Como montar a ceia perfeita? Veja algumas dicas

Saiba como se organizar para preparar uma ótima ceia de natal e fique livre do stress no final do ano

11 de dezembro de 2019

No Natal, adoro reunir minha família e os meus amigos para celebrarmos juntos. Neste ano, quero montar uma bela ceia, que traga o clima natalino para minha casa e ofereça bons momentos para minha família e amigos. Quer saber como montar a ceia perfeita? Vou ajudar você.

Uma das datas comemorativas mais esperadas do ano, o Natal é o momento perfeito para reunir amigos, família e comemorar com alegria e muito carinho. Para isso, nada melhor que fazer uma bela ceia, com comidas gostosas, uma decoração bonita e atividades alegres. 

Para ter uma comemoração especial, porém, é preciso se planejar. Há muitas coisas para preparar, e deixar tudo para a última hora pode acabar provocando tensão em um momento de tanta alegria. Quer entrar no clima natalino e preparar uma ótima noite? Neste artigo, veja algumas dicas para montar a ceia perfeita.

Faça uma lista de convidados

O primeiro passo para começar a montar a sua ceia é saber quantas pessoas farão parte dela. Montar uma lista com os nomes dos parentes e amigos que você quer convidar é uma forma de evitar desperdícios ou preocupações em cima da hora. Assim, você poderá calcular a média de comida necessária, planejar a decoração e as atividades da noite.

Com a lista em mãos, basta começar a chamar as pessoas para a sua ceia. Você pode ligar para elas ou até mandar uma mensagem por WhatsApp, mas lembre-se de fazer o convite com antecedência. Dessa forma, as pessoas poderão comparecer ao o evento e até ajudar você com os preparativos.

Planeje o cardápio

O Natal conta com várias receitas tradicionais, mas isso não impede que você inove e ofereça opções que não estão entre as mais comuns para a data. Como a ceia costuma ser servida mais tarde, pois o dia do Natal começa mesmo à meia-noite, você pode preparar alguns aperitivos para os seus convidados.

Além de frutas e das tradicionais castanhas, você pode montar espetinhos com frutas e verduras verdes e vermelhas, queijos, organizar uma tábua de frios e servir porções, como de dadinhos de tapioca. 

Pense em um cardápio que tenha as receitas mais tradicionais, como o peru de Natal, mas que sirva opções capazes de agradar a todos. Se houver convidados vegetarianos ou veganos, também vale pensar em receitas para eles.

Não deixe de contar com a colaboração dos seus parentes e amigos! Organizando a ceia com antecedência é possível distribuir funções e aproveitar os convidados que sabem fazer receitas especiais.

Monte uma mesa bem natalina

A decoração faz toda a diferença para construir uma atmosfera natalina, não é mesmo? Por isso, invista em luzes, plantas e itens decorativos que ajudem você e os seus convidados a entrarem no clima da data.

A decoração da mesa é fundamental nesse sentido. Escolha bem os pratos, copos, talheres e guardanapos e faça combinações com as cores verde, vermelho, branco e dourado. Outra opção é apostar em velas, folhas secas, frutas e enfeites variados. 

Saiba mais sobre as tendências para decoração de natal de 2019!

Faça atividades divertidas

Que tal aproveitar que há tantas pessoas queridas juntas e fazer jogos e brincadeiras? Na noite de véspera de natal, você pode reunir as crianças e até os adultos para jogar jogos de mímica, adivinhação, forca, caça ao tesouro e fazer com que todos se divirtam enquanto não chega o momento da ceia.

Outra atividade divertida é encenar peças de teatro. Nesse caso, cada pessoa pode ficar com um papel diferente. Ou, ainda, se os seus convidados gostarem de música, vocês podem organizar um sarau com várias apresentações.

A hora dos presentes

Trocar presentes é outro momento muito esperado. É comum deixar caixas de presente debaixo da árvore-de-natal para entregá-los às outras pessoas quando chega a meia noite. Essa atividade, porém, pode ser ainda mais divertida.

Um jogo de Amigo Secreto é uma excelente forma de fazer com que os convidados interajam e deem boas risadas. Para essa brincadeira, pode ser escolhido um tema para os presentes e pode ser estabelecido um limite de valor. Assim, todos conseguem participar.

Embora a troca de presentes seja uma tradição forte, ela não é a parte principal dessa data. O importante é aproveitar a data ao lado de familiares e amigos, comemorar os valores que ela representa e se divertir!