Chegou o frio: saiba como deixar a sua casa, principalmente seu quarto, mais aconchegante no inverno!

Você não pode sentir frio durante o inverno dentro do seu próprio quarto. É inaceitável! Saiba como mudar já essa situação com nossas dicas!

8 de julho de 2019

O que se pode fazer de melhor no inverno além de colocar uma roupa bem quentinha e ir para debaixo das cobertas? É por isso que preparar a decoração do quarto para a chegada do clima frio é tão importante. 

Este será o seu “casulo protetor” nas noites de clima mais severo. Confira nossas dicas e descubra o que fazer para deixar sua casa mais aconchegante neste inverno. 

Marília Veiga

Possíveis erros de construção que podem estar comprometendo o conforto de seu lar

Colocou roupas quentes, foi para debaixo de várias camadas de cobertores e mesmo assim está passando frio? Isso não é normal. 

Quer dizer que seu imóvel pode não ter sido devidamente planejado para que você e sua família possam aguentar estações climáticas extremas. Mas, calma, pois há jeitos de mudar essa situação!

Primeiro, é importante identificar o que estaria errado na arquitetura ou na decoração de seu quarto e que impede o ambiente de ser climaticamente agradável no inverno. Comece verificando a questão dos fechamentos. 

É possível que esteja passando vento pelas frestas das portas, janelas e até do forro – se a casa não possui laje, claro. Estes são os pontos que você deverá ter mais atenção. Revise com seu arquiteto!

Inside Arquitetura e Design

Num segundo momento, é preciso avaliar os materiais de revestimentos da edificação. Em regiões de clima mais frio, não é uma boa ideia cobrir todo o piso do quarto com cerâmica, por exemplo. 

O ideal seria investir em materiais mais isolantes, como a madeira. Agora, se você não quer – ou não pode – gastar dinheiro trocando tudo, uma alternativa é investir numa cobertura de carpete comum, carpete de madeira ou somente em um tapete.

Deu Decor e Revista Viva Decora

Tudo que foi dito até agora diz respeito ao padrão de construção de seu imóvel. Agora, é preciso avaliar a decoração do quarto também. Isso porque é possível, através de itens menores, melhorar as condições climáticas deste cômodo.

Revista Viva Decora e DéboraMarquardt Marquardt

Mas, se depois de tudo, você sentir que ainda não foi o bastante, pode-se considerar a ideia de mandar instalar um climatizador de ar ou uma lareira. Novamente, fale com seu arquiteto!

Patricia Anastassiadis

Quais as características de uma casa devidamente preparada para o inverno

Você pode estar se perguntando, neste momento, se não existe algum exagero, uma preocupação excessiva em manter a casa quente no inverno. 

Na verdade, não. Pois essa questão impacta diretamente na sua saúde e de quem mais dividir o quarto com você. E saúde é a coisa mais preciosa do mundo! Não há gastos neste caso, só investimentos! Se tiveres dúvidas em definir se sua casa é ou não confortável, responda as perguntas a seguir! 

Quando você adentra nos ambientes sente um arrepio de frio ou uma falta de ar? Parece que o local está sempre abafado? Ou sente o ar correndo pelo corpo, gelando seus membros? Você está sempre resfriado, com dores de cabeça, dores no corpo e mais? Sim, as causas disto tudo podem ser o seu imóvel!

Braescher Fotografia

Pensar no conforto de uma edificação é algo que deve acontecer desde a concepção do projeto de arquitetura. Prever aberturas em tamanho condizentes e em posição que permita a boa circulação de ar. Telhados em formato que faça o ar quente ser jogado para fora. 

Paredes em camadas duplas que impeçam a troca de ruídos e temperatura entre o meio externo e o interno. Medidas simples que fazem toda a diferença!

Se sua casa foi bem planejada, certamente não deverá lhe fazer se sentir mal quando estiver em qualquer um dos ambientes. Você estará sempre confortável dentro dela! Não sentirá nem tanto calor no verão e nem tanto frio no inverno. 

Agora, cuidado, pois erros de decoração tendem a comprometer tudo! Não cometa o pecado de estragar as coisas no final!

Quais itens alterar no quarto para tornar tal ambiente mais aconchegante

Falando especificamente da decoração do quarto, há certas medidas que você pode tomar para garantir que o cômodo fique mais aconchegante no inverno. Se puder, evite usar mobílias feitas em metal, sobretudo se for a cama. 

Acrescente na decoração itens em tecido mais encorpado – como cortinas, colchas, edredons, mantas e tapetes. Por fim, invista em lâmpadas amarelas.

Sabe aquele ditado, “o que os olhos não veem…”? Neste caso, o que os seus olhos verem enganará a sua mente! Vale a pena somar, no quarto, coisas que instiguem o cérebro a pensar que o cômodo está mais aquecido. 

Por exemplo, tons de cores mais quentes para móveis, jogos de cama, artes e também para as paredes. Ademais, espalhe, pelo cenário, velas, arranjos de flores, peças em crochê, lã, pele, e mais.

Revista Viva Decora

O que achou das dicas? Certamente, depois de todas as informações que você recebeu, já deve saber como deixar a casa, principalmente o seu quarto, muito mais agradável no inverno. Agora é só aproveitar esta que é a estação mais fria do ano!

Estas dicas sobre como deixar sua casa mais aconchegante durante o inverno foram escritas pela equipe Viva Decora.