Como montar o seu home office e trabalhar de casa

Saiba como decorar e organizar um escritório em casa para ter mais foco e manter a produtividade

20 de agosto de 2019

Sempre quis ter mais flexibilidade de horários e tranquilidade no dia a dia. Por isso, ando pensando em montar um escritório em meu apartamento e ter um local em que possa trabalhar de casa. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para não deixar a produtividade cair, começando pela organização do ambiente.

Trabalhar em casa já é uma realidade para muitos profissionais — o número de pessoas que buscam uma rotina mais tranquila e com mais flexibilidade de horário aumenta a cada dia. Esse formato, porém, também apresenta alguns pontos negativos, como a necessidade de ter bastante organização para evitar que a produtividade diminua.

Um dos pontos que mais interferem no rendimento do trabalho é o ambiente. É muito importante que o espaço esteja sempre organizado e ofereça tudo o que for necessário para as atividades diárias. Porém, não é necessário criar um ambiente completamente sério e sem nenhum atrativo, é possível ter um escritório agradável e equilibrado.

Escritório clean com uma mesa, computador, cadeira e alguns enfeites.

Quer saber como montar o seu home office? Veja algumas dicas e se inspire.

Invista em bons móveis

Todo home office precisa ter ao menos uma mesa e uma cadeira em que a pessoa possa trabalhar. É muito importante escolher bons móveis, que atendam às necessidades do profissional. Por exemplo, quem trabalha com design e criação talvez precise de uma mesa maior, capaz de receber além de um notebook ou um computador, uma mesa de luz ou uma mesa digitalizadora.

A cadeira também é um item fundamental para garantir o conforto no dia a dia e a produtividade. Escolha uma boa cadeira, que seja confortável e, ao mesmo tempo, ajude a manter a coluna ereta.

Imagem mostra um escritório com uma cadeira, mesa e uma estante.

Preste atenção na iluminação

A iluminação também é um ponto que deve ser pensado com bastante atenção, pois pode provocar sensações diversas, como ânimo, cansaço, relaxamento e até afetar a leitura. A luz natural faz muito bem para o corpo, ajudando a melhorar o humor e até a qualidade do sono. Ao mesmo tempo, a iluminação artificial também é fundamental para os horários mais escuros, ajudando a equilibrar a quantidade de luz.

Luminárias também podem ajudar a destacar os objetos que você mais usa, além de servirem como um ótimo item de decoração. Há modelos variados, com muitas formas e cores, que você pode aproveitar para dar um toque especial no espaço.

Escolha as cores certas

Cores muito fortes podem causar agitação, estresse e atrapalhar o foco no trabalho. Cores muito claras, por sua vez, podem deixar o ambiente monótono demais, sem oferecer a energia necessária para colocar as tarefas em dia. Ou seja, é preciso manter um equilíbrio.

Você pode criar um espaço de tom mais sóbrio, divertido ou aconchegante. Mesmo que você deseje inovar e ter uma parede colorida, por exemplo, não exagere nas cores. Escolha tons que ajudem a focar e que deixem o espaço agradável o suficiente para que você passe o dia nele com conforto. Depois de escolher as cores das paredes basta combinar os móveis e itens de decoração com elas, sempre pensando no equilíbrio.

Espaço home office com sofá

Leia também: Pintura de apartamento: dicas e inspirações para a sua casa.

Leve a natureza para o espaço

As plantas purificam o ar e trazem mais vida aos ambientes, o que pode ajudar a melhorar o humor, trazer mais disposição e impulsionar a criatividade. Se você quer colher os benefícios da natureza em seu espaço de trabalho, há diversas opções para usar o verde na decoração.

Você pode usar plantas em vasos, no chão ou sobre prateleiras, ter um pequeno jardim vertical ou até pendurar algumas espécies com o auxílio de ganchos e suportes para vasos. Se não quiser usar plantas de verdade, há outras formas de levar a natureza para o seu espaço. Você pode usar papéis de parede, quadros e fotografias que tenham plantas.

Homem trabalhando em frente ao notebook

Mantenha o espaço organizado

É fundamental que o ambiente de trabalho esteja sempre organizado. Afinal, como ter um bom ritmo de trabalho em um espaço cheio de distrações e sem saber onde fica cada objeto?

Por isso, na hora de planejar o seu home office é importante pensar em como os objetos ficarão organizados. Use prateleiras para guardar livros, gavetas em que pode organizar os materiais que utiliza por categorias, nichos e o que mais for importante para ajudar na organização. Deixe os objetos mais utilizados à mão e mantenha guardados os que forem usados com menos frequência.

Outra dica que pode ajudar bastante na organização é ter um quadro com o planejamento do dia ou da semana. Manter o planejamento à vista é uma forma de não deixar nenhuma tarefa para trás e ter a sua rotina sempre bem organizada.

Quer saber mais sobre organização? Leia o artigo Organize sua casa com o método criado pela Marie Kondo.

Ter um bom espaço de trabalho é fundamental para manter a produtividade alta e ter dias mais agradáveis. Por isso, na hora de começar a montar o seu home office você deve prestar a atenção em alguns pontos importantes.

Se o seu apartamento não possui espaço suficiente para montar um espaço de home office, saiba que alguns empreendimentos já possuem essa opção entre os diferenciais. O Houx Pinheiros possui coworking próprio e é ideal para pessoas que trabalham em casa por ter muitas opções de comércio e lazer, além de ficar bem próximo do metrô faria Lima. Quer saber mais sobre o novo lançamento de São Paulo? Entre em contato com a Tecnisa!