Como escolher um poltrona moderna para casa e arrasar

Uma poltrona moderna pode incrementar a decoração de uma sala de estar, deixando-a mais funcional, confortável e bonito. Saiba mais detalhes!

A decoração é uma parte importante da ambientação da arquitetura de sua casa. Ela é como um cartão de visitas. Heranças de família ou valiosas peças de design se tornam partes distintas de uma moradia.

Como exemplo, temos a poltrona. Um móvel como esse é capaz de incrementar uma proposta de sala de estar, de TV ou dormitório como nada mais. Por isso seu uso está tão em alta.

Poltronas modernas podem deixar uma casa muito mais funcional, confortável, bonita e cheia de estilo. Duvida? Confira nossas dicas!

Poltronas cinza para a salaAna Cláudia Mendes Fontes 

Vantagens e desvantagens das poltronas de design moderno

As poltronas são peças bem versáteis. Elas podem ser usadas em vários ambientes de uma casa, seja sua decoração simples ou sofisticada. Costumam ser confortáveis e com um design de qualidade, que deixa os espaços sempre requintados e agradáveis.

Só que, infelizmente, quando o cenário não é bem montado, podem parecer bregas e exageradas. Portanto, cuidado!

Poltronas modernas ficam melhor em lugares amplos, pois sua função é complementar os espaços, preenchendo áreas vazias.

Em salas pequenas, por exemplo, elas só devem ser usadas no lugar do sofá, para não sobrecarregar o ambiente e atrapalhar a circulação de pessoas. Já em situações onde os cômodos são integrados, esses móveis podem dividir ou conjugar espaços.

Dois tipos de sala com poltronas modernasAmanda Forte e Marcelo Nassif 

“Pode ser um detalhe nos pés, no estofado, na estrutura, ou também as estampas, texturas e cores. Apresentando um visual mais contrastante, dá para chamar de moderno e complementar o decor com muita classe.” – citado em matéria da Casa & Construção.

Poltronas coloridas na sala de estar Morar Mais Por Menos Goiânia 

Escolhendo um modelo de poltrona

A diversidade de móveis disponíveis no mercado permite que o decorador escolha aquilo que mais se adequa às suas propostas e ao gosto dos seus clientes. Existem poltronas modernas de todos os formatos, tamanhos, cores e acabamentos.

Porém, a maioria é cara. Mas, pesquisando é possível encontrar alternativas. Existem lojas que trabalham com produtos sob encomenda. E outras que reformam peças antigas – opção mais em conta!

Poltrona de ferro com almofadas
BG Arquitetura 

Só lembre-se que comprar móveis para a casa não é uma despesa, mas um investimento. Não baseie suas escolhas apenas pelo preço. Sabe aquele ditado de que “o barato pode sair caro”? Pois então, é assim mesmo.

Avalie tudo pensando na questão “custo-benefício”. O ideal não é uma poltrona mais barata, mas uma poltrona barata, bonita, confortável e resistente.

poltrona roxa em sala com sofá pequenoMarcelo Bastos

Combinando uma poltrona moderna com a decoração de sua casa

Poltronas modernas são peças muito lindas. Elas combinam com vários móveis e acessórios diferentes. Mas para que o conjunto decorativo fique realmente bonito o projetista precisa saber compor certo o ambiente, sem cometer exageros.

Se esse único móvel tiver um design diferente, chamativo, todo o resto tem de ser mais tênue. Uma boa ideia é combiná-la com o tecido do sofá ou ter os dois em cor neutra.

poltrona de couro e poltrona com estofado azul
Tr Arquitetura e Daniela Dantas 

Também é importante combinar os estilos. Se a poltrona é moderna o melhor é que os outros estofados sejam igualmente modernos. As peças decorativas mais comuns à venda nas lojas são aquelas em estrutura de madeira ou inox, com a espuma revestida de tecido neutro ou floral.

Poltrona aconchegante na salaGalpão Design Arquitetura, interiores & CO. 

Mas há os modelos mais ousados, como os em patchwork – que dão um encanto a mais para o conjunto.

poltrona vermelha em sla com tapete coloridoCasaCor SP 

As poltronas modernas mais famosas do mercado de design

Das poltronas modernas mais famosas, duas podem ser destacadas neste texto. A primeira é a poltrona Egg. Ela foi criada pelo designer Arne Jacobsen especialmente para o Hotel Radsson SAS, na Dinamarca, em 1958.

Originalmente, o móvel era verde, mas, hoje, pode ser encontrado em outras cores. Muitos decoradores o usam em salas de estar, pois seu desenho é bem confortável.

poltrona no canto da salaNathalia Bilibio Schwinn 

Agora, a segunda peça é a poltrona Mole – uma representante do design brasileiro. Ela foi idealizada por Sérgio Rodrigues, em 1957. Seu aspecto é muito diferenciado; e sua estrutura é feita em madeira torneada e couro.

Geralmente, os decoradores a utilizam também em propostas de decoração para sala de estar. Mas, isso não é uma regra!

“Bom, sabe-se que não é preciso escolher duas poltronas iguais. Segundo os especialistas, a graça da decoração moderna é poder misturar!” – citado em matéria da Casa & Construção.

poltrona de madeira para salaDeborah Basso 

Na hora de escolher uma poltrona para a sua casa, seja criativo e use seu instinto para dar vida aos espaços. Modelos diferenciados de poltronas, bem atuais, costumam dar um ar descolado e sofisticado aos ambientes!

Estas dicas de decoração com poltronas modernas foram criadas pela equipe Viva Decora.