Como escolher o modelo certo de rack para a sua sala [+ mais exemplos para se inspirar]

O rack é um tipo móvel importante, que pode ser suporte para TV e ainda ser o ponto focal principal da sala de estar. Saiba como escolhê-lo!

17 de junho de 2019

Existem pessoas que não ligam nem um pouco para televisão. Mas, têm outras que não vivem sem. Com certeza, este é um dos aparelhos eletrônicos mais queridos por elas. É quase como uma janela sua para o mundo!

E em muitas vezes será o ponto focal principal das decorações de sala de estar, ficando apoiado sobre um rack ou preso em um painel na parede.

Triplex Arquitetura

Aliás, falando especificamente sobre os racks, existem vários modelos prontos diferentes a venda no mercado. E, claro, sempre é possível fazer também o planejamento de uma peça personalizada, mais de acordo com o estilo e as medidas do ambiente em que se encontrará.

Acompanhe as dicas a seguir e imagens inspiradoras que podem lhe servir de referência para a decoração de casa!

Actual Design

Modelos de rack que podem ser encontrados nas lojas

Opções de rack nas lojas é que não falta! Existem modelos de vários tamanhos, formatos, materiais, cores e acabamentos diferentes. Tem para todos os gostos, estilos de casa e orçamento!

Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

Alguns apresentam mais ou menos qualidade. Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para encontrar a peça certa para a sua casa! Mas, saiba que todas as opções devem possuir suas vantagens e desvantagens.

Pietro Terlizzi

No geral, os racks mais facilmente encontrados a venda são aqueles feitos em madeira maciça, MDF ou MDP – que são materiais feitos à base de madeira aglomerada e resina.
Quase todos esses apresentam um design bem simples, sem qualquer ornamento – apenas com frisos e puxadores especiais que o deixam mais atraentes.

Serra Vaz Arquitetura

Uns apresentam pés elevados. E ainda tem aqueles que fazem conjunto com um painel suporte para TV.

O tipo de  rack que custa mais barato é o em preto, branco ou em textura amadeirada. E ele é nada mais do que uma caixa básica subdividida internamente – vazados estes que servem para complementos de mídia, como DVD e aparelho de TV a cabo.

Cristina Reinert

Agora, os modelos mais caros contam com portas e gavetas e até tamponamento espelhado, dependendo do caso. Cada fabricante oferece uma vasta cartela de opções!

Renata Tolentino Arquitetura

Como pensar um rack personalizado para casa

É possível, sim, compor uma decoração bacana para sala de estar utilizando como suporte para TV, por exemplo, um rack comum, adquirido pronto em uma loja.

Agora, obviamente, a chance de uma proposta de interiores apresentar um resultado mais satisfatório é com a personalização desta peça mobiliária. O espaço fica mais atraente, charmoso, harmonioso e melhor otimizado. Muito mais vantajoso!

Racks personalizados podem apresentar um visual bem diferente de tudo àquilo que se possa imaginar. Fica por conta da criatividade do projetista!

Fazendo uma pesquisa rápida na internet ou em redes sociais como Pinterest e Instagram, podem-se ver vários bons exemplos “diferentões”. Para ter uma ideia, existe rack que é feito em vergalhão de metal; com tampo moldado em pedra; em concreto; e por aí vai.

SP Estúdio

Harmonizando um rack com a decoração da sala

Pelo visto, as novas tecnologias permitem que as pessoas tenham o rack com o design que quiser dentro casa. Por exemplo, se elas desejam simplificar sua rotina, podem optar por um móvel com rodízios – que deixa fácil seu deslocamento para melhor higienização do cômodo.

Outra coisa bacana é que tal peça pode combinar com o resto da decoração, fazendo conjunto com painéis, nichos, prateleiras e mais.

EstUdio AE

O ponto ideal para instalação do rack dentro da sala de estar é frente à parede principal – geralmente aquele de maior extensão, oposta ao sofá ou assento principal.

De fundo, pode ser colocado um painel para suporte da televisão; ou, então, um papel de parede, pintura ou textura que venha a destacar o local. Uma boa ideia para a zona de “moldura” ao redor da placa é um espelho fumê ou até um jardim vertical. Fica a dica!

Ana Yoshida

Há outras formas diferentes e criativas de harmonizar um rack com decoração de sala de estar. A peça pode se adequar ao cenário pelo estilo, medidas, linhas, cores e mais. Planejar bem o layout do ambiente é o único jeito de acertar, posteriormente, no esquema.

Pense o que quer para a sua casa! Um rack que se destaque ou que fique neutro no cenário? Que aproveite melhor a área livre disponível? A escolha é sua!

Estas dicas de decoração com racks foram criadas pela equipe Viva Decora.