paleta navy, se preferir. Use a criatividade!

A decoração náutica é uma tendência que tem ganhado força nos últimos anos. Embora esse estilo caia muito bem em casas de praia, ele pode ser um ótimo aliado para construir uma atmosfera mais descontraída e aconchegante em residências.

Neste artigo, apresentamos as principais características do navy para ajudar você a adotá-lo em sua casa. Porém, não é preciso se prender demais às regras. Procure inspirações, faça pesquisas e monte combinações de acordo com o seu estilo.

Quer mais dicas para usar em sua casa?  Aprenda a usar paletes em sua decoração!